A falta de compromisso radical  com o reino de Deus e a irresponsabilidade, infelizmente tem sido uma característica do mundo infiltrando no meio da igreja. Gostamos muito de conhecer os nossos direitos em Cristo, mas não nos interessamos saber quais são as responsabilidades que essa decisão de seguir a Cristo nos trás.

            Essa é uma semente que satanás tem semeado  no coração de muitos. Dizendo: sou livre, não assuma responsabilidade, porque você estará podado de fazer muitas coisas que você gosta de fazer. Em nome de Jesus rejeite esse tipo de pensamento.

 Pv. 18: 9 – Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.

Tg. 4: 17 – Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

  AUTOCONFIANÇA.

                  Quando você observa os outros lutando e caindo novamente no pecado, você pensa: Ah isso jamais aconteceria comigo. Minha fé é forte demais. Eu não cairia nas ciladas de satanás assim. Caso você se ache nesse estado, caso você esteja confiando em sua própria força espiritual tome cuidado, você está em situação perfeita para satanás derrota-lo.

I Cor. 10: 12 – Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

Gl. 6:1 – Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

Dt. 8: 17 - Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.