A Unidade Acadêmica de Garanhuns representando a Universidade Federal Rural de Pernambuco, enquanto instituição parceira do Programa Projovem Campo ? Saberes da Terra de PE, coordenado pelo Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa junto com os professores da área de ciências da natureza, no sentido de enfatizar a importância do ensino de ciências para a construção de uma escola do campo com qualidade.
Consideramos que os conhecimentos específicos da área de ciências são ferramentas indispensáveis para o ensino de qualidade das escolas do campo. Os conteúdos de ciências ensinados nas escolas do campo devem ser entendidos como parte de um instrumental necessário para que os estudantes compreendam a realidade a sua volta e adquiram as condições necessárias para discutir, debater, opinar e mesmo interferir nas questões sociais, políticas e econômicas que marcam a historia da educação do campo.
A escola do campo sempre foi vista com desprestigio e preconceito, como se seus estudantes só precisassem saber ler, escrever e contar, ou seja, um mínimo de conhecimento que os capacitassem a trabalhar na agricultura. Contudo, com o das tecnologias e o desenvolvimento das técnicas agrícolas faze-se necessário que tanto o educando como o educador, adquira novos conhecimentos, não só para ensinar e aprender a trabalhar no campo, mas para interagir na sociedade modificando-a.
Para tanto, a formação dos educadores do campo deve ser diferenciada e especifica, que responda as reais necessidades dos camponeses, tendo em vista os avanços tecnológicos que estão modificando o modo de produção no campo. Essa formação deve estimular o senso critico do educador, bem como atualiza-lo com os conteúdos específicos, relacionando-os a realidade do estudante da escola do campo.
Este programa "projovem campo: saberes da terra", propõe uma integração na formação do professor, a partir dos princípios político - pedagógicos que norteiam seu projeto base, qual seja:
? A escola formadora de sujeitos articulada a um projeto de emancipação humana;
? A valorização dos diferentes saberes no processo educativo;
? A compreensão dos tempos e espaços de formação dos sujeitos educativos;
? A escola vinculada a realidade dos sujeitos;
? A educação como estratégia para o desenvolvimento sustentável;
? A autonomia e colaboração entre os sujeitos do campo e o sistema nacional de ensino;
? O trabalho como principio educativo;
? A pesquisa como principio educativo.
Considerando a importância do ensino de Ciências da Natureza no nível fundamental da educação e em especial para algumas questões para iniciarmos uma reflexão sobre essa temática: Qual é, afinal, a importância dos conhecimentos científicos para a vida do aluno da escola do campo em relação ao desenvolvimento cientifico ? tecnológico e agrícola? Como os estudantes e a comunidade da escola do campo deveriam agir diante dos desafios científicos e tecnológicos?
Para isso, iniciamos uma pesquisa durante a formação do Eixo 1: Agricultura Familiar: Identidade, Cultura, Etnia e Gênero ? com os educadores de ciências da natureza para inicialmente levantarmos informações sobre qual o perfil desses professores que irão atuar como mediadores nesse programa, bem como suas expectativas com relação a formação que terão durante todo o programa na área especifica de ciências da natureza.
Nesse sentido, solicitamos que os mesmos respondessem a um questionário, com vista a atender suas reais necessidades formativas para atuarem com competência no referido programa.