A  PROPOSTA   desta  reflexão  está  centrada  na  realidade  organizacional   da  comunidade  cristã,  considerando  duas  questões  básicas:  a  primeira,   sobre  a  natureza   e  a  razão  da  instituição  da   experiência  cristã,   procurando  fundamentar  a  afirmação  de  que  Deus  deu  a  fé  e  a  Igreja   criou  uma  cultura; a  segunda,  sobre  o  caráter  paradoxal  da  instituição   da  cultura  da  fé,  partindo  da  pressuposição  de  que  a  fé  não  pode  ser   confessada  fora  de  uma  mediação  cultural;    porém,  ao  exteriorizar-se   culturalmente  a  comunidade  corre  o  risco  de  demonstrar  uma  fé   empobrecida.  O   termo  cultura  aplicado  socialmente e  religiosamente,   comporta  as  ideias  de  instituição  e  organização.  Numa  definição  simples,   cultura  pode  ser  entendida  como:    um  complexo  diverso,  e  ao   mesmo  tempo  unitário  que   inclui    todo  comportamento,   capacidade  e  hábitos  adquiridos  por  indivíduos  que  tomam  parte   numa  sociedade  formalmente  definida.  Como  se  pode  ver,  quando   falamos  de  cultura,  mesmo  em  sentido  particular,  no  caso  da  forma   como  uma  comunidade  cristã  se  identifica  no  mundo  social, estamos  nos   referindo  a  uma  ampla  manifestação  do  espírito  humano,  constituída  de   vários  componentes  que  se  inter-relacionam  para  a  construção  de  uma   identidade  social.  Assim,  se  nos  referimos  ao  modo  como  uma   comunidade  religiosa  pensa  e  age no  mundo,  estaremos    falando  do   modo  como  ela  se  organiza  baseada  no  conjunto  de  suas  instituições,   autônomas    ou  não,  por  meio  das  quais  procura  responder  nunca   idealmente,  toda  uma  gama  de  necessidades  básicas  da  comunidade.