Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar de que formffa a Formação do Professor se desenvolve nas diferentes concepções teóricas de acordo com autores que debatem esta temática. Para isto é necessário analisarmos os principais paradigmas que norteiam cada uma destas concepções, estabelecendo um diálogo entre elas para poder se chegar a uma visão que influenciará na formação do professor de geografia. As concepções estudadas são respectivamente: o professor na Racionalidade Técnica, o Professor Reflexivo, o Professor como profissional Crítico e o Professor Pesquisador. Tal revisão bibliográfica é importante para compreensão de que é significante formar professores que sejam capazes de se construir com os alunos o conhecimento aliando teoria e prática.

Palavras-chave: Formação do Professor, Concepções teóricas, Professor de Geografia, Prática Docente.

Introdução

O presente artigo pretende fazer uma abordagem teórica sobre as diferentes concepções da Formação do Professor, demonstrando como se construiu essas diferentes teorizações e de que forma estas influenciaram para a Formação do professor de Geografia. O referente objeto propõe uma visão crítica-reflexiva a cerca da temática, pois ao analisar as obras consultadas irá se expor estas concepções sem deixar de lado suas limitações. Muitos são os autores que discutem sobre o assunto, por isso se fez uma revisão bibliográfica para que se pudesse compreender de maneira mais direcionada essas perspectivas educacionais.
A escolha de tal tema deu-se por considerar de grande importância trabalhar as diferentes abordagens, as quais aqui serão tratadas para se assumir qual e/ou quais delas se refere ao professor de Geografia incentivando-o a ser um profissional crítico mesmo com o sistema educacional vigente. A metodologia adotada é uma análise documental de livros e trabalhos já publicados acerca do tema a fim de estimular a discussão referente ao assunto. O trabalho será dividido em quatro principais correntes da formação do professorado, são elas: O professor como Racional Técnico, o professor como profissional Reflexivo, o professor como profissional Crítico e o professor Pesquisador.
Nesse sentido, o trabalho pretende auxiliar na formação de um profissional comprometido com o aluno, na humanização dos sujeitos e autonomia do professor, construindo o conhecimento efetivamente por meio da teoria e da prática.