Toda espiritualidade que se auto-promove, é doentia e satânica, porque ela busca a gloria do homem e não de Deus, ela quer ser o centro das atenções, tomando lugar de Jesus que deve ser visto por todos. Por traz dessa auto-promoção há motivações pessoais e egoísticas, cuidado com pessoas que fazem muito barulho em relação aos dons espirituais, pessoas que dizem que são exemplo para todos.

Mt. 6: 1, 5, 16 – Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

Mt. 23: 14, 25, 28 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

 AUTODIVINIZAÇÃO

             Esta é uma fortaleza que teve seu inicio no Jardim do Éden, e ainda hoje de uma forma sutil está penetrando no meio evangélico. Este é um malogro de satanás, afirmando a possibilidade de se superarem as condições originais da vida e se projetar o próprio ser, para tornar-se semi-deus. Podemos perceber essa fortaleza penetrando na vida da igreja por meio de ensinamentos de uma prosperidade desequilibrada, mostrando que o homem depois que tem um encontro com Cristo ele jamais pecará, é a conhecida  doutrina da impecabilidade.

 I João 2:1, 2 - Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

 Gn. 3:5 – Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

 II Cor. 11:3 – Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

 II Ts. 2:4 - o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.