A FORTE PRESENÇA DA CULTURA DE VIOLÊNCIA MOTIVADA PELA AUSÊNCIA DE UMA CULTURA DE PAZ

Antoniel Campos Oliveira*


Resumo
Este artigo trata da ausência da cultura de paz e da forte presença da cultura de violência na vida das pessoas, dividido em três aspectos, a cultura de paz onde a conceitua de maneira mais profunda e mais profícua em seguida se demonstra o quanto à cultura de violência exerce influência no comportamento das pessoas levando-as a se comportar de maneira violenta, depois se mostra a necessidade de desconstruir a cultura de violência e construir uma cultura de paz. Busca-se também provocar uma reflexão no quanto a violência tem crescido motivado pela ausência de paz nas diversas dimensões da vida humana.
Palavras Chave: Cultura de violência, cultura de paz, desconstrução, construção

INTRODUÇÃO

Paz não é algo inerte, nem passivo, muito menos tranqüilo, a Paz é puro movimento, é um processo incessante de construção é revolução interior é puro dinamismo. Muito tem se falado em paz nos últimos tempos como uma necessidade de vida, uma saída para uma situação aflitiva que parece não ter saída. Para muitos a Paz representa tranqüilidade, inércia, passividade.
Este artigo tenta chamar atenção das pessoas para o aumento crescente da violência motivado pela ausência de uma Cultura de Paz nos diversos níveis, paz individual, paz social, paz nas escolas, paz no trânsito. Fomentar a Cultura de Paz nas escolas, reforçar a Cultura de Paz nas pessoas, a fim de que elas descubram a paz que existe dentro de cada ser, estimular campanhas de Cultura de Paz no trânsito, são propostas possíveis de construção da cultura de paz e conseqüentemente desconstrução da cultura de violência.
Por que as pessoas se envolvem mais com a cultura de violência do que com a cultura de paz? Essa é uma questão importante que o presente artigo tenta responder ela é o cerne de todo o trabalho. A maioria das atitudes de cada pessoa, parte inicialmente de uma reação violenta influenciada pela mídia, pela internet, jogos, etc. Enfim se for modificada a qualidade da informação, incentivando a cultura de paz em todos os campos da vida humana, a realidade poderá ser mudada de forma eficaz.
Diante da onda de violência que vive o mundo, torna-se necessário um novo olhar no futuro que modifique os caminhos da sociedade e esse processo perpassa pela construção de uma sociedade mais fraterna, que coloque um basta na situação insustentável em que ela se encontra.
O presente artigo trata de um estudo bibliográfico, exploratório, descritivo, numa abordagem qualitativa, que teve como objetivo descrever e citar as contribuições dos autores quanto à temática.