A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
PERCÍLIO CARLOS DE FRANÇA NETO

O presente ensaio visa problematizar aspectos cruciais de diversas proposições teóricas no que se refere à educação no Brasil. Como ponto de partida, será utilizado à seguinte questão: qual a função social da escola?
Já na antiguidade a humanidade (escolar) preocupava-se em transmitir o conhecimento às novas gerações no sentido de atender às necessidades da sociedade da época seja ela agrária ou industrial. Necessidades essas que inicialmente era para atender uma minoria de indivíduos, especificamente a elite e preferencialmente os homens.
Com o transformar da sociedade, surgiu à necessidade de modificar a escola, restando a ela um repensar na sua função social, mas somente nos anos 20 e 30 do século XX é que as coisas começaram a mudar no campo educativo. Diante desse contexto, surgiu a democracia e conseqüentemente a descentralização do ensino e a expansão das instituições escolares, onde se percebe que a escola passou a ser oferecida a todos os indivíduos na faixa etária escolar, porém a freqüência desses não significava sucesso e começou a produzir uma cultura de fracasso escolar o que originou problemas da educação. Diante disso, políticas educacionais foram criadas visando solucionar tais problemas, onde as mudanças na sociedade passaram a ser cada vez mais rápida, chegando então ao surgimento da Sociedade que passou a ser conhecida e pautada nos ideais democráticos.
A escola não pode omitir-se de sua responsabilidade na ampliação, consciente e intencional de atitudes positivas necessárias para o desenvolvimento, tanto no sentido social, como no pessoal. É importante e decisivo que a escola de hoje assuma, para si, a responsabilidade de ampliar sua atuação, esforçando-se para que seus educadores tenham uma visão ampla e profunda do individuo e de suas possibilidades cognitivas.
A Constituição de 1988 e a legislação complementar regulamentam, com muita clareza e cuidado, o direito à educação, especialmente no que se refere ao Ensino Fundamental e à Educação Infantil. Considerada como um dos mais importantes direitos sociais a educação deve ser assegurada pela família, pela sociedade e pelo Estado, com absoluta prioridade, à criança e ao adolescente.
Na era da informação a escola é chamada a oferecer respostas a novas exigências de educação, como, aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Considerando o contexto histórico da escola e da sociedade, percebe-se que ambas tiveram transformações significativas no sentido de desenvolver plenamente os indivíduos, uma vez que são criados ensinos diversificados e são exigidos profissionais qualificados para trabalhar com os mesmos, são criadas Leis, normas, projetos e outros, porém ainda não são suficientes para garantir a plenitude desses indivíduos.
Portanto, defendo aqui uma escola mais bem distribuída, buscando um ponto de equilíbrio entre as demandas impostas pela organização da sociedade como um todo e a demanda dos indivíduos, uma escola que capacite o estudante a pensar criticamente escolher de forma mais consciente qual caminho seguir. Nessas perspectivas, é importante relacionar escola e conhecimento na era da tecnologia e da informação, objetivando a construção de uma sociedade em que todos tenham acesso aos meios de produção de discurso, estabelecendo diálogo em igualdade de condições e capacidade para tomar decisões que levem às mudanças futuras da sociedade sem abrir mão de seus objetivos ligados à formação da identidade, da cultura, e do saber.

Palavras Chave: Educação, futuro, democracia, Função Social, Cidadania.

REFERÊNCIAS
Constituição de 1988.
CUNHA, Maria Isabel da ? O Bom Professor e suas práticas