Reflexão sobre a Formação de Professores sob a Luz da LEI 9394/96


Considerar-se que uma educação de qualidade depende principalmente da ação pedagógica desenvolvida em sala de aula e que essa ação, por sua vez, está diretamente ligada à formação do professor.

Portanto deve-se verificar como a LDB contempla a formação do professor, e analisar, no âmbito da referida lei, o contexto de formação do professor alfabetizador, para possibilitar a constatação de que, apesar de polêmica e de suscitar críticas, a LDB trouxe avanços à formação docente, abrindo espaço principalmente para a formação em serviço, na qual - através do binômio reflexão / ação - o professor amplia o seu "saber fazer" e passa a melhor compreender o "para que fazer".

Segundo o artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisas, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Sendo assim, leva o educador a refletir sobre a sua pratica pedagógica, antes e depois da sua formação e sempre que preciso renovando o seu saber fazer diante da realidade em que se encontra o país.

A LDB veio trazer vantagem tanto no saber fazer pratico do professor como em sua formação pessoal, visando assim a autonomia dos estados e dos municípios, de forma organizada com financiamentos direcionados aos profissionais da educação, tornando-os mais competentes e habilitados para enfrentar os desafios que a sociedade impõe aos seus educandos.