Gestão moderna é sem dúvida um desafio. Conceber uma teoria balisada na diversidade cultural e nas aptidões e conhecimentos de todos os colaboradores, seja em um pequeno negócio ou em uma grande corporação é um desafio colossal.

Para tanto o gestor moderno tem que ter em mente que de fato, quem admnistra a equipe é a equipe. Sua influência positiva e competência negocial são desejáveis, mas em tempos de acesso fácil a informação não em uma equipe heterogênea seja formada de maneira selecionada no caso de empresas privadas ou de forma ainda mais complexa em empresas públicas onde o desafia é ainda maior por que o grupo não foi formada pelo gestor, logo não necessariamente todos seus colegas afins mas terão que dividir a o lanche.

O desafio e grande, o gestor moderno tem que saber que não em sua equipe nenhum colaborador que seja mais importante que atuação conjunta e sinérgica de todos.

Esse processo é a progressivo depende da percepção que a intelgência competitiva é fator diferencial de uma corporação e de fato a maioria de nossos gestores não tem noção real de sua responsabilidade neste sistema novo e dinâmico.