Alexandra Paula Cyrino dos S. Souza.

Texto:

FILOSOFIA NA PRÁTICA EDUCATIVA 

Este texto aborda parâmetros que identifica a filosofia analítica e a filisofia da educação, induzindo o leitor a entender como estas atividades acontecem e como elas nos auxiliam na progresso da educação. Tendo em vista que filosofia é uma palavra de origem grega composta de duas palavras philo = amigo e sophia = sabedoria, podemos dizer que filosofia é o amar e o respeito ao saber. Filósofo é aquele que domina essa arte, arte esta que consiste na busca, no desejo ao saber. Para filosofar é necessário ter curiosidade, questionar, indagar sem nunca contentar-se com as respostas, entendendo a complexidade e relatividade das coisas. É a procura incansável da compreensão, é pensar sobre o que pensam as pessoas sobre as descobertas, sobre  história, sobre as formas de comportamento, sobre a própria existência e o cosmo. O filósofo reflete sobre os temas de primeira ordem, como: religião, arte, conceitos morais e também sobre o senso comum.  A atividade filosófica é um trabalho intelectual  de reflexão contínua, obtido de forma crítica  e de análise; Este trabalho é comumente chamado de filosofia analítica.

            A filosofia analítica é uma atividade científica de segunda ordem, pois ela consiste em refletir sobre o discurso; necessariamente, ela não refletir sobre a natureza ou a história, mas sobre o que os cientistas dizem sobre a natureza e a história.  Nesse exercício de pensar, de se questionar sobre tudo, encontramos a filosofia em diversos âmbitos de nossas vidas, são várias as “filosofias” - filosofia da ciência, filosofia da história, filosofia da religião....

            Portanto, vamos nos deter um pouco a filosofia da educação. Esta atividade filosófica busca refletir sobre as questões que envolvem o processo educativo, reunir a educação e os valores transmitidos por esta, correlacionando pontos elementares desta, como educação e conhecimento, educação e democracia, educação e profissionalização...

            Procurando entender alguns aspectos do processo educativo, a filosofia da educação questiona situações ocorrentes no processo de ensino-aprendizagem; refletir como acontece esse o ensino-aprendizagem é seu objetivo. A filosofia da educação reflete se esse processo  da educação  acontece independente do processo da aprendizagem ou se estes estão correlacionados entre si. Mas, além dessas inquietações sobre o ensino-aprendizagem, a filosofia da educação pensa também o que seria educação formal e informal, que diferenças separam estas vertentes e como elas se sucedem.

            No processo de educação, existe a aprendizagem por doutrinação; Doutrinação é o processo pelo qual acontece “educação” sem compreensão e esta é intencionalmente colocada pelos seus doutrinadores, como acontece – por exemplo – com as crenças, negligenciando a um dos principais preceitos básicos da educação. O que diferencia educação e doutrinação, estar na metodologia aplicada, a educação se evidencia pela discussão de ideias, análise de alternativas e sobretudo pelo exame crítico dos fundamentos epistemológicos dos conteúdos estudados, fazendo com que os educando elaborem seus próprios conceitos diante dos fatos; na doutrinação, os conteúdos são impostos, onde não cabe questionamentos, os educandos são persuadidos e utilizados como repositórios de conteúdos.

            Contudo, a filosofia nos oferece subsídios para reflexão, favorece o ser pensante a desmistificar a obviedade das coisas, não apenas simplificando-as no relativismo, mas aprofundando na complexidade de sua apresentação; A compreensão sobre o mundo acontece a partir das indagações possíveis realizadas sobre as coisas que buscamos entender, encaminhando o ser a discernir no âmbito da educação ou até mesmo da vida social, seus objetivos específicos e sua relevância a evolução do ensino.

Referência Bibliográfica: 

http://www.ufpi.edu.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt3/GT3_2006_03.PDF