Os Eqüinos assim como os seres humanos também se machucam, sofrem acidentes, e, muitas vezes necessitam de fisioterapia para se recuperar, principalmente os atletas. Muitos são os recursos fisioterápicos disponíveis no mercado, e hoje é uma especialidade indispensável na área de Eqüinos de Esporte.

As vantagens são muitas: como a diminuição no tempo de recuperação do animal, muitas vezes, dependendo do problema o alívio é praticamente imediato; procedimento não invasivo; não tem doping, etc.

Os recursos mais utilizados são o Ultra-som Terapêutico, TENS, NMES, Laser, Campo Magnético Pulsátil, Crioterapia, Quiropraxia.

O Ultra-som terapêutico eleva a temperatura dos tecidos até 5 cm de profundidade causando vasodilatação (modo contínuo: utilizados em processos crônicos) ou não térmico (pulsado: processos agudos e subagudos). Favorece a circulação sanguínea; reduz edema; promove relaxamento muscular; favorece a recuperação da mobilidade articular (aumenta a produção de líquido sinovial); favorece a recuperação da habilidade de extensão dos tendões e ligamentos; aumenta a permeabilidade dos vasos e da membrana celular, acelerando o processo de difusão e o intercâmbio de produtos metabólicos e promove o alívio da dor.

Indicações: tendinites e desmites, bursites, edemas e hematomas, espasmos musculares, sobreossos, artroses, mialgias, claudicação, miosites.

O TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) promove eletroanalgesia e relaxamento muscular.

Indicações: dores cervicais, torácicas e lombares, distenções, mialgias.

O NMES (Estimulação Elétrica Neuromuscular) promove aumento da força e resistência muscular e drenagem linfática (pelo bombeamento produzido pelas contrações rítmicas).

Indicações: facilitação neuromuscular, fortalecimento muscular, combater contraturas em tecidos moles, mialgias.

O Laser (Light Amplification by Stimulated Emisión of Radiotion) utiliza a irradiação de soft-laser no tratamento usual. Além disso, a irradiação de laser posibilita uma ampla área de tratamento de áreas específicas da pele. Pode ser aplicado diretamente na região a ser tratada, em pontos gatilho (pontos doloridos) ou em pontos de acupuntura.

Indicações:

●Tratamento de ferimentos: ulcerações, queimaduras, tratamento pós-operatório de feridas, cicatrizações difícieis ou problemáticas, ferimentos, estomatites, gengivites, otites.

●Tratamento de problemas ortopédicos e tratamento da dor (Tratamento a través da irradiação dos pontos regionais e indicados de Acupuntura): distenções articulares, traumas, hematomas, tendinites, epicondilitis, artroses, bursites, discopatias, endurecimentos musculares, miosites, periostites.

●Problemas dermatológicos (Irradiação não-específica da região afetada): acne, herpes, alopecia.

Vantagens do Laser: indolor, asséptico, curto período de tratamento (são segundos de estimulação cada ponto), tratamento de processos dolorosos, tratamento de animais que não aceitam o tratamento com agulhas na acupuntura.

O Campo magnético pulsátil é um aparelho formado por duas placas que criam um campo magnético entre si com freqüências programáveis e podem ser fixados à região comprometida através de faixas. Esse campo magnético promove aumento da circulação local e do intercâmbio celular, onde as células receberão: nutrientes, íons e oxigênio.

Indicações: fraturas, fissuras, feridas abertas, dor de canela, inflamações agudas e crônicas.

A Crioterapia é a aplicação de frio (gelo, água gelada, duchas frias) em lesões agudas. O uso do frio faz com que ocorra uma diminuição da atividade metabólica das células lesadas e a atividade das enzimas que provocam dor por irritarem as terminações nervosas. A utilização do gelo em tendões logo após o treino e/ou competição ajuda a evitar muitas lesões nos tendões.

Indicações: traumas e inflamações agudas, espasmos musculares, inchaços.

A Quiropraxia é uma terapia manual que trata a disfunção da coluna vertebral e do aparelho locomotor por meio de "ajustes". É feita com um aparelho que permite leves "estalos" ou simplesmente o uso das mãos. Ajustando o corpo do animal, estaremos preservando o equilíbrio físico e saúde do animal, por meio do restabelecimento da biomecânica da coluna vertebral e facilitação da recuperação e funcionalidade do sistema nervoso.

Outros recursos estão disponíveis como Acupuntura, massagens, alongamentos, etc.

A fisioterapia também pode ser utilizada também como método preventivo de lesões, o que faz com que se aumente a vida esportiva do animal.

Dra. Cynara Campanati
www.vettherapy.com.br