A Genialidade do Diálogo.

   O Mundo  das Estátuas.

Aqui está o caminho da sua libertação é só compreendê-lo, se ler até ao final, encontrarás o espírito da liberdade.  Não será mais  escravo.

Nicomedes.

O que é a loucura, a não ser a lógica assumida  como se não  fosse   verdadeira. Portanto,  o louco é aquele que absceda o sentido da normalidade.    

O seminarista.

Entendo perfeitamente, a lógica é a loucura aceita, fundamento imposto ao senso comum, ou seja, aquilo que não deveria ser  como consentimento universal.  O cinismo pré-estabelecido como diaphonia cultural.

Nietzsche.

Porém disse com veemência, a respeito do universo e da  vida em geral, não existe nenhuma finalidade de estar no mundo,  qualquer entendimento contrário é apenas alienação ou seja o mais absoluto engano, fraqueza da razão.  Não existe  uma   origem para o universo, não será melhor,   mais belo ou imperfeito, por qualquer outro motivo, existe apenas  uma determinação randômica  para a sua existência.

 O universo originou de si mesmo em cada instante se repete, num permanente retorno da matéria, mas a alma ou Deus é uma invenção maléfica da linguagem.  Queiramos ou não somos o nada. Biologicamente sem diferença do mundo  animal.

Nicomedes.

O que existe é apenas a matéria à vida é uma subestimação da mesma.     

Edjar.

Acredito  em bilhões de outros  universos paralelos ao nosso, com decilhões de outros  planetas  e milhares  deles com a mesma diversidade de vida encontrada na terra. O principio que originou a matéria no universo é o mesmo, da mesma forma a vida.

  Apesar de tudo isso,  não existe sentindo, finalidade,  para nenhum dos mundos paralelos. Essa situação descrita é  quase  uma mistogogia.  

Seminarista.

A prova para existência de uma  única substancia é que existe apenas um DNA, o que significa  o princípio  que toda forma de vida vem de células comuns, as mesmas que produziram  vírus e bactérias.

 Somos parentes próximos das piores coisas que existem na natureza, que inclusive nos devoram, esse fato objetivo nega a existência de  Deus,  a vida  é a mais  absoluta ausência  de finalidade.

Nicomedes.

 Sorte daqueles que nunca nasceram e não terão que viver a ilusão apodítica   de ser na verdade o nada. 

Horácio.

Ebeu  fugaces, Postume, Postume.

Labuntur anni.

Ai  quão fugazes, Póstumo, póstumo, escoam os anos, tudo é distanciamento.

Heráclito de Éfeso.

Os opostos estão interligados pertencem a mesma realidade a melhor harmonia compõe da divergência,  tudo resulta da luta, motivo do movimento, a trajetória que leva  ao cume é a  mesma que leva a derrocada, o bem e o mal são idênticos, motivo da dificuldade do discernimento apofântico.    

O seminarista.

O verdadeiro mundo é outro,  para o qual não tenho nenhum dever, e nesse mundo real, sou autor,  teatro e palco ao mesmo tempo, por essa razão,  sou motivo de graça, riso e    divertimento.

Sou asseidade de um mundo inexistente por si mesmo, motivo do grande fascínio e o apavoramento  da razão presbiofrênica. 

Nicomedes.

Perguntou ao seminarista, por que São Irineu não deixou publicar nenhum dos evangelhos escritos  pelo grupo de Jesus,  denominou-se esses evangelhos de apócrifos e mandou  publicar outros  evangelhos  de pessoas que sequer conheceram Jesus.

 Respondeu o seminarista, por questões políticas.  Voltou a perguntar Nicomedes, mas é muito estranho os discípulos terem escritos vários livros, entretanto o mestre não escreveu nenhum?

O seminarista.

Existe uma lenda e não sabemos se tem procedência, mas diz o receituário que Jesus como mestre  também  escreveu seus evangelhos, mas não foram publicados isso pelo fato  de   contestar as autoridades e defender praticas do bem comum.

Nicomedes.

Admito que seja verdade, acho muito estranho ter fé nas palavras de terceiros  que disseram a respeito de Jesus, mas recusaram  o que ele mesmo escreveu.

Estranho,  estranhíssimo,  o  Vaticano tem  mil segredos guardados, o pior que quando  fizeram a  reforma,  os protestantes não questionaram esses segredos. Será que os segredos vão continuar eternamente? Se o leitor tiver curiosidade terá que ler até o fim O mundo das Estátuas. 

O seminarista.

Estranho absolutamente deleitável, mas existem  razões para não ensinar o que Jesus Cristo realmente escreveu,   melhor para os ricos difundirem o que os outros disseram o que Jesus teria  ensinado, dessa forma os pobres não teriam que fazer uma revolução.

Edjar.

Não sei o que futuro poderá pensar a meu respeito, imagino-me sendo apenas uma criança olhando desesperadamente para uma bela árvore cheia de flores, desabrochadas  pela primavera.

O desabrochamento é o grande segredo.  Entenda a metáfora.  Nunca sonhei nem mesmo ser o perfume da flor, muito menos a flor.

Enquanto isso me ceifa ao brilho do sol, a dessuetude  as margens dos caminhos, sem saber a possibilidade  de compreender o descortinar da verdade, que comparada aos universos, são complexidades  de interpretações.

 Sou apenas o esclerônomo  desejo de poder ser mais  uma comparação.

Nietzsche.

A cada instante a vida quer nos dizer algo, mas não queremos escutar. Entretanto, existem duas coisas terríveis na natureza: uma é viver a vida, a outra,  perdê-la ou seja a morte, o mais lastimável pó químico.

Edjar.

 Pois  tudo é apenas mudança de estado na preservação da matéria que será eternamente viva, porém, sem a alma, pois ela é,  a imaginação da razão perturbada diante da situação limite da inexistência.     

O seminarista.

No principio foi apenas a imaginação, posteriormente um grande desejo, por ultimo um sonho, hoje talvez  restasse  tão somente  um dos  sois,  brilhando em um dos universos paralelos, em seu redor uma multidão de planetas girando,   um deles foi habitado pelas estátuas, lá desenvolveram o magnífico  diálogo.

  O grande mistério.  Quanto a mim  sou apenas um dos aspecto da evolução de tudo isso.  

Edjar.

O mundo foi revolucionado por um padre e um seminarista. Imaginar que a terra não é o centro do universo destrói todas as fantasias humanas. Copérnico o grande padre e cientista.

  Confirmar que o homem não foi criado, mas que surgiu de uma célula comum às demais espécies, é transformar o homem em um simples bicho, retira do homem qualquer perspectiva de orgulho.  Darwin o grande seminarista.

O seminarista.

É muita presunção do homem desejar ser diferente dos animais.  A fraqueza do homem está em contemplar o nada, como se fosse Deus. Ainda pedir auxilio  ao  não real, como se realmente existisse. É cruel dedicar nossas forças ao que é apenas um delírio axiológico.

Nicomedes.

Existe uma verdade além da nossa imaginação, do nosso desejo e até da nossa realidade,  essa verdade é avassaladora. Pensar ao contrário  é enganar a si mesmo   e negar  à  ação subsumida ao   insubstituível  caminho.

Heráclito.

Este mundo, igual para todos, sempre será um fogo eternamente vivo, acendendo e apagando-se constantemente.

Edjar.

Acreditar em algo completamente irreal é a atitude mais profunda de protesto daquilo que é verdadeiramente real.

O seminarista.

Não queira saber a verdade, ela é terrível apenas um  super   homem poderá suportar   o  seu fundamento,  as pessoas comuns vão a loucura e praticarão  suicídio. É melhor para grande maioria ter como fundamento a mentira, dessa forma evita  em parte a bestialidade.

Camus.

Antes o sentido era  descobrir .

Se a vida precisava  ter algum significado.

Para ser vivida.

Agora, ao contrário, ficou evidente.

Que ela vivida melhor se não tiver.

Nenhum significado.

O que é realmente  a absoluta  ausência de significado.

 Viver é com razão sentir a ilusão.

Nietzsche.

Viva o presente.

Não imagina o que será o futuro.

Tão somente o momento.

Pois apenas ele é eterno.

Consuma sua vida.

Deixe a energia  fluir.

Morra no momento certo.

Tenha coragem  para mudar.

Não prenda em ilusões.

Está vida é a sua vida eterna.

Edjar.

O futuro da Física está próximo a sua revelação.

O  grande segredo será descoberto.

O princípio  da origem e sua explicação.

De onde  vieram as partículas.

Como o nada  sem ser absolutamente, se fez matéria.

A origem  química do universo.

Então com muita coragem aos  dizeres.

Antes da manifestação, surgira tudo o que não  teria que ser.

Foi assim o começo, ontem como hoje se define o tempo.

É necessário ler e interpretar corretamente.

Nicomedes.

O real é o irreal  e o irreal é a  sombra da imaginação conduzida pelo vento favônio igual  a frescura do tempo,  sobre a brisa dos sóis,  que fumegam entre as ondas da mais absoluta  estadia. Sabe o que significa isso, a compreensão dos metafóricos  sinais. 

Saramago.

Oculta a consciência de não ser.

Ou de ser num estar que me transcende.

Numa rede de presenças e ausências.

Numa fuga  para o ponto de partida.

Um perto  que é tão longe.

Um longe daqui.

Uma ânsia  de  estar e de temer.

A semente que de ser surpreende.

Edjar.

O mundo é feito  de coisas tão  pequenas  que nos repreendem, como sinais do obscuro infinito preclusivo a cada partícula. A essencialidade do que é precípuo.  

O  seminarista.

Tudo que se realiza completamente torna se opressão, com efeito,  é necessário a preclusão do  destino. Existe uma onda que sinaliza os sonhos além do destino, necessário é conhecer a força da imaginação.

Nietzsche.

Imagino que a vida seja apenas um pêndulo sem nenhum significado, prende-se entre dois vácuos  semelhantes, a escuridão antes do  nascimento é a continuidade  após a morte, o que é a luz a não ser ataraxia do medo.

O seminarista.

Tudo é absolutamente sem sentindo antes de você nascer e da mesma forma continuará após deixar de ser.  O que era não era, o que está sendo nunca foi e jamais será,  portanto,  o presente  não tem existência.

Nietzsche.

Não existe vida após a morte, a finalidade para a qual essa vida aponta um possível tribunal  de julgamento apocalíptico. O momento existe para sempre e você  sozinho  é o seu público.

O seminarista.

A vida sempre nega a possibilidade de escolha porque somos apenas um incidente, desnecessário a ela mesma. 

Nietzsche.

O que é a verdade?  Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim uma soma de relações humanas que foram enfatizadas poética e retoricamente, transportadas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólido, canônico e obrigatório.

Edjar.

 É apenas  um  polimorfismo arrispedado.

Bertrand Russell.

Para muita gente, antes morrer que pensar. É isso que fazem.

O seminarista.

A natureza pelo seu próprio capricho criou uma série de excreções  cujo o único objetivo é derreterem nela mesma. Eu sou uma delas e terei que ser derretido eternamente até mesmo  quando não for absolutamente  nada.  Esse ato é incrivelmente  dolorido e  retira do homem, o sentido objetivo da vida.

Edjar.

A vida não tem nenhum sentido, a finalidade de todas as coisas é o caminho para  o eterno desmanchar, a lógica da natureza é a putrefação, o ser é em sua essência em última instância o aniquilamento.

 Porque  o universo é em sua natureza apenas a deterioração, entretanto tudo volta  ser novo, apenas com finalidade de conservar o que é velho e deteriorar a natureza da mudança. 

Pascal.

O silêncio eterno desses espaços infinitos me apavora.

O seminarista.

O universo é apenas  um escalavro cheio de energias negras as quais transformarão em novos  bigs bangs. 

Edjar.

Todas as coisas se remetem a um mesmo princípio a uma única fonte como origem, apesar da diversidade, a origem tem uma fonte apenas, o início de tudo  teve seu começo no nada é para lá que necessariamente temos que voltar e ser aquilo que sempre fomos a priori ou seja,  o que não é,  o que  jamais poderá ser.

Nicomedes.

O ser apesar da existência é na perspectiva do futuro a inexistência, isso  porque a inexistência precedeu a existência na forma daquilo que  nunca fora . Mas a essência  do ser predomina na ipseidade do que ainda está sendo. 

Heráclito de Éfeso.

A verdadeira constituição das coisas gosta de ocultar -se. O mundo é apenas o movimento de um único  segredo.

Saramago.

O enxergar costuma-se ser na sua natureza  uma grande cegueira. Essa cegueira é branca  e não escura como se pensava  no passado.

Bachelard.

O espírito jamais poderá ser jovem, pelo contrário representa sempre a força da idade, isso porque fundamenta sempre no preconceito, seja qual for à natureza do tempo.

Erasmo.

Vede, primeiramente com que previdência a natureza, essa terna mãe do gênero humano, teve cuidadosamente de semear em toda parte  o condimento da loucura.

Edjar.

Quem realmente  é normal aponte  um por favor.

O seminarista.

Qual é a grande loucura que não seja a razão.

Nicomedes.

O fato de que  ninguém  imerso em uma cultura dispor de escolhas. Isso nos iguala aos bichos apesar da  inteligência.

Edjar.

A respeito da substância ultima de cada essência esconde o mais absoluto segredo. A lexicologia prende-se ao aspecto formal abstrato de  medo inexaurível ao destino comum das coisas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Obs.:   São partes que serão publicadas de um livro escrito pelo mesmo autor: O Suposto Diálogo.