A formação de blocos econômicos e suas prováveis conseqüências

Atualmente vivemos em um momento histórico único, no qual o neoliberalismo e o novo imperialismo dominam o cenário mundial causando uma espécie de euforia geral em todos os lados que se vai.

A idéia de democracia liberal ou social-democrática espalha-se como uma epidemia; não podemos esquecer que tais eventos (democracias) são valorizados ao máximo por muitos, mas apenas alguns poucos a desfrutam realmente no sentido mais profundo e estes poucos são exatamente como outrora os poderosos e atuais miliardários do globo terrestre.

Uma das características econômicas atuais do neoliberalismo e do novo imperialismo é a formação de grandes blocos econômicos, como o dos TIGRES ASIÁTICOS na Ásia, o MERCOSUL e o NAFTA na América do Sul e do Norte respectivamente , e o MCE ou Mercado Comum Europeu (Comunidade Européia), na Europa.

Como a História nos mostra, os conflitos mundiais foram causados por divergências entre as diversas nações envolvidas neles. Até então, eram apenas nações, que formaram blocos beligerantes Tríplice Aliança e Tríplice Entente na Primeira Grande Guerra e Eixo e Aliados na Segunda Grande Guerra , para fortalecerem-se e vencerem o conflito armado.

Hoje, nós vamos encontrar grandes blocos de países unidos a união nem sempre é completa, pois há divergências , em torno de um ideal comum, qual seja: a eliminação das taxas alfandegárias para facilitar o comércio entre eles. Por enquanto, os blocos só negociam entre si, quer dizer, os países dos blocos só negociam entre si a eliminação destas taxas.

Imaginemos, pois, se estes blocos econômicos alguns deles muito poderosos , começarem a ter divergências entre si, como no passado ocorrera, aí teremos um conflito de proporções mundiais; além do mais, todos os países dos blocos ou quase todos , possuem o potencial atômico o que pode gerar o holocausto nuclear e dizimar toda a humanidade, sobrando somente as baratas na face da Terra.

Devemos, pois, observar com a atenção redobrada o desenrolar das coisas e o andar da carruagem. O novo imperialismo poderá causar enormes problemas para o Homem, mas o maior deles será, sem dúvida, um terceiro conflito mundial.

Por Antônio de Pádua Pacheco

(07.09.94)