Em Cl. 3:5 – Como vimos recomenda aos crentes que "façam morrer... a cobiça que é um tipo de idolatria". Isto é o oposto de achar que "quem dá é mais feliz do que quem recebe" At. 20: 35 - Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. O avarento é cobiçoso e nunca está satisfeito com nada, sempre quer algo mais. Este tipo de fortaleza é demonstrado na retenção dos dízimos e ofertas. Essa seta do inimigo tem a finalidade de nos prender ás coisas temporais.

Cl. 3: 5,6 – Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Ecl. 5: 10 - Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.

1 – A COBIÇA É UMA CILADA MALIGNA.

I Tm. 6: 9,10 – Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.

 2 – A COBIÇA PRECISA SER BANIDA DO NOSSO CORAÇÃO.

Lc. 12: 15 – Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

 3 – A COBIÇA GERA MORTE ESPIRITUAL.

Tg. 1: 14 – Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.

Tg. 1: 15 - Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte

Mc. 4: 19 – mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.

Pv. 1: 19 – Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.