Pastor George Emanuel

Samuel é o personagem mais importante entre Moisés e Davi. Ele foi o Lutero ou o João Batista de seu tempo. Toda a sua carreira, desde o nascimento até a morte, nos eleva acima dos baixos níveis típicos desse período. A estéril Ana, com o anseio de uma hebréia por um filho, pede-o a Deus e depois o devolve a Deus. Assim, Samuel foi criado no tabernáculo em Silo. O sumo sacerdote, Eli, também era o "juiz" daqueles dias. Ele foi o primeiro a concentrar as duas ocupações numa só pessoa. O idoso Eli, embora pessoalmente fosse puro, permitiu que os gravíssimos pecados de seus filhos passassem em branco, sem repreensão. Através do menino Samuel, Deus revelou a sentença contra a casa de Eli. Esta ocorreu durante a famosa batalha de Afeque, quando os filisteus mataram os filhos de Eli e capturaram a arca. Eli caiu morto ao receber a notícia. Os anos de trevas que se seguiram foram amenizados com a esperança crescente em Samuel, chamado para ser um profeta de Deus.

C.H. Spurgeon, disse: Nos dias de Eli, a palavra do Senhor era preciosa, e não havia visão aberta. Foi ótimo que quando a palavra veio, um indivíduo escolhido tinha o ouvido bom para recebê-la, e o coração obediente para executá-la. Eli não educou seus filhos para serem os servos dispostos e os ouvintes atentos à palavra do Senhor. Nisso lhe faltava à desculpa de ser incapaz, porque treinou a criança Samuel com bom êxito em ser reverentemente atento à vontade divina. Ah, que aqueles que são diligentes com as almas de outros olhassem bem as suas próprias famílias. Mas ai do pobre Eli, como muitos em nossos dias, fez-te guarda dos vinhedos, mas tua própria vinha tu não guardaste. Sempre que olhava a criança graciosa, Samuel, deve ter sentido a dor de coração. Quando se lembrava de seus próprios filhos negligenciados e não punidos, e como se tornaram vis aos olhos de toda Israel, Samuel era o testemunho vivo do que a graça pode operar quando as crianças são educadas no temor do Senhor; e Hofni e Finéias eram tristes exemplos do que a tolerância demasiada dos pais pode causar nos filhos dos melhores dos homens. Oh, meu Deus! Eli, se você tivesse sido tão cuidadoso com seus próprios filhos como com o filho de Ana, não teriam sido homens de Belial como foram, nem Israel teria detestado as ofertas do Senhor por causa da fornicação que aqueles réprobos sacerdotes cometiam bem na porta do tabernáculo.

·SAMUEL ERA UM HOMEM DE PALAVRA (1 SM. 3.19).Samuel era um homem que sabia falar. Falar é a forma hábil do homem se comunicar, um líder deve aprender a se comunicar. Esta comunicação deve ser sincera, pois, a sinceridade constrói confiança mútua, credibilidade e fé. O crédito é a chave do sucesso.

·SAMUEL ERA UM PROFETA DE DEUS. Ele sabe de coisas que o povo comum não sabe. Profeta não é somente aquele que sabe as coisas que vão acontecer no futuro, mas e aquece que antecipadamente percebe e entende a vontade de Deus e a expõe ao povo.

·SAMUEL ERA UM HOMEM DE BOM DISCERNIMENTO. Discernimento é a faculdade de julgamento entre duas coisas pela orientação de Deus, e sem idéias preconceituosas.

I. UM CUIDADO PESSOAL COM O CRECIMENTO DO CORPO DO ESPÍRITO (1 SM 3.19). Pensemos primeiro no corpo, geralmente os grandes líderes têm muita energia. Muitas vezes tornamo-nos negligentes com o corpo, pensando que qualquer preocupação com físico não é de tanta importância. A Bíblia nos transmite a idéia de que Jesus, Pedro e outros, tinham uma excelente forma física dada às suas continuas atividades. O corpo é o templo de Deus, devemos conservá-lo em boa saúde. Quanto ao cuidado do Espírito, devemos estar em constante crescimento espiritual (1Tm. 4.8), o espírito precisa de mais força do que o corpo. Daí a necessidade de um programa religioso de exercícios espirituais: poder de concentração, oração, leitura bíblica e testemunho.

II. UM REFORMADOR REAVIVALISTA:

1) Ele suscitou uma grande reforma nacional, renovando a aliança e trazendo o povo de volta à adoração ao Senhor Deus.

2) Atacado pelos filisteus, ele teve tamanha vitória em Ebenézer que eles jamais investiram novamente contra Israel durante o seu mandato de juiz.

3) Organizou as escolas dos profetas.

4) "Julgou" Israel durante toda a vida.

5) Preparou o caminho para a monarquia e a introduziu, ungindo Saul e, após ser ele rejeitado, Davi. Samuel, portanto, pertence ao período de transição dos juízes para a monarquia. Ele é o último e o maior de todos os juízes e o primeiro da grandiosa linhagem de profetas hebreus posteriores a Moisés.

6) Samuel deve ser um instrutor do povo de Deus, dentro da Palavra de Deus. Ele ensina os preceitos da aliança em Cristo, e anuncia à igreja a maneira correta de proceder. Sua palavra não vem apenas em nível individual, mas também em nível coletivo. Ele mostra os pecados de pessoas, mas também das instituições. O pecado tem uma dimensão social. Ele se incrusta nas instituições sociais que criamos, porque estas instituições refletem nossa natureza. Assim, instituições políticas, religiosas, sociais e denominacionais sofrem os efeitos do pecado. O profeta deve denunciar o pecado individual e estrutural e mostrar o caminho correto, que é o arrependimento, a mudança radical das atitudes. O profeta não aceita o pecado nos indivíduos nem nas estruturas, principalmente nas estruturas a serviço de Deus. Os profetas bíblicos denunciaram os pecados de Síria, Assíria, Egito, Edom, Babilônia, mas também os de Israel e Judá. O profeta contemporâneo precisa fazer a Bíblia brilhar e cortar como uma espada afiada. Ela deve ser mais que o livro do qual se lê um salmo, na hora da reunião de culto, eclesiástica, administrativa, etc... Ela deve reger nossa vida em todas as áreas. Esta relação do profeta com a Palavra de Deus deve nos levar a uma reflexão. Os neopentecostais usam muito o termo "a Palavra". Se prestarmos atenção, não se referem à Bíblia, mas a um conjunto doutrinário que inclui a palavra deles e não a do Senhor. Palavra alguma, de pessoa alguma, pode ombrear-se á Palavra de Deus. Se alguém almeja ser profeta, e se a igreja é uma comunidade profética, precisamos saber disto: a Palavra de Deus, a Bíblia, deve ser a pedra de toque, o norte na vida dos cristãos, e não as tradições humanas, dogmas, ou ditames eclesiásticos.

III. SAMUEL IN FOCO:

1.Samuel nasceu em 1103 a. C, quando Eli tinha em torno de 58 anos.

2.Entre 4 a 6 anos de idade foi levado ao templo por seus pais para ser consagrado ao serviço sacerdotal.

3.Em 2.8 tem em torno de 7 a 9 anos; em 3.1 , segundo Flavio Josefo, tem 12 anos. Aos 21 anos já é reconhecido em todo Israel com profeta de Deus (3.20).

4.Exerce o co-juizado com Eli por 10 anos, até a morte do sacerdote em 1063 a.C.

5.Por 20 anos é a única autoridade em Israel, sendo, sacerdote, juiz e profeta.

6.Em 1046 com 57 anos de idade, tentou constituir seus filhos como juizes, mas foi frustrado devido ao mau testemunho dos mesmos (8.1).

7.Ungiu Saul com 30 anos de idade (1044 a. C): Endossou o mesmo para ser rei sobre todo Israel em 1043 a.C, quando Saul estava com 31 anos.

8.Samuel exerce o poder ao lado de Saul por 18 anos.

9.Em 1025 a.C, Saul é rejeitado e em 1023 a.C, Davi com aproximadamente 16 a 18 anos é ungido rei de Israel.

10.Samuel morreu aos 89 anos de idade (1014+). Samuel criou duas instituições a Monarquia e a Escola de Profetas.

·LIÇÕES DA VIDA DE SAMUEL:

1. Possuía uma vida baseada na Palavra de Deus.

2. Possuía uma vida baseada no servilismo a Yahweh.

3. Possuía uma vida baseada na quietude divina sem fugir da realidade hodierna.

4. Possuía uma vida baseada na competência profética.

5. Possuía uma vida transparente e irrepreensível diante do povo.

6. Possuía uma vida baseada na coragem de falar a verdade sem bajulismo.

7. Possuía um conhecimento de Deus tão profundo quanto a sua piedade.

8. Possuía uma obediência tão formidável quanto seu chamado.

A devoção de Samuel para com Deus e o especial favor com que Deus o considerava são mencionados em Jr 15:1 e no Sl 99:6. Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocam o seu nome, clamavam ao SENHOR, e Ele lhes respondia.