A GESTÃO DE CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÕES

OLIVEIRA, J. G.;¹ OLIVEIRA, R. M.;¹ SILVA, A. T.;¹ FERNANDES, A.;² MARQUES, M. A.²

¹. Acadêmicas de Ciências Contábeis UNIPAR campus Cianorte.

². Professores do Curso de Ciências Contábeis UNIPAR campus Cianorte.

Introdução: A gestão de custos para tomada de decisões é utilizada como instrumento para as empresas encontrarem meios para reduzir gastos, controlar as despesas e assim contribuir para tomada de decisão. Toda empresa tem por objetivo planejar, produzir, comercializar, sempre buscando melhorar sua imagem, seus produtos e seus serviços. O controle de custo é um tanto quanto importante para os objetivos que a empresa tem para alcançar.

Objetivo: Mostrar a importância de realizar a contabilidade de custos para auxiliar na tomada de decisões na empresa.

Desenvolvimento: Segundo Marion (2003, p.24), a contabilidade trás resultados financeiros para a empresa realizar as melhores de decisões. Assim, a contabilidade fora e dentro das empresas fornece várias informações, sendo desta forma, indispensáveis às tomadas de decisões. Nascida da contabilidade financeira, a contabilidade de custos veio para suprir uma necessidade das empresas na avaliação dos seus estoques (MARTINS, 2006, p.23). De acordo com o mesmo autor (MARTINS, 2006, p.19) foi após a Revolução Industrial (século XVIII) que a contabilidade de custos se desenvolveu muito, gerando informações tanto para controlar quanto para planejar e tomar decisões. Para Martins (2006), o custo do produto atribuía-se valores encontrados nos fatores de produção, usado para a sua aquisição, sem considerar despesas administrativas, financeiras e de vendas, que nas empresas comerciais são consideradas. Um dos grandes segredos para o sucesso de uma empresa é saber controlar seus custos, para assim analisar o lucro que irá obter em cada produto ou serviço prestado. E uma das tarefas mais importantes dos empreendedores é controlar seus custos. De acordo com Martins (2009, p.22), uma análise de custos para saber se o produto é rentável ou não, devemos ter um conhecimento sobre os custos dos produtos para que isso seja reduzido ou não. Para Martins (2003), há que se verificar o real valor de venda do produto, pois o mesmo pode sofrer alterações significativas até o momento de venda. Segundo Santos (2009), a ausência de informações da contabilidade poderá resultar no fracasso da empresa, portanto é necessário para a empresa informações de planejamento e controle de custos para enfrentar a concorrência. Hoje em dia com o grande aumento na concorrência e com uma alta carga tributária, as empresas estão com dificuldades para permanecerem no mercado. Com isso, estão buscando novas ferramentas gerenciais e de controle para melhorar o funcionamento de suas atividades, bem como uma melhor qualidade para seus produtos e serviços oferecidos.

Conclusão: Um adequado controle dos custos de produtos e serviços vendidos permitirá uma maior exatidãonas informações geradas aos administradores. Assim, poderão aproveitar estas informações para formação dos preços de vendas e uma visão mais detalhada de cada setor na empresa, evitando desta forma, decisões e negociações equivocadas que acarretam em perdas financeiras.

Referências:

MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

______. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTOS, J. J. Contabilidade e análise de custos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.