É de extrema seriedade a situação que envolve o Irã, e ultimamente o tom das ameaças de ambos os lados veio subindo, os Estados Unidos na vanguarda dos países que se opõem ao Irã ameaçando com embargo econômico, e a ameaça de guerra por parte do Irã.

 

            O que os países têm que tomar cuidado é que o Irã é o a antiga pérsia, que dominou o mundo antigo por muitos séculos. Os intermediadores desse conflito têm que controlar as animosidades de ambas as partes, para buscar uma solução pacífica do conflito, além disso, o Irã é membro da OPEP, portanto tem significativa influência no mercado de petróleo mundial.

 

            Em nenhuma situação a saída para resolução dos problemas é o enfrentamento bélico, tendo em vista precipuamente a preservação da vida das pessoas, além dessa questão, existe a possibilidade de uma súbita elevação nos preços do petróleo. Fato esse que afetaria o mundo civilizado todo.

 

Ressalta-se que na atual conjuntura econômica, ou seja, o mundo todo vendo a Europa mergulhar numa crise econômica, não seria vantajoso para preservação do equilíbrio econômico uma guerra dessa proporção, tendo uma força significativa e expressiva, como  o Irã, de outra ponta.