Artigo Científico da Pós-Graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá.

INTRODUÇÃO

As polícias brasileiras têm sido alvo de inúmeras críticas por parte da população. O que grande parte dos críticos desconhece ou ignora é o fato de que o policial também acaba sendo uma vítima da falta de interesse e investimentos por parte dos políticos do nosso país. Neste contexto, é necessário que providências urgentes sejam adotadas no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão para conquistar a sua confiança, contudo, também é preciso investir no policial, na elevação de sua autoestima, formação e especialização para que ele possa dar o retorno esperado pela sociedade. 

O artigo científico teve por finalidade avaliar como policiais lotados numa Delegacia de Polícia Civil reagiram diante de técnicas que foram aplicadas para elevar a autoestima do policial proporcionando um melhor atendimento ao cidadão que procura os serviços de Polícia Judiciária. O ambiente de estudo escolhido foi a 19ª Seccional Urbana de Polícia Civil, na cidade de Itaituba, interior do estado do Pará, que é composta por 11 profissionais, sendo todos servidores públicos estaduais concursados e estáveis em seus respectivos cargos. Para fins deste estudo, o autor do presente artigo, que, além de Delegado é o diretor daquela unidade policial, não participou da pesquisa aplicada nem constou dos demais dados coletados, figurando, portanto, como pesquisador. 

À luz do quadro descrito acima, este estudo propõe-se a demonstrar como é possível gerir eficientemente e motivar uma equipe policial em seu ambiente de trabalho, mesmo com poucos recursos financeiros e diante da problemática diária enfrentada por esses profissionais. Desta feita, com base na literatura especializada, foi possível compreender os conceitos de gestão de recursos humanos e liderança, além de conhecer técnicas motivacionais, de maneira a aplicar todo esse conhecimento ao dia a dia policial.