Que a indústria automotiva mundial crescerá em 2010, isso parece não haver dúvidas. A questão é saber o quanto e em que parte do planeta ela mais se desenvolverá.

Depois do sucesso das vendas em 2009 no Brasil, as montadoras já anunciam seus investimentos para 2010, cujo montante beira os 20 bilhões. Mas, passada a crise que afetou enormemente alguns mercados, continuará o Brasil ocupando a quinta posição no ranking internacional dos maiores construtores? Continuará a China a liderar o mercado mundial? A VW assumirá a liderança hoje ocupada pela Toyota?

Essas e muitas outras questões serão discutidas no auto show de Nova Delhi em conjunto com a convenção dos concessionários da Índia entre os dias 5 e 10 de Janeiro. Os lideres da indústria mundial estarão presentes, e nós também, para conferir de perto as novidades e tendências.

O ano de 2009 revelou algumas surpresas e uma das maiores foi à liderança da China e dos países orientais na fabricação de veículos automotores. Durante todo o século passado, os Estados Unidos dominaram esse mercado, sem sequer ser ameaçado. Como em um passe de mágica (na verdade foram mais de 30 anos de investimentos) os japoneses assumiram a liderança no quesito qualidade e seguindo a mesma trilha vieram os coreanos e, mais recentemente, os chineses.

Terá os países ocidentais força para retomar a liderança? As novas tecnologias, a exemplo, do carro elétrico poderá ser um a vantagem competitiva para os países desenvolvidos? A única certeza que se tem é que não será fácil superar o apetite dos chineses, o padrão de qualidade dos japoneses e a dedicação dos coreanos em busca de market share ainda maior no setor.

Com este cenário a indústria promete muitas novidades para 2010.

 

Evaldo Costa

Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Escritor, consultor, conferencista e professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com

Blog: http://evaldocosta.blogspot.com

E-mail: [email protected]