1 INTRODUÇÃO

O trabalho em tela tem por objeto de estudo “A Gestão Ambiental: Conceitos, características e aplicações em empresas”, procurando, por meio de pesquisas e referências bibliográficas, abordar como o tema tem sido tratado pelas empresas, e como os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Graduação em Ciências Contábeis podem contribuir para uma gestão eficaz.

As abordagens sobre sustentabilidade vêm sendo alvo dos gestores, com o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida da sociedade. Neste contexto, a Contabilidade Ambiental, quando utilizada para demonstrar a responsabilidade socioambiental da empresa, pode auxiliar os gestores através da apresentação de relatórios sociais onde são evidenciados de forma fidedigna e transparente os registros das ações voltadas ao tema.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT irá compor o estudo de caso, com foco em sua gestão ambiental, onde serão abordadas políticas voltadas à sustentabilidade praticadas pela empresa, com a observância dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Discorreremos sobre a NBC T 15, Norma Brasileira de Contabilidade que normatiza os procedimentos para dados de natureza socioambiental, com o objetivo de demonstrar a responsabilidade social e ambiental das empresas.

Explorando o lado social, veremos que a ECT patrocina a POSTALIS, entidade fechada de previdência complementar, que tem por objetivo oferecer a seus trabalhadores benefícios para garantir a suplementação dos benefícios de aposentadoria e pensão.

Mostraremos que os custos ambientais, originados de esforços para manter o controle ambiental, podem ser evidenciados em relatórios probos a partir da Contabilidade Ambiental e de Custos. E que, é fundamental a implantação de uma política de estoques equilibrada, onde as três classes de custos, de aquisição, de manutenção e de falta de estoques, estejam em harmonia para se alcançar os resultados desejados.

Será possível observar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada pela Lei nº 12.305/10, inseriu no Brasil um novo direcionamento do manejo de seus resíduos sólidos.

O tema justifica-se, a partir do momento em que o mesmo tem sido alvo frequente de estudos e de debates, diante do crescimento acelerado das cidades sem o menor planejamento, criando-se a necessidade de se implantar políticas ambientais que obriguem as empresas a desenvolver a prática de ações voltadas à sustentabilidade.