RESUMO

Atualmente a pesquisa sobre educação apresenta fartas constatações acerca de como estruturar uma escola de qualidade para todos. Diante dessa questão, este trabalho se propõe a apresentar elementos ou aspectos de distintas realidades escolares, observados dentro e entre elas, com base em uma literatura nacional e internacional, aludindo à importância da gestão educacional e do corpo docente, às origens sociais dos alunos, avaliação, trajetórias curriculares etc. Para elucidar os temas envolvidos, associamos o sistema educacional a uma cebola, constituído por várias camadas que mantém relação com a aprendizagem. Nesse sentido, destacam-se alguns elementos como custos, infraestrutura, tempo letivo, docentes, ambiente escolar e gestão escolares que contribuem para tornar efetiva a aprendizagem discente na sala de aula. Destarte, é possível operar acerca dos fatores intraescolares, com relação à influência que exercem e que, segundo as pesquisas, desempenham papel mais expressivo em países em desenvolvimento. As pesquisas apresentadas serviram-nos de base para ampliar a discussão acerca do tema em relevo e para orientar outros trabalhos e ações referentes a ele.

Palavras-chave: Educação de qualidade. Democratização da educação. Gestão escolar. Docente. Ambiente escolar.

INTRODUÇÃO

A educação tem como papel social a formação do cidadão com conhecimento críticos e valores éticos, para que possam contribuir de forma ativa na sociedade. Diante das grandes transformações sofridas pela sociedade, a escola está sendo desafiada e questionada para que acompanhe tais mudanças. Em face disso, ponderamos que a educação é necessária para vida em sociedade, e a escola tem o papel de articular ações essenciais para a busca da qualidade.

Nesse contexto educacional contemporâneo há discussão sobre a gestão escolar na educação pública e se a mesma está preparada para promover um ensino de qualidade, pois a qualidade na educação deve ser intimamente relacionada com o desejo daqueles que a utilizam, haja vista que a instituição tenha papel social, cultural e humano, respeitando as especificidades da comunidade escolar e que cada personagem tenha seu papel definido no processo de participação efetiva para o desenvolvimento e execução dos objetivos.

A qualidade na educação, especialmente na educação pública é um assunto muito em voga. Refletindo sobre a realidade das diversas escolas públicas, surgiu a necessidade de estudar como a gestão poderia contribuir mais efetivamente para uma escola de qualidade.

Há algum tempo o planejamento educacional têm se baseado na verificação de dois grandes temas: a gestão educacional e a qualidade do ensino. Apesar de as discussões não serem tão atuais, nos dois casos, somente a partir da década de 90 eles ganharam maior expressividade.

O que se tem aprendido com o tempo é que para que se alcance uma educação de qualidade, esta não pode ser obtida por meio de escolas e sistemas educacionais rodeados de burocracias centralizadoras e vagarosas; sistemas que se preocupam demasiadamente com regulamentos e normas e, também, com uma composição hierárquica que não lhes impõe agilidade na resolução dos problemas e dificuldades enfrentadas.

É sabido por todos que a escola desempenha um importante papel com relação à atuação dos alunos e que para que essa escola atinja seus objetivos, é necessário que exerça sua gestão adequadamente. Estudos já comprovaram que a gestão é um elemento determinante para a eficácia escolar. Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, vêm comprovando que escolas são mais eficazes quando são bem dirigidas e organizadas.

A pretensão deste trabalho foi tentar aprofundar os conhecimentos sobre a origem da perda da qualidade do ensino, promover a discussão desse tema e as suas abrangências sociais, além de pensar, criar e estimular parâmetros para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras.

Tentamos também problematizar a postura da sociedade, das instituições de ensino e dos meios políticos na formação de um pensamento reflexivo sobre a qualidade do ensino no nosso país, pois são setores que influenciam diretamente nesta qualidade.

Em nosso trabalho, apresentaremos resultados de algumas pesquisas realizadas na França, EUA e em países da América Latina que tratam da relação de vários fatores (gestão escolar, docência, remuneração, infraestrutura etc.) que mantêm relação com o rendimento discente.

Para facilitar a compreensão dos temas tratados neste trabalho, dividimos nosso texto em três partes. A primeira parte abordará conceitos acerca do tema gestão escolar; a segunda, trará breves considerações sobre Qualidade na educação; a terceira e última parte, traz resultados de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas no continente americano, sul-americano e europeu. Essas pesquisas apresentam variáveis que exercem influência sobre o rendimento ou desempenho discente.

Por fim, apresentamos algumas considerações acerca do que discutimos ao longo desse trabalho e esperamos que elas nos permitam adquirir um olhar mais atento sobre a educação pública, a fim de cobrarmos do Estado o oferecimento de uma gestão democrática com educação de qualidade para todos os brasileiros.