A FÍSICA NO DIA-A-DIA

A Física é muito mais importante do que você pode imaginar. Os conceitos físicos estão presentes em sua vida desde antes de você levantar-se até a hora em que você dorme. Vamos analisar algumas partes do seu dia e comprovar isso. Venha viajar! A viagem será com destino ao conhecimento e seu meio de transporte será a Física.

Você está dormindo. Deitadinho em sua cama. Os cobertores e edredons que você usa são isolantes térmicos, ou seja, eles não produzem calor e nem frio, eles apenas isolam. Cobertores e edredons, assim como blusas de lã e outros agasalhos dificultam a perda de calor entre seu corpo e o meio ambiente.

Supondo que seu colchão seja de molas, você poderá lembrar-se da deformação elástica. Uma mola apresenta deformação elástica e se for retirada a força que a deforma, ela retorna ao seu comprimento e forma originais.

É hora de acordar. Você ouve o som do despertador. O som é um exemplo de onda mecânica, ou seja, um tipo de onda que precisa de um meio material para se propagar. Outro exemplo de onda mecânica são as ondas produzidas em cordas. E é importante lembrar que as ondas mecânicas não se propagam no vácuo.

Você levanta-se e caminha em direção ao banheiro para fazer sua higiene pessoal. Olha no espelho e vê sua imagem refletida. Recorda-se que espelho plano é toda superfície plana e polida e com alto poder refletor e que na superfície refletora é comum colocar-se uma película muito fina de prata.

Ainda no banheiro, você nota que o espelho está embaçado porque antes de você entrar, alguém havia tomado banho. Esse fenômeno observado por você deve-se às mudanças de fase. A água evaporou e em contato com a superfície fria do espelho, condensou-se.

Então, você senta-se para tomar café da manhã. Você prefere café com leite e lembra-se do equilíbrio térmico. O café está numa temperatura superior à do leite. Café quente e leite frio. Depois de misturá-los, chega-se ao equilíbrio térmico, ou seja, café e leite ficam com a mesma temperatura. Café e leite ficam mornos. Ou seja, a temperatura final de equilíbrio térmico será intermediária, menor que a temperatura do café e maior que a temperatura do leite.

Sobre a mesa há uma maçã e você se lembra da interação Terra-maçã. Ocorrendo a interação estando os corpos à distância, a força é chamada de campo. Exemplo: interação Terra-maçã. Forças são interações entre corpos, causando variações no seu estado de movimento ou uma deformação.

Depois de tomar seu café da manhã, você se arruma, pega a mochila e caminha em direção ao ponto de ônibus. Depois de entrar no ônibus, você se recorda de alguns conceitos físicos muito importantes tais como: velocidade, distância percorrida, deslocamento, tempo gasto para percorrer certa distância, movimento, repouso, referencial, trajetória, ponto material, corpo extenso, primeira lei de Newton...

Quando chega à escola, percebe que algumas salas têm ar condicionado e esse fato te lembra da transmissão de calor por convecção, que é o processo de transmissão do calor, nos líquidos e nos gases, por efeito das camadas aquecidas que se chamam correntes de convecção. E lembra que é graças às correntes de convecção que existem as brisas marítimas e terrestres e que existem outros aparelhos como a geladeira e os aquecedores.

Bem, o dia está só começando e você já identificou vários conceitos físicos. Poderíamos continuar descrevendo sua rotina diária e relacionando-a aos conceitos físicos, mas aí teríamos um pequeno problema. Este texto não teria fim. É impossível viver ou separar nossa vida da Física. Mas isso, é claro, você já sabia!

A viagem com destino ao conhecimento não termina nunca, mas existem outros meios de transportes tais como: a química, a matemática, a língua portuguesa, a biologia, a zoologia, a botânica, a geologia, a língua inglesa e... Viaje você também! Nessa viagem você não precisa pagar passagem. Você aprende e se diverte e não gasta nenhum centavo. Voe nas asas do conhecimento porque “acima do homem que salta está o homem que voa”. Voe, estude, aprenda, cresça, evolua. Você jamais se arrependerá dessa viagem e jamais voltará dela da mesma forma que você saiu. Isso eu garanto. Palavra de quem já viajou muito pelos livros e pelo conhecimento. Quem sabe numa dessas viagens a gente se encontra por aí... Quem sabe...