Entre tantas outras estratégias de marketing inovadoras, que vêm sendo utilizadas no mercado para fortalecer e ampliar a conversão em lojas virtuais, se destaca neste momento a gamificação. Mas você sabe o que é isso?

 

A Gamificação é a aplicação de mecânicas e dinâmicas de jogos, para influenciar comportamento, hábitos de consumo e motivar grupos de pessoas em ambientes que não são de jogos. Esta estratégia tem sido destacada por especialistas do setor, como uma das mais importantes tendências em tecnologia. A Gamificação pode potencialmente ser aplicada a qualquer tipo de negócio para criar experiências divertidas e atraentes, convertendo usuários em jogadores. Grandes marcas do mundo, (como a FIAT e a Nike por exemplo), já fazem uso da Gamificação em suas estratégias de marketing para aumentar o engajamento de seus usuários, motivar ações e principalmente aumentar vendas.

 

Um exemplo bem conhecido desta aplicação é o famoso Foursquare. O aplicativo de geolocalização dá pontos e badges a cada interação. Atividades que você realizaria de qualquer forma no seu dia a dia, valem pontos, ranking e geram entretenimento na rede. É muito comum falar em badges quando se fala em gamificação. Popularizados através do Foursquare, estes selinhos servem de distintivos ou símbolos de status. Uma maneira fácil de representar e comunicar às outras pessoas o que você fez, conquistou ou mereceu, pelas suas atividades.

 

O diferencial da gamificação é o seu grande potencial de criação de conteúdo em conjunto com os clientes, de incentivar o cadastro e o acompanhamento das novidades da sua loja virtual, e principalmente de gerar o compartilhamento de links, aumentando a visibilidade, o número de conversões de sua página e fortificando comportamentos de compra. Há diversas possibilidades para a sua empresa ou loja atingir seus consumidores de maneira mais direta, mais lúdica.

 

Então pense nisso:

 

-Antes de partir para gamificação, pense bem o que exatamente você quer alcançar.

Você quer aumentar a notoriedade da marca, envolver os usuários, identificar seus consumidores existentes ou aumentar as vendas?

 

-Faça uma pesquisa e obtenha um feedback dos seus melhores clientes


A gamificação é legal, mas é muito fácil de fazer errado - Faça uma pesquisa e pergunte aos seus melhores clientes o que os motiva. Alguns deles podem ser motivados por prêmios físicos, alguns deles por reconhecimento social e outros apenas pela conquista.  Se você realmente não tem certeza, faça um teste primeiro com um pequeno projeto de gamificação para ver as reações. Não force o usuário a realizar tarefas que aumentem o esforço para fazer uma compra.

 

-Verifique se a sua gamificação está alinhada com a sua marca / loja

Existem muitos tipos de jogos, prêmios, concursos, troféus e outras formas de reconhecimento. Se o seu "jogo" não tem nada a ver com a sua marca ou seu setor, ele só irá confundir as pessoas. Além disso, certifique-se que é adequado para o seu público, uma vez que consumidores e empresas clientes e faixas etárias diferentes, se comportam de forma muito diferente. Os Recursos da gamificação são muito úteis para guiar os seus usuários para as ações que fazem sentido para o seu site, como encher o carrinho, compartilhar lançamentos, e qualquer outra ação que se converta em retorno financeiro para você.

 

-Facilite o engajamento dos seus usuários/consumidores


As pessoas gostam de completar um jogo e chegar ao nível superior, mas elas adoram muito mais um desafio. É muito mais motivador para que os “jogadores” realmente se motivem para alcançar resultado, do que alcançá-lo com um pequeno esforço. Recompensas de primeiro nível são importantes para desencadear o interesse dos jogadores a seguirem no jogo e continurem em busca de novas conquistas.

 

-Recompense com exclusividade

 

Todo mundo gosta de exclusividade. A Norte Americana Gilt, especializada em produtos de grifes famosas com grandes descontos, criou um sistema aonde usuários com maior número de pontos (ganhos a cada compra) tem 15 minutos de acesso a lançamentos antes de todos os outros usuários do site.

 

-Não se concentrar apenas em recompensas extrínsecas


Em gamificação é importante ter recompensas extrínsecas, como prêmios, posição no ranking, badging, troféus etc., bem como motivadores intrínsecos, como a autoconfiança, satisfação, amizade e lealdade, são igualmente importantes. Tente pensar uma maneira de combinar esses dois mundos para criar uma experiência ainda mais gratificante.

 

-Use feedback em tempo real para melhorar a experiência


Apenas o lançamento de um "jogo" não é suficiente. Isso requer compromisso e assim que começar a ver resultados, você pode ver o potencial de crescimento. Uma recompensa básica pode funcionar como uma novidade entre os usuários, mas no longo prazo serão os usuários pedindo e esperando muito mais do que um troféu simplesmente. Obter um feedback do usuário e as ideias podem ajudá-lo a melhorar e oferecer a seus clientes ainda mais, envolvendo experiência. Faça extensões e melhorias para continuar a evoluir.


Segundo o relatório, gCommerce: os jogadores são formadores de opinião e têm 50% mais probabilidade de serem influenciadores entre seus amigos. Os jogadores também têm 20% mais probabilidade de serem compradores online do que a média entre não jogadores.


A Gamificação é uma técnica sólida, porém cada caso é um caso, cada negócio funciona diferente do outro. É o tipo de coisa que pode dar certo muito rápido, mas também dar errado muito mais rápido. E aí todo seu investimento vai por água abaixo. Lembre-se que como qualquer outra estratégia de marketing, é preciso muito planejamento. Caso contrário, não reverterá no seu principal objetivo: vendas.

 

Autor: Marcio Eugênio – Sócio fundador da D Loja Virtual

www.dlojavirtual.com

twitter: @dlojavirtual