Há quatro anos iniciou-se a guerra na Síria e mesmo após esses anos não se tem nenhuma perspectiva de fim. Trata-se um balanço humanitário dramático e um regime cada vez mais apegado ao poder, o que mais se vê são as atrocidades do grupo jihadista Estado Islâmico (EI). A batalha forçou metade da população síria a abandonar suas casas.

            A imagem das manifestações pacíficas que foram iniciadas em 15 de março de 2011 contra o governo de Bashar al-Assad desapareceu há muito tempo. A revolta popular contra o regime ganhou um caráter militar diante a repressão do governo, chegando a uma guerra civil complexa, na qual se enfrentam tropas leais ao regime, vários grupos rebeldes, forças curdas e organizações jihadistas.

            Há um sentimento de abandono e amargura dente os Sírios, alimentado pela incapacidade da comunidade internacional para acabar com a violência que enfrentam, segundo a ONU. No país, mais de sete milhões de sírios abandonaram suas casas e quase 60% da população vive na pobreza.

            Os combates destruíram as infraestruturas e, com isto, provocaram uma grande escassez de energia elétrica, água e alimentos, especialmente nas zonas cercadas pelo exército. Nesse momento surgiu Alan Kurdi, o menino refugiado sírio de três anos cujo afogamento causou consternação ao redor do mundo, diante todo esse papel de parede, o único desejo da família de Alan era escapar das atrocidades do grupo autointitulado "Estado Islâmico" na Síria.

            Alan e a família estavam em um pequeno bote que carregava 17 pessoas no momento em que virou. Diversas fotos do corpo de Alan na praia de Ali Hoca, marcaram o mês de setembro no mundo todo e viraram símbolo do drama enfrentado pelos refugiados Sírios, iraquianos e afegãos que buscam um recomeço na Europa.

            No início da semana, a Guarda Costeira turca disse que, apenas nos primeiros cinco meses de 2015, 42 mil pessoas foram resgatadas no Mar Egeu e na mesma quarta-feira em que Alan morreu, 100 pessoas foram resgatadas, também tentando atravessar da Turquia para a ilha grega de Kos.

Referências:

PRESSE, France. Conflito na Síria completa 4 anos com balanço humanitário dramático. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/03/conflito-na-siria-completa-4-anos-com-balanco-humanitario-dramatico-20150315164505898955.html> Acesso em: 10 de setembro de 2015.

BBC. A história por trás da foto do menino sírio que chocou o mundo. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150903_aylan_historia_canada_fd> Acesso em 11 de setembro de 2015