FACULDADE NOSSA CIDADE

Curso: Administração de Empresas

Ivanildo Cardoso Macedo – RA 864

Orientador: Prof. Lawton Benatti

A GESTÃO E O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO GLOBALIZADO

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido a fim de verificar a importância da Gestão e do profissional da Informação, no contexto globalizado.

1.    INTRODUÇÃO 

Realizar a Gestão da informação é papel de uma profissão específica, de pessoas que tenham competências necessárias para tal atividade.

Com o avanço das tecnologias, se apresentou no cenário mundial um novo conceito de cultura e de informação, para o homem pós-moderno, o domínio dos aspectos inerentes á informação se tornou cada vez mais necessária, e são com esses aspectos que se iniciam os chamados profissionais da informação.

Profissionais esses que se apresentam no vasto campo de profissões, são elas: biblioteconomia, ciência da informação; documentação; gestão da informação; comunicação social; informática; arquivologia; entre outras.

Cada profissão apresentada ou não, tem um fluxo de informação que lhe é peculiar e este fluxo é objeto importante da Gestão da Informação que deve mapeá-lo, identificando pessoas, fontes de informação, tecnologia utilizada, produtos e serviços, compondo esse conjunto estruturado de atividades relativas à forma como informações e conhecimentos são obtidos, distribuídos e utilizados.

Podemos afirmar que com esta mudança, cria-se um novo olhar sobre a Gestão da Informação mundial que passa a ser globalizada.

2.    GESTÃO DA INFORMAÇÃO

    Conforme Zorrinho:

Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de selecionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório. (ZORRINHO, 1995, p. 146)

    Segundo Reis:

Para que esta gestão [de informação] seja eficaz, é necessário que se estabeleçam um conjunto de políticas coerentes que possibilitem o fornecimento de informação relevante, com qualidade suficiente, precisa, transmitida para o local certo, no tempo correto, com um custo apropriado e facilidades de acesso por parte dos utilizadores autorizados. (REIS, 1993, p. 20).

Já na visão de Braga (2007), o objetivo da Gestão da Informação é apoiar a política global da empresa, tornando o conhecimento e a articulação entre as várias “partes” que a constituem mais eficientes.

Ainda segundo Braga (2007), a empresa, ao atuar num mundo global, está em estado permanente de “necessidade de informação”, uma vez que a informação constitui o suporte de uma organização e é um elemento essencial e indispensável à sua existência. Ele afirma que uma empresa não funciona sem informação, porém é importante saber utilizar esse recurso.

3.  O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO

 A inserção de uma vasta gama de aparatos tecnológicos, oriundas da chamada Sociedade da Informação, deu margem ao surgimento de uma nova terminologia para designar ou categorizar aqueles que lidam com informação, conhecidos por “Profissionais da Informação” (Mota e Oliveira, 2005).

Observa-se que um profissional que insere nesse mundo de informações tem que ter visão estratégica, saber estruturar articulações politicas e analisar mercados e contextos, para que tenham condições de satisfazer as necessidades informacionais de seus clientes. Para desenvolver essas habilidades, o mercado cada vez mais exige um profissional que detenha o conhecimento e que lida com a informação, tendo um alto nível de mobilidade pessoal e profissional, no âmbito geral ele deve estar ciente de que sua competência está diretamente ligada ao seu grau de atualização, capacidade de empreendimento e criatividade.

Em resumo, o gestor da informação, conforme defende Marchiori (2002), deve desempenhar as seguintes atividades: Auxiliar na definição das atividades desenvolvidas pelo usuário e na explicitação de suas necessidades de informação; localizar e disseminar as informações de qualidade e criar uma estratégia para a captação de informações importantes e de interesse do usuário; priorizar a informação relevante para o usuário e a qualidade dessa informação, observando características como exatidão, utilidade e aplicabilidade, entre outras; personalizar a forma de apresentação e disseminação da informação; utilizar-se de metodologias para o desenvolvimento de sistemas de informação e ferramentas de apresentação dessas informações; desenvolver um pensamento crítico e analítico para perceber e entender os problemas de informação e comunicação, conforme as perspectivas técnicas, organizacionais e pessoais; administrar a tecnologia de informação, analisando, de forma crítica, seu custo, qualidade e complexidade.

4.   CONCLUSÃO

A partir do que foi analisado sobre a Gestão da Informação e sobre o profissional desta área, foi possível verificar que a informação é um importante instrumento de trabalho para esse profissional, como também o profissional preparado exerce um papel decisivo na gestão por ser ele um recurso intangível, importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior.

A revolução da Informação exige, assim, mudanças profundas no modo como vemos a sociedade na organização e sua estrutura, o que se traduz num grande desafio: aproveitar as oportunidades, dominando os riscos inerentes ou submeter-se aos riscos com todas as incertezas que acarretam.

Podemos perceber um impacto da informação no mercado de trabalho, assim como nas empresas, esse recurso modificou as atribuições de diversos profissionais, fazendo com que esses profissionais buscassem a capacitação para conseguir dominar as informações e assim ter uma gestão eficaz.

Portanto, a grande valorização da informação fez com que as empresas investissem cada vez mais na gestão desse recurso, e assim, mais profissionais tem o domínio das técnicas relativa a informação, são esses denominados Gestores da Informação.

5.   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRAGA, Ascenção. A gestão da informação. Disponível em < http://www.arquivar.com.br/espaco_profissional/sala_leitura/artigos/Gestao_da_Informacao.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2013.

MARCHIORI, Patricia Zeni. A ciência da gestão de informação: compatibilidades no espaço profissional. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12910.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2013.

MOTA, Francisca Rosaline Leite; OLIVEIRA, Marlene. Formação e atuação profissional.In: OLIVEIRA, Marlene de. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

REIS, Carlos. Planeamento Estratégico de Sistemas de informação. 1 ed. Lisboa: Presença, 1993.

ZORRINHO, Carlos. Gestão da Informação: Condição para Vencer. Iapmei, 1995.