O mundo, com suas múltiplas enfermidades tão fáceis de contrair, é um vasto hospital, e a natureza, com sua mega diversidade de plantas, é uma farmácia em que todo homem pode encontrar um bálsamo para qualquer espécie de dor.

            As plantas não só nos proporcionam alimentos e são saborosos, mas também toda a classe de remédios para recuperação ou conservação de nossa saúde. Qualquer profissional que tem conhecimentos de farmacologia (ciência que estuda as drogas e suas ações) sabe que a fonte de praticamente todos os princípios ativos dos remédios, podem ser encontrados na natureza. O problema é que o imediatismo do homem moderno veio de encontro com os interesses de grandes indústrias multinacionais criando um novo e grande negócio que movimenta bilhões de dólares, a indústria farmacêutica.

            A alopatia virou mania mundial em função de interesses comerciais e só recentemente o homem acordou para tratamentos alternativos e não menos eficazes como a homeopatia e a fitoterapia, que entre outras vantagens, está a de não causar efeitos colaterais como as drogas sintéticas.

            Os médicos são muito importantes, e nunca podemos pensar em dispensá-los inteiramente, no entanto, como dizia o Rei de França Henrique IV, “o homem honrado deve saber um pouco de Teologia para sua salvação, um pouco de Direito para os seus negócios, e um pouco de Medicina para sua saúde.”

            É por isso que o Chico sempre procurou informar aos seus leitores, algumas dicas alternativas relacionadas a saúde e o bem estar de sua família.

            Muitas vezes, plantas com poderes curativos comprovados cientificamente estão mais próximos de nós do que possamos imaginar, mas não temos conhecimento disso, é o caso da que chamo de “Fruta Rei”, e para quem não sabia, é o conhecidíssimo LIMÃO, isso mesmo, aquela fruta que está presente em todas os lares é a de mais ampla aplicação na cozinha e na” medicina  caseira”.

            O limão (Citros limonum) da família das Rutácias, tem sua origem não muito precisa, podendo ter surgido na Ásia ou no mediterrâneo, fato é que mesmo antes de Cristo já era conhecido pelas civilizações egípcias e gregas. No Brasil, ele é plantado de Norte a Sul, e sua safra (auge da produção) ocorre entre os meses de janeiro a agosto, existindo variedades que se irrigadas, produzem o ano todo, como é o caso do famoso limãozinho galego.

 

O poder curativo do limão

            Vamos nos restringir a falar dos poderes curativos do limão, até porque se adentrarmos em aspectos culinários (o limão deve substituir o vinagre no tempero das saladas, por exemplo) e outros teríamos que, de forma sintética, editar um pequeno livro de 500 páginas (no mínimo).

            Segundo o internacionalmente conhecido fitoterapeuta, Dr. A. Balbacho, em sua obra A Flora Nacional na Medicina Doméstica, de 06 volumes, o Professor e Dr. N. Capo enumera 166 enfermidades, de A a Z,  que podem ser combatidas pelo limão, sendo utilizado tanto externa como internamente (ingerindo seu suco): acidez da boca e do estômago, acne, adenite, adiposidade, afonia, afta, albuminúria, apoplexia, alcoolismo, câimbras, caspa, coriza, cirrose, edemas, faringites, diabete, frieiras, febres, herpes, laringites, mal hálito, reumatismo, sinusite, tifo, tosse, tumores, ulceras gástricas, etc.,etc.

            Ao contrário do que muitos pensam, o ácido do suco do limão, determina reação alcalina. Em outras palavras, o limão, ao terminar seu metabolismo no corpo humano, se porta, não como ácido, mas, sim, como alcalino, segundo estudos do Dr. Demétrio Laguna Alfranca.

 

O elixir da longa vida e a terapia do limão

            O suco de limão, é o que poderíamos chamar de elixir da longa vida e produz bons efeitos quando tomado em quantidades progressivamente maiores, até certo limite, e, depois, em quantidades progressivamente menores. Começa-se, por exemplo, com o suco de 1 limão; 1 limão no primeiro dia, 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia e, assim por diante, até 10 no décimo dia; depois vai-se diminuindo a dose pela mesma escala, 9 no 11º dia, 8 no 12º dia,  sucessivamente. Assim, em 20 dias, faz-se o que se chama “terapia do limão” ou “cura do limão”. Pode também começar-se com 2 limões e prosseguir aumentando 2 limões por dia, até 20; depois diminuir na mesma proporção. Também se faz uma boa cura aumentando a dose de 3 em 3 limões até 30. A quantidade de limões e a duração da cura devem depender da natureza e gravidade da doença a ser combatida.

            Quando não se tratar de um mal crônico, como resfriados, gripes, etc., toma-se, durante dois, três ou quatro dias, segundo, o caso, de 5 a 10 limões por dia para apressar a cura.

            A melhor maneira de tomar o suco de limão é espremê-lo num copo e tomando-o por um canudinho. Até que você se acostume a tomar o suco de limão puro, pode, para torná-lo mais apetecível, diluíndo-o em água.

            O uso do limão pode provocar o aparecimento de uma espécie de urticária. Isto, todavia, não significa que esteja prejudicando o enfermo; indica que lhe está purificando o sangue, expulsando substâncias estranhas, pois o limão é ótimo depurativo para o sangue.