Os sofistas.

A etimologia sofista vem da palavra grega, Sophós cujo sentindo epistemológico determina se por sábio.  Aquele que tem uma inteligência exuberante.  Os sofistas não eram propriamente filósofos no sentido clássico de hoje.

Eles não davam aulas em nenhuma universidade, eram sábios itinerantes que viajavam as cidades da velha Grécia, reunindo grandes números de pessoas para ouvir seus discursos em praças publicas, ensinavam diversos assuntos referentes à Filosofia e a política.

Eles davam ensinamentos a respeito da Ciência, arte, eloquência, oratória, habilidade mental, com a finalidade de o aluno conseguir sucesso no mundo da política e dos negócios. A grande razão da Filosofia sofista é derrubar as teses adversárias.

A Filosofia Sofista nasceu numa época em que a civilização grega vivia fabulosas lutas políticas, além de conflitos de ideologias diversas nas assembleias dos Estados democráticos, isso é nas Cidades Estados.

O modelo sofista de educação desenvolveu muito na Grécia, sobretudo na cidade de Atenas, após as guerras médicas basicamente no ano 448 antes da nossa era, isso quando Atenas conseguiu vencer o povo persa.

Após esse período a cidade de Atenas viveu seu esplendor, as relações econômicas estavam em alta, do mesmo modo o comércio, nasceu então uma constituição democrática da cidade de Atenas.

 Uma grande elevação cultural, liberdade política, fazia se necessária que o processo educacional passasse também por uma revolução.

Foi exatamente esse o motivo da mudança, a procura de maior constituição de liberdade de pensamento a valorização das vontades pessoais e, sobretudo a divisão do poder, eliminando o sistema tradicional de poder aristocrático.

A educação oferecida até então na cidade de Atenas, era voltada inteiramente pela defesa ideológica do Estado e consequetemente das classes dominantes.

Naquele momento histórico a Filosofia sofista era a esperança de mudança para novo modelo social.

As aulas de Filosofia eram práticas para situações específicas, no cotidiano da Cidade Estado. O aluno no caso, o próprio político ou comerciante não eram preparados com muita eficiência.

  Não de certo modo desenvolvido nenhum sistema filosófico ou de ideias que justificassem uma analise mais apropriada.

Contudo, os sofistas sempre cobravam pelos seus trabalhos, são ensinamentos elaborados em função do povo, mas quando se referia ao povo, significava gente da elite, porque apenas ela poderia pagar pelos trabalhos desenvolvidos pelos filósofos.

Por meio do método sofístico muito membros da classe dominante procuravam ser excelentes oradores, nas assembleias públicas o uso da oratória para convencer as pessoas, sobretudo seus adversários das suas posições ideológicas.

Mas durante todo esse período a Filosofia não conseguiu formular nenhuma escola filosófica, não tinha academia estabelecida, o fato dos sofistas cobrarem pelos seus ensinamentos foi duramente criticado.

O motivo principal das críticas os alunos recebiam discursos prontos e não desenvolvidos por eles, raciocínios vazios de argumentação frágil com objetivo de convencer seus opositores.

Apesar de tudo isso, a Filosofia sofista foi muito boa para o desenvolvimento da Filosofia grega, além do ensino ser voltado para o mundo da prática, contribuiu também mais tarde para a sistematização da educação ao desenvolver, sobretudo com os estudos da gramática e da dialética.

Edjar Dias de Vasconcelos.