A função social da escola
Ao se falar em educação devemos estar atentos ao contexto social ao qual a escola se configura. A educação se faz presente em diferentes instituições, sendo a escola a instituição especifica do saber sistematizado, cada sociedade se estrutura com objetivos específicos na formação dos indivíduos, de acordo com (Terezinha A. Rios).
A sociedade capitalista se caracteriza por ter sua organização, sustentada numa contradição básica aquela que se dá entre capital e trabalho. Com isso duas classes sociais foram criadas, a classe burguesa e a classe trabalhadora, difundindo assim uma educação diferencial. Segundo Ponce (1963. p, 178)
enquanto a sociedade dividida em classes não desaparecer; a escola continuará sendo uma simples engrenagem dentro do sistema geral de exploração, e o corpo de mestres e de professores continuarão sendo um regimento, que, como outros defendem o interesse do estado.

Este tipo de divisão não é algo novo no contexto social, no século XIX, nasce à escola pública e nela já se via esta divisão, na qual a educação era concedida em dois patamares, uma educação que atendesse a classe nobre e outra que atendesse a classe trabalhadora. A escola, neste contexto, distorce a sua função social ao privilegiar interesses de uma classe dominante, a burguesa.
Com o passar dos anos essa realidade não apresentou grandes mudanças, a escola atende a interesses sociais com objetivos antagônicos. Deste modo é oportuno observar que: a prática escolar, assim tem atrás de si condionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente diferentes pressupostos sobre o papel da escola [...]. (Libâneo, 1996:19).
Neste contexto é necessário que se atente para políticas educacionais que dê de fato ao individuo equidade e condições de crescer junto à sociedade.
Neste cenário, é possível ver em vários documentos de políticas educacionais o interesse na melhoria da educação, entre eles podemos citar o seminário sobre Qualidade, Eficiência e Equidade na Educação Básica, promovido pelo ? IPEA, e o relatório produzido pela comissão sobre a Educação para o século XXI, para a
UNESCO que traz o tema: "Educação um tesouro a descobrir" (UNESCO, 1996). Este tesouro que trata o texto orienta a escola a desenvolver quatro aprendizagem fundamentais, que contribuirão ao longo da vida de cada individuo, são eles: aprender a conhecer,. aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Estes são os pressupostos indispensáveis para se consolidar a educação dando um novo rumo a ela. Como afirma Delors no mesmo relatório
"A comissão não vê a educação como uma cura milagrosa ou como uma formula mágica para abrir as portas de um mundo onde todos os ideais serão alcançados, mas sim como um dos principais meios que temos a nossa disposição para favorecer a criação de uma forma mais profunda e mais harmônica de desenvolvimento humano e assim reduzir a pobreza, a exclusa, a ignorância, a opressão e a guerra."

Neste sentido a escola por ser uma instituição do saber sistematizado que tem como função formar cidadãos para atuar na sociedade. Deve contribuir para a mudança de uma sociedade desigual, injusta, a escola deve dar condições, preparando o individuo na construção sólida da sua identidade, inserindo valores e pressupostos que possa fazer com que o mesmo conviva em sociedade e na sociedade com autonomia, solidariedade, capacidade de transformação e ética

Segundo Guiomar Namo de Melo (1987 p22). A escolarização básica constitui instrumento indispensável á construção da sociedade democrática, porque tem como função a socialização daquela parcela do saber sistematizado que constitui o indispensável á formação e ao exercício da cidadania [...]
Porém, a escola publica passa por vários problemas dentro de seu contexto, com isso uma educação interessada na transformação da sociedade fica longe dos objetivos mais urgentes no contexto atual. A escola hoje é usada por alguns governantes como uma moeda de troca, onde são admitidos profissionais incapacitados e sem qualificação para atuar na educação, isso se reflete na qualidade do ensino e na vida do aluno.
Ainda de acordo com Guiomar Namo de Melo (1987, p 22) "A escola é mediadora entre a condição concreta de vida da clientela que nela ingressa e a destinação social desta clientela ?[...], deste modo a escola precisa na sua prática educativa dar subsídios concretos para que a sua clientela seja capaz de trilhar o caminho de uma sociedade com objetivos antagônicos. Formar indivíduos que se realizem como pessoas, cidadãos e profissionais exige da escola muito mais do que simples transmissão e acúmulo de informações, exige experiências concretas e diversificadas, transpostas da vida cotidiana para as situações de aprendizagens. [...] (Pereira, 2000).
A escola deve valorizar o saber individual (a chamada aprendizagem casual) trazida com o aluno e aprimorá-lo no contexto escolar, é usar o que o aluno já conhece como ponte para o saber sistematizado, tornando assim o ensino mais gratificante e eficiente, pois levará o aluno a trabalhar com um contexto da sua realidade, usando as suas habilidades cotidianas. Assim a escola estará dando oportunidades para o desenvolvimento cognoscitivo e habilidades para se vencer neste e nos estudos posteriores.
A globalização no contexto escolar
Globalização é um processo que interliga o mundo nos aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Uma nova visão vem se formando quanto ao tipo de sociedade, de escola e de individuo que se pretende formar. Em uma sociedade capitalista os valores éticos estão sendo superados pelos valores materiais, sendo assim a escola contribuirá para recolocar valores humanos fundamentais. Á luz desta realidade, a educação humanista tem a função primordial de resgatar estes valores neste século, o período histórico com o qual defrontamos é um desafio e cria grandes preocupações quanto à natureza da sociedade que se está gestando. Sucholoski (1978, p123) vem contribuiu com o contexto ao afirma que:
... A educação moral deve fundamentar-se na educação sistemática do homem desde a sua mais tenra infância, numa educação "imperceptível (...) que é (...) um dos mais importantes fundamentos da dignidade humana que se opõe ao fascínio de uma má conduta (...).
O plano nacional de educação em direitos humanos ? 2007 vem suscitar a educação como direito de todos e dever do estado e da família, cabendo a escola a formação do individuo inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana (LDB 9394/96). Novas exigências, competências e habilidades são posta a escola, onde a mesma terá como uma de suas funções formarem indivíduos, não apenas para serem conscientes e críticos, mas capazes de lidar com um novo paradigma de sociedade e com as inovações de um mundo globalizado.
OS pcn?s sugerem que se produzam alterações nos processos comunicacionais e educacionais de aprendizagem, ampliando-se a inserção da cultura tecnológica na prática pedagógica, facilitando a possibilidade de se comunicar globalmente [...] (Fonseca, 1999).
As TICS (Tecnologias da informação e comunicação) ganham espaço nas diversas esferas do contexto social, deste modo a escola ganha mais um dever a cumprir, a de atender a essas novas tecnologias, implantando-as na escola e assegurando que o aluno seja capaz de propiciar-se deste conhecimento.A esse respeito, Marques (1999, p.180) vem contribuir com essa discussão ao afirmar que; Não pode a escola desconsiderar os instrumentos tecnológicos disponíveis na atualidade, "[...] sob pena de alienação e fuga aos próprios compromissos sociais".
A luz deste fato é oportuno afirmar que a escola esta em fase de mudanças. O computador, e as diversas mídias devem fazer parte do contexto escolar, implantando-as sob o foco de contribuir para a formação de indivíduos compatíveis com o mercado de trabalho ao qual se configura com isso a escola cumpre o seu papel social, diante de um novo paradigma de educação.



REFERÊNCIAS

RIOS, Azeredo Terezinha et. all. IN: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA. Pedagogia em Regime Especial. Campina Grande, PB, 2006. (Coletânea de Textos Didáticos ? v, n. III).

UNESCO. Quatro Pilares da Educação, instituídos a partir do relatório elaborado pela Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 1999.