A introdução da informática  na educação tem  provocado dilemas e divergências entre aqueles que enxergam a internet e o computador como  ferramentas que usadas da maneira correta irá ajudar tanto professores quanto alunos e  aqueles que se opõem veementemente a essas tecnologias e não acreditam nos benefícios de sua utilização.

     Os  céticos assumiram diversos contextos e seu principal argumento é o fato de as escolas terem conseguido ensinar as crianças todos esses anos sem ajuda do computador, tornando ele uma fermenta desnecessária de ensino. Outro argumento usado é a desumanizarão e o medo de o professor ser substituído  pelo computador, o que acabaria por prejudicar a criança que por conviver e aprender com uma máquina fria e  irracional proporcionaria a formação de pessoas frias e desumanas, afirmando  que  a introdução do computador na escola esvazia e desumaniza a relação professor – aluno, afirmam   também que a tecnologia irá ocasionar problemas graves e profundos em relação a finalidade educativa da escola.

      É necessário levar em consideração que os alunos convivem com a tecnologia e pouco os interessa freqüentar escolas e assistir aulas que lhes lembram o século XVIII. Hoje as mudanças tecnológicas e sociais exigem um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e que seja capaz de se adaptar as mudanças ocorridas na sociedade.    O aluno deve ser preparado para o mundo que o espera, esquecendo aquela postura retrógrada onde o aluno era apenas um receptor das informações transmitidas pelo professor.  Estes criticam sem considerar aspectos positivos, ou mesmo, levar em conta o contexto social na qual a escola está inserida. Isso ocorre pelo fato do professor não refletir de forma crítica e, sendo assim, sua busca será motivada somente por uma situação mercadológica sem a apropriação das verdadeiras potencialidades da tecnologia

     Já aqueles com a visão otimista acreditam nos benefícios que a tecnologia trará aos  alunos. Os computadores e tantas outras tecnologias já fazem parte da vida tanto de professores quanto de alunos e a escola deve preparar seus alunos para conviver com essas tecnologias e a atender as necessidades que a sociedade irá exigir deles. As escolas não devem  ensinar  sobre  computador, mais sim através dele. O computador, em especifico, pode  auxiliar no ensino de diversas disciplinas, além de facilitar e incentivar os alunos a pesquisarem.  A escola deve se tornar  motivadora e interessante, sendo assim o computador e a internet, como tantas outras tecnologias, podem ser usados como atrativos para despertar o interesse dos alunos.

      Perrenoud (2000) mostra que não se deve esperar que as novas tecnologias e as   redes eletrônicas sejam uma  solução   mágica   para modificar profundamente   a relação   pedagógica, no entanto,  é necessário ter em mente  que a utilização desses meios  e em especifico  a internet vai   facilitar   como nunca  a pesquisa individual   e   grupal,   o intercâmbio  de professores   com  professores,   de   alunos com   alunos e   de professores com alunos. A  Internet  propicia  a troca   de   experiências, de   dúvidas,   de materiais,   as   trocas pessoais, tanto   de   quem   está perto   como   longe geograficamente. A Internet pode ajudar o professor   a   preparar melhor   suas   aulas,   a ampliar   as   formas   de  lecionar,   a  modificar   o processo de avaliação e de comunicação com o aluno   e   com   os  seus colegas. O professor  irá  ampliar a   forma   de   preparar   a sua   aula.   Pode   ter acesso   aos   últimos artigos   publicados,   às notícias   mais   recentes sobre   o   tema   que   vai tratar, pode pedir  ajuda  a   outros   colegas   - conhecidos   e  desconhecidos - sobre a melhor   maneira   de trabalhar   aquele assunto   com   os   seus estudantes. Todos os professores buscam, sem dúvidas, desenvolver o poder de pensamento do aluno, essa é certamente a razão mais nobre e irrefutável do uso do computador  na  educação. 

     O computador e a internet  já fazem parte do dia a dia de grande parte das escolas e foram implantados com o objetivo de auxiliar professor e aluno no processo ensino-aprendizagem, entretanto, é importante que o educador tenha pressupostos teóricos bem definidos e o entendimento da função da tecnologia para utilizá-la a seu favor. Quando o professor tem uma formação que lhe permite sentir segurança quanto ao uso das tecnologias, ele consegue evitar o uso ingênuo dessas ferramentas. É fundamental conhecer as novas formas de aprender e ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar conhecimento possibilitado por esses recursos.                                             

"O maior desafio da introdução do computador na escola é justamente a falta de compreensão de uma abordagem educacional que os administradores de estabelecimentos educacionais, professores e pais, não vivenciaram".  (VALENTE, 1993,  p.26)

     É possível constatar que o uso das novas tecnologias ainda não está incorporada  na  grade  curricular de  muitos cursos de formação  de  professores. Na verdade, nem mesmo as antigas tecnologias foram adequadamente incorporadas com convicção e apropriação do seu uso no planejamento dos professores e na sala de aula. No que se refere as tecnologias da informação, especialmente o computador e a internet, se faz necessário instrumentalizar o professor, isto é, ensiná-lo a utilizar adequadamente esses recursos. Para tal, não basta um curso rápido ou uma capacitação que ocorra sem oportunidade de prática  em situação real, ou seja, em sala de aula esta formação deve começar nos cursos de formação de professores para que ao sair das universidades estejam seguros quanto a utilização dessas tecnologias na sua prática.

     No entanto, a maior parte dos cursos de formação de professores   no Brasil  não possibilitam aos  futuros professores nenhuma disciplina, capacitação ou curso que permita a esse futuro  profissional  levar para sua prática  em sala de aula a utilização dessas tecnologias que já estão presentes na escola, ou seja,  o professor sai do seu curso de formação sem  nenhum  domínio  no que diz respeito, a utilização  de  programas de estatística, bases de dados,  editores de textos, navegação na Internet e utilização do correio eletrônico e todas as outras possibilidades de ensinos que o computador e a internet proporcionam.  Isso  afeta diretamente  a relação ensino-aprendizagem já que as exigências e necessidades dos alunos que vivenciam a era digital está diretamente ligada ao uso dessas tecnologias.

      Mesmo hoje muitos cursos de formação de professores ainda não ofertam aos futuros professores disciplinas de formação para usar as novas tecnologias na sua prática docente. Sendo assim fica evidente a necessidade de mudança no que diz respeito aos cursos de formação de professores e a importância de uma formação mais completa voltada para as necessidades dos dias atuais. È necessário uma formação que  permita aos futuros professores conectar-se a sociedade tecnológica em função da melhoria da qualidade de ensino. O professor precisa estar incluído digitalmente e proporcionar ao aluno uma formação que corresponda às exigências dessa sociedade que é fundamentalmente digital.

 

  • PERRENOUD, Philippe. As dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
  • PONTE, João P, OLIVEIRA, Hélia,VARANDAS,José M.  As novas tecnologias na formação inicial de professores. Disponível em:   <www.educ.fc.ul.pt/.../docs.../02-Ponte-Oliveira-Varandas(SPCE).doc
  • VALENTE, José A. (org.) Computadores e Conhecimento: repensando a educação.     Campinas:  UNICAMP, 1993
  • PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.  

_______________. José A. O Computador auxiliando o processo de mudança na escola. Disponível em : http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm.