A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FOZ DO IGUAÇU

RESUMO

 Este trabalho apresenta informações relacionadas ao processo de ensino vinculadas ao meio ambiente e a educação ambiental. As referências contidas neste artigo são de pessoas intimamente ligadas ao tema e que possuem uma visão histórica e social do contexto, buscou-se mostrar características de conceitos e ações dentro do campo educacional, principalmente na área de educação infantil, direcionando algumas propostas para formação dos alunos e professores.

1-INTRODUÇÃO

                        A cidade de Foz do Iguaçu é o alvo para a formulação deste trabalho, neste sentido, algumas informações contidas no artigo referem-se às propostas ofertadas pelo município e baseadas na própria realidade do mesmo. Foz do Iguaçu é uma das atrações de maior destaque no mundo todo, isto porque , ela conta com uma vasta àrea de proteção ambiental e grandiosas obras . As empresas de turismo têm apostado cada vez mais no potencial da cidade para expandir os seus negócios, uma vez que o município abriga o Parque Nacional do Iguaçu , o Parque das Aves , Marco das Três Fronteiras , a Ponte da Amizade , Ponte da Fraternidade e a grandiosa Usina Hidrelétrica de Itaipu .

                   Todos estes espaços e riquezas precisam ser preservados, pois

Especialização em Ensino Lúdico , pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto,São Paulo, Brasil. E-mail do autor: [email protected]  Orientador: Ana Flávia de Oliveira Santos.

estes recursos estão ligados a fatores naturais, culturais e tecnológicos .

                        O trabalho realizado no sentido de preservação e conscientização da ação humana frente ao meio ambiente não é algo novo que está sendo pensado , existe um longo contexto que detalha toda a historia da luta pela qualidade da vida planetária , neste sentido busca-se através da educação uma maneira de tornar visível a todos esta grande esfera de conhecimento. Estudiosos acreditam que é através da educação que se pode realizar  projetos voltados a possíveis mudanças de comportamentos que irão favorecer nosso meio . Ainda, muitos deles também acreditam que a melhor faixa etária para se trabalhar dentro desta proposta é justamente a educação infantil , pelo fato das próprias crianças estarem adquirindo novas concepções de mundo e formando opiniões . Neste sentido , busca-se formar um individuo pensante e crítico frente à sua realidade , interagindo ecologicamente com o meio ambiente .

                        Então, qual seria a posição dos professores frente as questões ambientais e como eles lidam com estes fatores? Será que é feito algo para preparar professores e educadores para as atividades ecológicas e de sustentabilidade? Veremos as respostas no decorrer do trabalho. Antes , faremos uma análise sobre o contexto e conceitos do tema Meio Ambiente e Educação Ambiental . 

2- DO MEIO AMBIENTE

                        Não existe concepção única e mais correta do que é o meio ambiente. Falar sobre meio ambiente é discutir um assunto bastante amplo , ainda mais em tempos de desgastes ambientais. O fato é que , as questões ambientais estão sendo apresentadas para a sociedade como meio de mostrar os problemas que estão surgindo, e ao mesmo tempo, como meio de promover a conscientização das pessoas sobre suas ações .

                         O que se percebe ainda é que existe uma visão em torno do meio ambiente relacionada ao conceito de natureza , porém, o meio ambiente agrega outros fatores , e por este motivo torna-se difícil uma definição exata . O  que podemos afirmar aqui , é que existem vários conceitos e que através da análise destes conceitos podemos notar que o tema tem despertado preocupação, não somente aos especialistas, mas na população em geral ,  uma vez que o meio ambiente tem sofrido com desastres ambientais que foram surgindo com a colaboração direta do homem .

                   O Art. 225 da Constituição Federal  faz a seguinte colocação :

Todos tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado , bem de uso comum do povo e essencial a qualidade de vida impondo-se ao Poder Publico e a coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações .

                        No Dicionário de Ecologia e Ciências Ambientais ( Dictionary of Ecology and Envinmental Science ), escrito por Henry Art e colaboradores está a seguinte definição : "Conjunto de condições que envolvem e sustentam os seres vivos na biosfera , como um todo ou como parte desta , abrangendo elementos do clima , do solo , da água e do organismo" ( 1995 p.583) . Já no Dicionário Aurélio (2009 p.116) a palavra ambiente se refere:

[...] que vem do Latim , significa :adj. 1) Que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas , por todos os lados ; envolvente: meio ambiente ; s.m 2) Aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas ; meio ambiente ; 3) Lugar, sitio , espaço , recinto ; ambiente mal ventilado ; 4) meio 5) v. meio 6)O conjunto de condições materiais e morais que envolvem alguém , atmosfera : ambiente amigo ; ambiente de intrigas 7) Arquit. Ambiência .

                        Esta definição coloca o homem na posição de agente dominador do meio , a partir do momento em que diz que o meio ambiente é tudo o que cerca ou envolve o homem , não assumindo papel de integrante do mesmo. Algumas bibliografias trazem consigo o conceito de meio ambiente vago e sem valor ou como objeto a ser dominado pelo homem , apresentando uma conceituação confusa .

                        Para Reigota (1997) , o conceito de meio ambiente é uma representação social que aborda características que partem do próprio grupo social que o utiliza , baseando-se no meio de vida das pessoas envolvidas e de suas ações , essa relação do meio natural e construído com o meio social implica no aparecimento de um processo de criação permanente , onde, o homem também é transformado a partir do momento em que transforma o espaço vivido (social e natural) .

                        Reigota (1991) apresenta uma tipologia que caracteriza três representações de meio ambiente:

1) Naturalista: Caracterizada pelos aspectos naturais , o meio ambiente visto somente como natureza intocada .

2) Antropocêntrica: Caracteriza o meio como fonte essencial para a sobrevivência do ser humano, através dos recursos naturais .

3) Globalizante : Meio integrado pela natureza e sociedade , aqui as relações entre as duas esferas são recíprocas , o ambiente é compreendido nas questões sociais , biofísicas , políticas , filosóficas e culturais .

                        Muitas vezes os conceitos são difíceis de serem identificados e acabam sendo vistos como conceitos vagos . O meio ambiente é constituído de diferentes fatores , porém , o homem se coloca como superior a este , uma vez que se auto define dominador do mesmo , ignorando a relação entre os diferentes elementos que compõem o meio ambiente para a sobrevivência dos seres vivos .

                        Segundo Guimarães (1995) : "meio ambiente é um conjunto de seres vivos e não vivos que constituem o Planeta Terra . Todos esses elementos relacionam-se influenciando e sofrendo influência entre si , em um equilíbrio dinâmico" (p.11).

             Essas interações dinâmicas entre o meio ambiente e o meio social propõe um modelo educativo, que prevê a busca de uma harmonia entre homem e natureza , este modelo de educação vem contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento da vida no Planeta Terra , pois , as ações voltadas com esta proposta incentiva , valoriza , informa , ensina , e contribui para os cuidados com o meio ambiente, buscando também,  desenvolver a consciência crítica e ecológica nas pessoas propondo a garantia de uma vida saudável ás futuras gerações , este modelo está fundamentado na educação ambiental .

                        Neste sentido , ao analisarmos os diferentes conceitos de meio ambiente dos estudiosos, automaticamente percebemos que cada indivíduo possui a sua opinião formada ou não a respeito do tema . Assim como o autor Reigota(1991) apresenta suas representações sobre o meio ambiente, contamos ainda com a autora Lucie Sauvé (1996) que também contribuiu com sua linha de pesquisa voltada para a área de estudo do meio ambiente , onde a mesma formulou sete representações sobre o meio ambiente sendo estes :

Meio Ambiente como Natureza, visto como um meio sem a intervenção do homem , um ambiente natural representado com árvores , rios limpos , campos , flores, etc... . Neste contexto a natureza é intocada e está separada da sociedade humana .

                        Meio Ambiente como Recurso , trata da maneira como devemos gerenciar os recursos naturais , no intuito de sustentar a qualidade de vida , assegurando também os recursos para as futuras gerações .Isto pode ser visto através das campanhas de economia de energia por exemplo , onde , é proposto o consumo responsável  para a conservação do meio ambiente.

                        Meio Ambiente como Problema , é o conceito que caracteriza os problemas apresentados no meio ambiente , os impactos negativos causados pelo homem é visto como problema a ser resolvido . Pra isto , o âmbito da educação ambiental trabalha no sentido de buscar soluções para estes problemas e colocar em discussão apresentando as causas , os efeitos e os impactos sobre o meio natural .

Meio Ambiente como Meio de Vida , envolve os aspectos naturais e culturais . Neste caso , existe uma relação dos elementos ambientais com o meio de vida de cada pessoa e sua comunidade , ainda , nesta visão , o ambiente é o espaço do cotidiano . A educação ambiental aqui , consiste em conhecer a realidade do ambiente que o individuo vive , com um olhar apreciativo e crítico favorecendo a interação social de maneira geral

[...]