·Pastor George Emanuel

(homilia do devocional).

Fortaleza-23-08-2007

Nee 2:12-13 Então, à noite me levantei, e uns poucos homens, comigo; não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão o que eu montava.13 De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo.

·Introdução:

"A Fonte ou Poço do Dragão" era assim chamado por causa da representação de um dragão na parte superior da fonte. O dragão era uma imagem provavelmente feita de madeira, pedra ou bronze, e pela boca da imagem do dragão fluía a água do poço.

A localização desta fonte era no VALE DE HINOM: Um vale a sul de Jerusalém mencionado como fronteira entre Judá e Benjamim no período dos juizes (Js 15:8; Js 18:16), deixando esta cidade completamente no território de Benjamim (cf. Jr 6:1). É também chamado "vale do filho de Hinom" (Js 18:16); "vale dos filhos de Hinom" (2Rs 23:10) (Geena é a transliteração comum para o português de um termo de origem grega: "géenna". Por sua vez, géenna origina-se do termo hebraico Geh Hinnóm (גֵיאבֶן-הִנֹּם) que significa literalmente "Vale de Hinom", e que veio a tornar-se um depósito fora de Jerusalém onde o lixo era incinerado). O local do Vale é identificado com Wâdi er-Rabâbeh, cerca Jerusalém a oeste e a sul. Foi neste vale que os israelitas sacrificaram os seus filhos a Moloque nos dias de Manassés (2Rs 16:3; 2Rs 21:6; 2Cr 28:3; 2Cr 33:6).

·O deus adorado nesta fonte era Hinom.

1.Hinom era um deus cananeu da "Lamentação". O rei Jeú requisitou o templo de Baal para ser destruído, e o lugar a ser convertido no vale para receber o lixo da cidade, os cadáveres dos homicidas e ladrões.

2.O profeta Jeremias predisse que o vale se tornaria conhecido por "vale da matança" (Jr 7:31-34; Jr 19:2, 6; Jr 32:35). O rei Josias profanou o local, queimando os ossos dos sacerdotes de Baal no altar pagão, tal como fizera em Betel (2Rs 23:10 aquele lugar agora era um símbolo de repugnância, castigo e vergonha).

John L. McKenzie, no seu Dicionário da Bíblia (1965), diz: "Por causa deste santuário ritualístico para sacrifícios humanos, este vale é mencionado no livro de Jeremias. O profeta amaldiçoou o lugar e predisse que se tornaria um lugar de morte e de corrupção (7:32; 19:6), em Isaías 66:24, como local em que os cadáveres de rebeldes contra Yahweh devem jazer".

·DA FONTE DO DRAGÃO.

·Não jorra alegria.

·Não jorra louvor.

·Não jorra suprimentos.

·Não chora graça.

Depois de três dias em Jerusalém, Neemias foi dirigido pelo Senhor a apanhar "uns poucos homens" e percorrer as ruínas da cidade, na intenção de fazer um levantamento minucioso de tudo o que estava destruído. Observe que ele saiu de noite – isto para não despertar suspeitas aos inimigos de Israel, inspecionando as portas, os muros, a aqueduto do rei, etc. Em sua inspeção, Neemias se deteve em algo impressionante, ou seja, numa fonte, a fonte do dragão.

Os israelitas bebiam de uma cisterna imunda, se não morressem de fome [ Dt. 28: 49-57; Lm. 2: 20. Flavio Josefo registra o caso de muitas mães comerrem seus proprios filhos devido à terrível fome que teve em Jerusalém, tanto do cerco de Nabucodonossor quando na destruição de jerusalém por Tito no ano 70 d. C. (Guerra dos judeus, vi. 3. 4)]., com certeza os israelitas morreriam infetado pela imundície da àgua. [Levitico 11:36].

O Salmo 46:4, diz: Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Aqui a ênfase é posta nos recursos internos, especialmente na segurança que assegura a serenidade do povo de Deus, embora os poderes exteriores ranjam e ameacem, Deus é uma fonte perene de segurança e providencia.

Spurgeon: Há quatro maneiras pelas qual o curso deste rio alegra os cidadãos. A primeira se refere à perspectiva. A segunda diz respeito ao trânsito. A terceira é com respeito à fertilidade. A quarta é concernente ao abastecimento.

A fonte dessa força íntima é pintada como uma corrente de quieto contentamento (Sl 23.2; Is 33.21; Is 58.11), como o rio do Paraíso (Gn 2.10). Isso poderá ser uma alusão ao aqueduto de Ezequias mediante o qual a cidade era suprida de água (2Rs 20.20), porém, o conceito de uma infalível fonte de água viva, que transmite saúde e frescor a todos ao seu redor, é comum em muitas Escrituras [ Ez 47.1-10; Ap 22.1-2; Jo 4.14].

Quando o salmista diz: "Todas as minhas fontes são em ti" (Sl 87.7), a alusão à ajuda do Senhor é ressaltada e tornar-se evidente desde antemanhã (v. 5), isto é, de madrugada. Na intertextualidade biblica tal referencia pode ser um eco de Is 37.36.

Lembremo-nos que Neemias vem pela madrugada inspecionar a condição do povo. Há uma necessidade gritante dos lideres conhecerem onde e quando foi que começou o processo de contaminação e destruição de seu povo, quais foram as causas que contribuíram para lançar cada vez mais ao fundo nas àguas do pecado, no porrão do fundo do poço,não ignorando ainda, que por detrás de toda situação caótica está Satanás com sua influência maligna e nefasta. Mas o Senhor destruirá toda fonte, fluidez e minadouro de iniqüidade e apostasia [Jr 19:6-9].

Será que temos entendimento espiritual para vermos que o maligno trabalha continuamente, escancarando a fonte do Dragão [as concupiscências da carne, dos olhos e a soberba da vida]? Percebemos que o caminho para a fonte do dragão é sempre livre (sem nenhum obstáculo), mas que conduz a ruína?

Em provérbios 25:26, diz: 26 Como fonte turvada, e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio.Israel deveria ser uma fonte de água viva para s nações sedentas de Deus; os justos deveriam ser uma fonte de água que salta para vida eterna (Jo 4: 14). Mas quando Israel deixou a Lei do Senhor, de se manterem firmes, retos e verdadeiros diante dos incrédulos e dos adversários de Deus, Israel se transformou numa fonte pisoteada de água turva e imunda. Ninguém se sente atraído a beber dessa fonte, e quem o faz não sacia sua sede.

Que tipo de Fonte nós somos ou de que tipo de Fonte nós estamos bebendo?

·DA FONTE DE DEUS.

1.Jorra Contentamento: Sl 87:7 todas as minhas fontes estão em ti.

2.Jorra Salvação: Is 12:3 E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.

3.Jorra Águas Vivas; Jr 17:13 Ó SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.

4.Jorra Plenitude e Eternidade: Ap 7:17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Tendo a promessa da presença de Deus para apoiar-nos em todo momento (Is. 51: 12; Mt. 28: 20), devemos lembrar que no Deus Triúno encontramos todos os recursos necessários para a satisfação da nossa alma.

·Deus, o Pai, é manancial, a fonte de águas vivas (Jr 2:13).

·Deus, o Filho, é manancial, fonte da salvação: (Zc 13:1-3).

·Deus, o Espírito, é manancial, fonte da providencia (Jo 4:14;7:38).

Que Deus nos abençoe.