Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Tiradentes como parte parcial de avaliação da disciplina de Práticas Interdisciplinares I sob a orientação da profª Betisabel Vilar de J Santos.

Autoria: Gisele Rolemberg Lima
Coautorias: Adriana Micaele dos Santos
Cléssia de Moura Silva
Maria Angélica de Santana Oliveira
Vanessa Moura Araújo

INTRODUÇÃO

Na execução da disciplina Práticas Interdisciplinares I, ministrada pela professora Betisabel Vilar de J Santos, nos foi solicitado um projeto de pesquisa, o qual relata­se algo sobre a formação do educador. Este trabalho foi desenvolvido por um grupo de cinco acadêmicos do curso de pedagogia, da modalidade EAD da Universidade Tiradentes no Polo de Nossa Senhora das Dores a 72 km da capital. O grupo é composto por Adriana Micaele dos Santos, Cléssia de Moura Silva, Gisele Rolemberg Lima, Maria Angélica de Santana Oliveira e Vanessa Moura Araújo, o qual escolhemos como título A Formação de Professores, e os Métodos Renovados na Prática Docente, com a finalidade de debatermos sobre a tarefa desafiadora de formar cidadãos críticos; o professor educador não é simplesmente um transmissor de conhecimento e inovações, das práticas docentes é a necessidade das renovações das práticas docentes. Refletir sobre essa temática é tarefa desafiadora, até porque busca caminhos favorecedores e esclarecedores da prática docente que assegura uma formação na definição dos paradigmas formativos de importância para o exame e a avaliação das concepções de práticas de quem oferece a formação. Isso pressupõe a existência de um projeto pedagógico articulado, com avaliação e redimensionamentos frequentes de moda a assegurar ações mais comprometidas com o processo educativo. Identidade do professor é construída no decorrer do exercício da sua profissão, porém, é durante a formação inicial que serão sedimentados os pressupostos é as diretrizes presentes no curso formador, decisivos na construção da identidade docente. Educação se constitui como um importante meio de acesso aos bens culturais e um caminho para emancipação dos sujeitos, pois é através dela que adquirimos conhecimentos necessários para melhor participar, de modo autônomo e consciente, dos diferentes espaços sociais e políticos e também do mundo profissional. Nesse sentido, a educação é imprescindível para o exercício da cidadania e dos demais direitos do cidadão, nos diferentes espaços sociais. Daí a necessidade do professor esta constantemente refletindo a cerca da sua própria prática, e também estar em continua busca de novos conhecimentos, fazendo de sua prática pedagógica uma verdadeira práxis, na qual o conhecimento converte­se em ação transformadora, converte­se em conhecimento, assumindo um verdadeiro comprometimento com o ensino.
É importante frisarmos que este estudo nos trará subsídios pra o nosso entendimentosobre a importância de uma boa formação docente, para resultar em um professor educador, profissional capaz de formar cidadãos críticos, autônomos e objetivos.
Para a construção do nosso trabalho buscamos informações em diversas e importantes referencias bibliográficas, oferecidas na biblioteca do polo, para colaborar no processo de construção do conhecimento dos acadêmicos.