FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO 7º SEMESTRE

 

PROFESSOR ORIENTADOR : Lawton Benatti

ALUNA : Adriana Carvalho Padovan-ra 2575

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar o tema de gestão do conhecimento dentro das organizações, assim como suas principais mudanças dentro do mundo da competitividade  empresarial. 

Abstract

This work aims to address the issue of knowledge management within organizations,as well as its major changes in the wold of business competitiveness.

1-   INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo  abordar o tema de gestão do conhecimento, e  entender como ele tem influenciado e modificado a maneira de pensar e agir das organizações diante deste novo mundo globalizado e  cada vez mais  tecnológico.

2-   Como surgiu o conhecimento

Ao longo da história houveram muitas mudanças  e uma delas foi a do conhecimento.

Hoje o conhecimento é considerado um bem valioso dentro das organizações e logo aquela organização que consegue reconhecer e reter este conhecimento ganha em competitividade.

      Nas últimas décadas houve muitas mudanças, entre elas a do avanço da tecnologia, que trouxe também a necessidade de se ter cada ves mais pessoas com conhecimento elevado para saber usar estas novas tecnologias a favor da organização.

            Para analisar a necessidade da mudança de enfoque para um modelo que contemple a gestão do conhecimento como fator fundamental da produção e de vantagem competitiva, torna-se essencial o desenvolvimento de um retrospecto histórico, a fim de proporcionar um maior entendimento das transformações sofridas pelas organizações, abordando resumidamente os sucessivos modelos de gestão ao longo dos anos.

Pereira, citado por Santos (2001), desenvolveu um modelo de análise da evolução dos modelos de gestão que contempla três níveis conceituais:

a)     o conceito de “Ondas de Transformação” de Toffl er, citado por Santos (2001): trata dos grandes momentos históricos de evolução da sociedade humana, cada qual com seus paradigmas próprios, relacionados aos aspectos político, econômico, social, tecnológico e organizacional;

b)     o conceito de “Eras Empresariais” de Maranaldo, citado por Santos (2001): trata dos estágios de evolução empresarial a partir da Revolução Industrial (Segunda Onda de Transformação), cada um com seus paradigmas gerenciais próprios;

c)     o conceito de “Modelos de Gestão”: trata-se do conjunto próprio de concepções filosóficas e ideias administrativas que operacionalizam as práticas gerenciais nas organizações.

3- A sociedade do conhecimento

Estamos inseridos em uma sociedade do conhecimento.

Segundo Gomes (2002), podemos afirmar que a economia do conhecimento segue uma nova lógica econômica. O conhecimento difere radicalmente de todas as outras comodities porque não segue a teoria da escassez. Ao contrário, segue a teoria da abundância.

Toda e qualquer organização, seja qual for o porte e o ramo de negócio, adota estratégias para alcançar os objetivos planejados, visando a direcionar e a coordenar esforços, a definir a estrutura e a sobreviver ao ambiente competitivo. Segundo Fernandes e Alves, citado por Araújo (2002), uma economia baseada em informação caracteriza-se principalmente por dois fatores:

1) a informação cada vez mais é a base para a competição;

2) as necessidades do gerenciamento da informação devem acionar as alternativas tecnológicas.

Assim sendo, a informação afeta a estratégia tanto como um dado vital para o processo de planejamento, quanto como uma variável essencial da definição da estratégia. Baseado nas informações do ambiente interno e externo, as organizações podem utilizar três estratégias competitivas:

 1) a diferenciação de produtos/serviços: a informação é utilizada para desenvolver vantagem competitiva. Oportunidades de produtos/serviços são geradas;

2) diferenciação do mercado: a informação é usada na abertura de novas possibilidades onde os produtos passam a competir dentro de novos segmentos com um nível de igual ou superior competitividade;

3) manutenção dos custos de produção em níveis considerados baixos: a informação bem utilizada permite que a empresa possa oferecer seus produtos/serviços a preços considerados baixos dentro do contexto do mercado sem, no entanto, prejudicar a qualidade.

A gestão da informação nas organizações funciona como o sistema nervoso central, uma vez que elas servem como base competitiva. Consequentemente o sucesso organizacional dependerá da clara identificação feita pelos gerentes das informações essenciais que estejam alinhadas ao negócio da organização.

Conclusão:

Não existe uma receita de como implantar o conhecimento dentro das  organizações. Muitas vezes esse conhecimento já existe dentro delas ,porém é necessário identificar e  encontrar meios de compartilhar-lo.

A gestão do conhecimento é influenciado por vários fatores e está interligada com a era da tecnologia. O fato é que as  empresas necessitam cada vez mais identificar este conhecimento,pois ele se torna um fator de muita importância na organização quando o assunto é competividade.

REFERÊNCIAS:

www.aulalivre.com.br (apostila de gestão doi conhecimento profª Leonor Brandão)

www.novosolhos.com.br (apostila de gestão do conhecimento profª Rosely Gaeta)