RESUMO

Desde as grandes navegações e o principio da nossa história ouve-se falar e se tem uma grande necessidade de unir as nações de maneira economica , cultural ou seja lá de que forma for é a globalização que definitivamente derrubou todas as fronteiras do planeta e teve o seu início mais marcante na década de 70 com todo o desenvolvimento da tecnologia. Embora saibamos da fundamental importância do papel do grande avanço da tecnologia o que proporcionou para as pessoas ficarem sabendo quase que instantâneamente de todas as notícias que acontecem em qualquer canto do planeta. Graças as grandes enovações do século XX; a Internet e o desenvolvimento das telecomunicações, isso com certeza foi decisivo para podermos decolar para uma multi-polarização mundial sem limites, trazendo benefício e malefícios para toda a aldeia global, Mudando definitivamente a relação entre todos os seres humanos, transformando a vida de bilhões de pessoas diariamente.

Palavras-chave: Globalização; Tecnologias; Benefício e Malefícios.

1 INTRODUÇÃO

Ao longo desde trabalhoveremoso quanto é importante para nós quanto docentes, para os alunos que futuramente iremos lecionar estarmos bem informados quanto atudoqueacontece ao nosso redor sendo issohojemaisfácil que a 20 anos atrás . Muitasvezes não damos importância quando uma economia emergenteentra em colapso do outro lado do planete ou quando acontece ao mesmo tempo um desfile de modas emSão Paulo e outroemParis e Outro em Tókio. Uma terremoto nas Filipinas e assim por diante.Poisdiretamentetodos estes acontecimentosvai influenciar direta ou indiretamentenavida de bilhõe de moradores ao redordo globo.

Estáligação direta ou indiretamente, não quer dizer que vamos vestir estaou outra roupa , que o clima vai mudar, queficaremos sem salário... não de uma forma ou de outra seremos influenciados na hora ou a longo prazo ou a curto, médio em fim vai ser o resultado de um mundo globalizado ou seja o efeito borboletaumaborboleta bate asano pacífico acontece um tempestadeno litoral atlântico.

2 GLOBALIZAÇÃO

A integração entre as naçõesdo planetafoi defundamental importância social, econômica, cultural epolítica; teveseu início para: (SOUZA,2007) "Um dosprecessosde globalização teve iníciocom as grandes navegações, quando a humanidadecomeçoua tomar consciência das dimensões e configurações dos continentes , resultandona confecção do primeiro mapa mundi."Jácom o a bipolarização do mundodividido entre capitalista e socialista oprocesso deglobalização passou uma desaceleração , pelo menos entre os dois blocos socialistas e capitalistas o que acentuou as comunicações e trocas entre países do mesmo bloco.

Segundo Vesentini(2005, p.97) – Diz que:

"(...) O termo globalização começou a ser utilizadono fial da década de 1970 para se referir a um novo e mais avançado estágio na interdependência de todos ao povose economiasda superfície terrestre(...) praticamente todos os Estados passaram a integrar no mercado capitalista internacional eocorreu uma grande aberturadas economias nacionais para as redes de computadores e para o sistema financeiro internacional ( os investimentos entre países)(...)"

3 AS TECNOLOGIASQUE AJUDARAM A GLOBALIZAÇÃO.

Para entender as mudança queocorreu em nosso planeta no último século temos quepartir do princípio que o grande "buum !!" no campo das telecomunicações , na nanotecnologia, agricultura, na economia, na sociedade e na política, em geral em todo o globo de fato o desenvolvimento tecnológico foi o grande responsavel para transformar e consolidar de umavez por todas o mundo multipolarizado em um único globalizado, sendo a grande reesponsável para ligartodas as aldeias do planeta a INTERNET.

3.1 – Benefícios e Malefícios daGlobalização

Para entendermos sobre os benfícios e malefícios de um mundo globalizado deve-se imaginar que tudo o que acontece em qualquer canto do globo tem influência direta ou indiretamente nas nosas vidas por exemplo uma economia em crise econômica em um país pode se alastrar por outros mercados em outrospaíses principalmente os emergente causando prejuízo para investidores ee aumentando inflação, com arrocho salarial, desemprego em fim do mesmomodo quepodemoscomprarum produto do outro ladodo mundosem sairdo quarto podemosaqualquer momento acordarmos com uma das piores crises mundiais.

4 CONCLUSÃO

Ao chegar no final deste estudo pude perceber que é de fundamental importância mesmo com todas as adversidades o papel da escola e do professor na formação educacionalde cadaaluno nesse mundo globalizado, orientando e caminhando junto com cada um deles pois com a globalização e a nova ordem mundial todo e qualquer ser pode ter aqualquer momento tanto o conhecimento parafazeruma bomba ou buscaro caminho da paz , de solvaro meio ambiente entãoassim deixaremosde serensinadores para nos tornarmos orientadores uma vezqueo conhecimento a informação estaaiao alcance de todos.

E principalmente para mimcomofuturo docente a grande responsabilidade que

terei em traçar planos, metas , agir com criatividade, e driblar padrões outrora estabelecidos pela instituição escola para promover uma melhor orientação para osfuturos alunos , quebrando assim paradigmas tecnologicos de que só a internet e salas de bate papotem impotância.

5 REFERENCIAS

MORAES, Marcos Antônio de . Geografia Econômica Disponível em:< http://www.geografiageral.com.br/saiba-mais/globalizacao/.> Acesso em 01 Set. 2009.

VESENTINI, José William. Sociedade e espaço: Geografia geral e do Brasil , São Paulo: Ática , 2005.

Souza, Arildo João de . Cartografia. Ed. Indaial : Asselvi,2007