A HISTÓRIA CONTADA HISTÓRIOGRÁFICAMENTE PELA LITERATURA: UM ROMANCE HISTÓRICO LITERÁRIO DESDE 1500.


Por Alison Evangelista Duarte Sipauba.
Assaré-CE
02/08/2015


Ao chegar a terra desconhecida, imaginária por ser outro mundo e produzir uma carta de boas vinda a esse lugar espantoso pelas maravilhas que a vista cobria, a qual a renomeou de terra de Vera Cruz Pero Vaz de caminhada naqueles momento iniciais que produzia o mais belo documento do período quinhentista e um dos mais importantes e belos de nossa história patriarcal – nacional estava sendo muito mais do que em simples acompanhante de Cabral, estava se tornando um historiador, um literário, um escritor, um poeta ao retratar o que se observava da terra de Santa Cruz como a personalização dos índios, as maravilhas que a natureza proporcionava aquela região como a vegetação e suas matanssas, as águas, o clima e tudo mais que embelezava aquela localidade que veio a se chamar Brasil.

Outro artista da história nacional entre tantos que podíamos mencionar sobre a questão historioriógrafica foi Dom João VI e Dom Pedro, que através de cartas se comunicavam e explicavam suas intenções, projetos e rebeliões sobre a terra pertencente ao governo lusitano, o Brasil. História e literatura, frente a frente uma proporcionando conhecimento para o progresso do intelecto, da razão, do conhecimento.

De grande importância para história, como Pero Vaz de caminha, Dom Pedro I entre outros personagens tiveram sua importância para a história do Brasil, heredoto propõem que devemos registrar os marcos, mãs, investigar o passado por meio de audição e visão. Analisar, investigar compreender uma fonte histórica, ensinar e explica-la de forma oral, dialógica e depois escrita.

Tanto é uma fonte histórica o texto histórico como ele também se apresenta para a formação intelectual como um conteúdo temático, compreendido como uma unidade linguística, unido a história e a prática literária revolucionando para a historiografia. Produzir história, fazer história com a participação de outras áreas do saber é também uma prática que pode ser feita desde 1500 até hoje e ser cultivada cada vez mais para a expansão individual do sujeito e do conhecimento.

Conscientizo a importância de comunicar as lendas, os heróis, os marcos da história nacional para que fiquem mais que registrados na história, mas vividos em nossa mente pela importância que tem para a história e com o auxílio da literatura, geografia, psicologia para usar a ficção para a ação historiográfica, que essa seja cada vez mais rica e que possa até mesmo em nossa contemporaneidade trazer marcos e homens que possam ser historiógrafados em nossa história. Acredito que para o historiador só precisava-se de uma campo para pesquisa, daí surge os elementos que darão margens e a partir da análise e da formação dos fatos históricos