POSICIONAMENTO TEÓRICO DE UMA PROFESSORA DE FILOSOFIA DE ENSINO MÉDIO ATRAVES DA OBSERVAÇÃO: ESTUDO DO CASO

Angeluce Comoretto Parcianello
Carmen Maria de Andrade
RESUMO
Este trabalho é fruto de uma pesquisa Descritiva do tipo Estudo de Caso Qualitativo. A atividade realizou-se numa Escola Pública Estadual no perímetro urbano da cidade de Santa Maria ? RS ? Brasil. O estudo se deu no segundo semestre de 2004, tendo como campo de estudo o fazer de uma professora de Filosofia numa turma de 2° série do Ensino Médio. A área temática da pesquisa foi a discussão do assunto. A Filosofia como reflexão sobre idéias fundamentais. Daí delineou-se como objetivo geral a intenção de verificar o posicionamento teórico da Professora ao desenvolver a temática. A coleta de informações se deu com uma ficha de observação etnográfica da aula desenvolvida pela professora, sendo a análise e discussão das informações norteadas pela Análise de conteúdo.
A partir desta argumentação pode se disser que a professora observada segue uma postura crítica e humanista que no dizer refere-se ao professor Líbâneo: que as propostas metodológicas e planos de aula, são situações alternativas de aprendizagem que colocam o aluno em ação, tendo como ponto básico a construção do conhecimento dentro de um contexto social e as estratégicas surgem da interação professor / aluno. A professora junto a escola empenhou-se para recuperar a auto-estima e a força de vontade dos alunos, de desenvolver o lado humano, aprendendo a enxergar o aluno não como matéria, recebedores de conteúdos prontos, mas como seres que tem muito mais para receber, aprender, e compartilhar, trabalhar com o lado emocional dos alunos, é perceber a desumanização e "humanizar desumanizados". A sala de aula faz descobrir que os alunos não são somente alunos que recebem informações e as aceita sem questioná-las, eles fazem parte do mundo atual que está em plena transformação.
A vida moderna exige novas qualidades e características dos indivíduos. Construir um bom futuro depende de uma formação mais completa e alternativa são inúmeras. Cada individuo deve buscar, desde pequeno, tudo o que está no se alcance para preparar e conseguir se equilibrar nesse mundo tão dinâmico.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia ? Filosofia no Ensino Médio ? Humanista.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo é fruto de uma pesquisa Descritiva do tipo Estudo de Caso Qualitativo. A atividade realizou-se numa Escola Pública Estadual do perímetro central da cidade de Santa Maria ? RS / Brasil. O estudo se deu no segundo semestre de 2004, tendo como campo de estudo o fazer de uma professora de Filosofia numa turma de 2° série do Ensino Médio. A área temática da pesquisa foi a discussão do assunto A Filosofia como reflexão sobre idéias fundamentais. Daí delineou-se como objetivo geral a intenção de verificar o posicionamento teórico da professora ao desenvolver a temática. A coleta de informações se deu com uma ficha de observação etnográfica da aula desenvolvida pela professora, sendo a análise e discussão das informações norteadas pela Análise de Conteúdo. O artigo está estruturado em 6 partes:
No primeiro é apresentada a Filosofia no ensino médio com seu objetivo geral, e conteúdos previstos pela escola. Na segunda aparece a descrição das atividades. Na terceira parte aparece a análise e discussão do caso observado, para então ser construído o capítulo de sugestões e a conclusão final.
Muito tem se dito sobre Filosofia na Escola, seguindo a linha de pensamento de Almeida encontrou-se como objetivos para esta prática no Ensino as seguintes questões:
2. FILOSOFIA NA ESCOLA
? Simplificar a planificação das aulas e o processo de avaliação.
? Possibilitar um Ensino Crítico e não meramente expositivo.
? Uma apresentação Criativa e Crítica dos problemas, das teorias e dos argumentos da Filosofia.
? Colocar os Estudantes em contato com as idéias dos grandes Filósofos Clássicos e modernos.
? Ajudar os Estudantes a ler alguns textos clássicos da Filosofia.

Muitos testes objetivos servem para outros componentes curriculares, uma vez que a aprendizagem é interdisciplinar. O que vai garantir a construção do conhecimento por parte do aluno são as estratégias de ensino selecionadas.
O professor pode ser prolixo ou sintético, no caso da Filosofia sugere-se que seja sintético para não distrair o Estudante com um discurso prolixo, porque tudo aquilo que os estudantes precisam é de ter uma idéia simplificada das grandes idéias filosóficas.
O estudo de qualquer Disciplina faz-se por aprofundamentos sucessivos. O estudante que se interessar, por exemplo, por Estética verificará que há muito mais a dizer sobre os problemas, as teorias, e os argumentos apresentados; mas terá então os instrumentos e as noções elementares que lhe permitirão aprofundar o seu estudo.
Levamos a sério à idéia de que a Filosofia é uma Atividade Crítica. O objetivo não é fazer o estudante decorar idéias e palavras, mas sim formar uma posição pessoal e crítica perante os problemas, as teorias e os argumentos da Filosofia. Claro que para o poderem fazer terá de saber formular com rigor os problemas, as teorias e os argumentos estudados; terão que formular suas idéias. Procurou-se i por isso dar aos estudantes os instrumentos que lhes permitirão assumir essa atitude Crítica. E em todas as tarefas é bom interpelar o estudante, convidando-o a tomar uma posição. Compete ao professor avaliar não a posição do estudante, mas o modo como o fundamento (ALMEIDA ET al., 2003).
3. A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
A discussão de filosofia passou a fazer parte do Currículo de Ensino Médio brasileiro a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, n° 93.941.96 e no Estado do Rio Grande do Sul está regulamentada. Nesta escola faz parte da grade curricular como disciplina obrigatória.
Na escola estudada a disciplina é considerada como aquela que proporciona os espaços e os encaminhamentos necessários para desenvolver nos alunos as competências relacionadas ao saberes e a vivência cidadã. Contribuindo para a formação de homens dignos, livres, sábios, e capazes de engajarem-se ativamente na transformação, com vistas a uma convivência justa e fraterna.
Neste estabelecimento de ensino a Filosofia é oferecida tanto na 1º, quanto na 2º e terceira série do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Mesmo sendo uma disciplina que só reprova por freqüência e não por nota, as turmas têm todos os alunos matriculados em Filosofia, o que não é garantia de participação nem de interesse pelo conteúdo, exigindo esforço redobrado dos professores.
Os conteúdos previstos para cada série vêm acompanhados por níveis de exigências que aparecem representados nos quadros que se seguem:


QUADRO 1 ? Demonstrativo dos conteúdos e níveis de exigência previstos para o Ensino de Filosofia
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NÍVEIS DE EXIGÊNCIA
1-A FILOSOFIA NO CONTEXTO DOS SABERES
1.1 A Filosofia como reflexão sobre conceitos fundamentais 1.1 a 1.5 Estimular a reflexão e investigação
Clarificar conceitos
Interpretar significados
Elaborar argumentos
Determinara validade das inferências
Avaliar a coerência e a força explanatória das teorias
1.2 Características básicas do conhecimento
1.3 Verdade e Justificação
1.4 Usos da linguagem e argumentação
1.5 O pensamento humano: conceitos, hipóteses e teorias
2. ÉTICA
2.1 Ser e Dever ? Ser o problema das normas 2.1 a 2.5 Compreender e analisar os conceitos da ética
Compreender a relação entre legalidade, legitimidade e justiça
Compreender as características e as preposições envolvidas na ética
Desenvolver uma atitude avalia tória
Elaborar juízos mediante critérios justificados
Considerar as conseqüências ou implicações éticas das ações humanas.
2.2 Felicidade
2.3 Liberdade e Determinação
2.4 O bem, o mal e o justo
2.5 Modelos de reflexão ética
3. POLITICA E CIDADANIA
3.1 As relações humanas e o poder 3.1 a 3.5 Conhecer os conceitos envolvidos na política
Compreender e refletir a convivência social
Saber distinguir racionalmente as sociedades das suas instituições
Desenvolver a capacidade de identificar as situações políticas implicadas na vida cotidiana.
3.2 Ética e política
3.3 Individuam Sociedade e Estado
3.4 Representação e Democracia
3.5 Participações Política e Cidadania

A bibliografia que o professores seleciona e propõe para os alunos é a que segue:

QUADRO 2 ? Demonstrativo da Bibliografia indicada para o aluno
LAW, Stephen. Os arquivos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LEBRUM, Gerard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MAAR, Wolfgang Leo. O que é política. São Paulo: Brasiliense, 1994
NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, Cezar. Cidadania para principiantes. São Paulo: Ática, 2003.
VALLS, Álvaro. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Considerando que esta escola integra o PEIS ? Programa de Ingresso ao Ensino superior (Programa oferecido pela COPERVES ? Comissão Permanente do Vestibular) da Universidade Federal de Santa Maria, RS ? BR, existe os conteúdos previstos para cada série vêm acompanhados por níveis de exigências que aparecem representados nos quadros que se seguem:
______. Estado, governo, sociedade; por uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

BOBBIO, N.; BOVERO, M. Sociedade e estado na filosofia política moderna. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CHAUI, Marilena. Filosofia (Série novo ensino médio). São Paulo: Ática, 2002.

CHEVALLIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos dias. Rio de Janeiro: Agir, 1995.

COPI, Irving Marmer, Introdução à lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

COSTA, Cláudio. Uma introdução contemporânea à filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FITZGERALD, R. (Org.). Pensadores políticos comparados. Brasília: UNB, 1983.

FLEW, Antony. Pensar direito. São Paulo: Cultrix, 1979.

GALLO, Sílvio et.al. Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 1997.

HAIGHT, May. A serpente e a raposa, uma introdução à lógica. São Paulo. Loyda, 2003.

HABERMAS, Jurgen. Conciencia Moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Abril cultural, 1983. (Coleção Os pensadores).

HOLLIS, Martin. Filosofia - um convite. São Paulo: Loyola, 1996.

KANT, Immanuel.Crítica da razão prática. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 1995.

KREMER-MARIETE, Angéle. A ética. Campinas: Papirus, 1989.

LAW, Stephen. Os Arquivos Filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LEBRUN, Gerard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 1994.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores)

MAAR, Wolfgang Leo. O que é política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense,1996.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Brasília: UNB, 1989.

MURCHO, Desidério. Renovar o ensino da filosofia. Lisboa: Grádiva, 2003.

NAGEL, Thomaz. Uma breve introdução à filosofia. São Paulo: Martins Fontes,


Para o desenvolvimento das aulas de Filosofia a escola propõe a seguinte bibliografia para o professor é:
QUADRO 3 ? Demonstrativo da Bibliografia proposta ao Professor de Filos
ALMEIDA, Aires et al. A arte de pensar. Lisboa: Didática Editora, 2003.
APEL, Karl Otto. Estudos de moral moderna. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2003.
ARISTÓTELES, Ética a Nicómaco. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).
______. Política. Brasília: UNB, 1988
ARONDEL-ROHAUT, Madeleine. Exercícios Filosóficos. São Paulo: Martin Fontes, 2000.
BOBBIO, Norberto. A teoria das formas de governo. Brasília: UNB, 1995.
NISBET, R. Os filósofos sociais. UNB, 1952
NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, Cezar. Cidadania para principiantes. São Paulo: Ática, 2003.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de (Org.). Correntes fundamentais da Ética Contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
_____. Filosofando político contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
PLATÃO. A república. Lisboa: Fundação Calousta Gulbenkian, 2001.
_____. O político. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
PRADO JR, Caio. O que é verdade. São Paulo: Brasiliense, 1985.
QUIRINO, Célia Galvão; SOUZA, Maria Tereza Sadek de (Orgs). O pensamento político clássico: Maquiaveu e Rousseau. São Paulo: T. A. Queiroz, 1980.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleção Os Pensadores)
STRAWSON, Peter. Análise e metafísica: uma introdução à filosofia. São Paulo: Discurso Eleitoral, 2002.
TUGHENDHAT, Emst; WOLF, Ursula. Propedêutica lógica semântica. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
VALLS, Álvaro. O que é ética. São Paulo:Brasiliense, 1986.
WARNOCK, Mary. Os usos da filosofia. Campinas: Papirus, 1994.
WEFFORT, Francisco (org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 1998. 2 v.
WILSON, John. Pensar com conceitos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WOLFF, Francis. Aristóteles e a política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.
4. AULA OBSERVADA
* Considerando que este é um Estudo de Caso e que ele caracteriza-se por enfocar uma situação com contornos bem definidos, passar-se-á agora a descrever a professora, a turma e o conteúdo, os alunos e atividade desenvolvida na Pesquisa.
4.1. A Professora
A regente de classe é do sexo feminino, com 31 anos, solteira, licenciada em Filosofia, com Pós-graduação em Metodologia Pedagógica da Práxis no Ensino Médio e Superior Ensino Médio.
4.2. Turma e Conteúdo
Dentro da disciplina de Filosofia a turma selecionada, para estudo foi a da 2° série do Ensino Médio do noturno no 2° semestre do ano letivo de 2004. O assunto desenvolvido pela professora durante esta pesquisa foi o seguinte: A Filosofia como reflexão sobre idéias fundamentais.
4.3. Os Alunos
A turma é constituída por 23 alunos; sendo 15 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, entre 16 e 18 anos. Na turma existem apenas três alunos repetentes. Na sua maioria são trabalhadores que residem na periferia da cidade.
4.4. Atividade Desenvolvida
Para a concretização desta atividade foi realizado um contato inicial com a Escola e com a professora para apresentar o projeto de trabalho e planejar as atividades. A partir disto foram feitas visitas, reuniões de estudo e então se partiu para a observação das aulas.
Na primeira aula observada registrou-se que a professora inicialmente apresentou os itens do conteúdo previsto, seguindo adiante com os textos a serem trabalhados em aula.
No que se refere a conteúdo, a proposta inicial foi aos alunos uma idéia geral da respectiva disciplina, seu surgimento, seu conceito geral, utilidade, e os fundamentos que sustentam idéias e teorias no decorrer da História da Filosofia, ou seja, apresentar os seus primórdios para depois seguir adiante com o tempo específico.
O Plano de Aula. Construído pela professora para estes nossos encontros é o que segue abaixo.
Plano de Aula
Data / Período: 3 aulas
Assunto: A Filosofia como reflexão sobre idéias fundamentais.
Objetivo: No final da aula o aluno deverá ser capaz de:
- Fazer uma idéia do que é Filosofia e a que ela se volta.
- Ter noções de conceitos como relatividade, interpretação, atitude, crítica e argumentação.
- Será satisfatório se o aluno for capaz de conceituar e criar um argumento.

Procedimentos Metodológicos

Técnicas:
- Expositiva participativa;
- Estudo através de texto;
- Trabalho em grupo reunido por aproximação;
- Apresentação de trabalhos feitos em grupo.

Discussão em grande grupo.
Recursos:
- Quadro de giz e giz;
- Textos impressos;
- Livros de filosofia.

1° Momento: Oferecer um texto para que os alunos leiam em voz alta cada parágrafo;
2° Momento: Fazer um esboço do conteúdo do texto no quadro;
3° Momento: Divisão de grupo para resolução das questões oferecidas junto ao texto;
4° Momento: Correção dos exercícios de fixação, propiciando a participação de todos.
5° Momento: Sugerir que escrevam um argumento. E lendo um por um vamos analisar o argumento.

Avaliação:
- Participação em sala de aula.
- Atividade escrita




Filosofia:
Para o desenvolvimento inicial do conteúdo a professora fez o seguinte esquema no quadro de giz durante a apresentação do tema:
Relatividade: Uma idéias será relativa na medida que for superada por outra, que justifique (por A + B) sua argumentação.
Interpretação: Argumentação (atualizar a leitura de um texto antigo).
Atitude Crítica: - No senso comum estamos condicionados a preconceitos.
- Argumentar e dar razões (avaliar respostas).
- Analisar uma idéia sem fazer juízo, primar pela imparcialidade.
- Avaliar resposta de forma sistemática e lógica.
* ATITUDE CRÍTICA: NÃO OLHAR PARA UMA IDÉIA DE FORMA DOGMÁTICA; TER POSTURA IMPARCIAL.
Durante o desenvolvimento das três aulas a professora distribuiu aos alunos textos que explicavam, fundamentavam, e ilustravam os assuntos. Dentre estes textos estão os que seguem:
O QUE É FILOSOFIA?
Provavelmente, estás habituada a definir as ciências como a História ou a Física em termos de objeto e método. Por exemplo:
- A aritmética elementar estuda as principais propriedades da adição, da subtração, etc. O seu método é a demonstração matemática.
- A biologia estuda as propriedades dos organismos vivos. O seu método é a observação e elaboração de teorias que depois são testadas, por vezes em laboratório.
- A economia estuda as relações econômicas.
Também a filosofia tem um objetivo e um método de estudo. A filosofia tem como objeto os conceitos mais básicos que usamos nas ciências, nas artes, nas religiões e no dia a dia. A filosofia estuda conceitos como os seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é a troca de argumentos, a discussão de idéias.
A filosofia em ação: um exemplo
Imagina que, no meio de uma conversa qualquer, eu digo: "No fundo, é tudo relativo". Talvez já tenhas ouvido esta idéia muitas vezes. Talvez até tu próprio penses que é tudo relativo. A idéia de que é tudo relativo surge-nos naturalmente em certas circunstâncias, quando começamos a pensar em certos problemas. E é assim que surge a filosofia.
A filosofia (como as ciências, as artes, e as religiões) surge da nossa capacidade natural de pensar. Não é algo que só surge quando vamos a escola ou quando lemos livros de filósofos muito antigos. Algumas pessoas começam a fazer perguntas de caráter filosófico por volta dos 13 ou 14 anos. Eis alguns exemplos:
- Será que é tudo relativo?
- Será que a vida tem sentido? E se tem, qual é?
- Como se justifica a existência do estado, das leis e da política?
- Será que não faz diferença fazer sofrer os animais?
- O que sou eu na verdade? Será que sou apenas um corpo? Ou tenho uma alma?
- Será que Deus existe realmente ou será que os ateus têm razão e os crentes estão enganados?
- E se o mundo inteiro fosse uma ilusão e nada fosse real? Como é que eu posso ter certeza de que tudo não é uma ilusão?
- Quando digo que uma ação é boa estou apenas dizendo que a sociedade em que vivo aprova essa ação ou essa ação continuaria a ser boa mesmo que a minha sociedade.

Alem disso, os problemas filosóficos surgem também na nossa reflexão sobre as ciências, as religiões e as artes. Eis alguns exemplos:
- O que é realmente a arte? E a música?
- O que são realmente os números? Será que os teoremas matemáticos são invenções dos seres humanos ou descobertas?
- Como podemos conciliar a existência de um Deus bom e sumamente poderoso e sábio com tanto sofrimento no mundo?
- O que é realmente uma lei física? E como podemos ter certeza de que essas leis são verdadeiras?

Apesar de a filosofia ser uma reflexão que surge naturalmente nem toda a reflexão que surge naturalmente é filosófico. Muitas vezes temo respostas pessoais para perguntas filosóficas como: "Qual é o sentido da vida?" ou "Será que tudo é relativo?". Essas respostas pessoais, contudo ainda não são filosóficas. Podem ser o ponto de partida da reflexão filosófica; mas não são o ponto de chegada. Isso quer dizer que podes e deves partir das tuas convicções pessoais. E essas justificações têm de resistir à crítica. Vamos ver o que isso quer dizer.
A filosofia é uma atividade crítica
A primeira coisa a fazer perante uma afirmação filosófica como "Tudo é relativo" é tentar saber exatamente o que estamos a dizer. Tudo refere-se a quê? E o que quer dizer "relativo"? No estudo da filosofia, este trabalho de interpretação é crucial. Temos de saber com precisão o que realmente esta a ser afirmado para podermos discutir essa firmação. É por isso que no capitulo 2 iremos distinguir frases de proposições, e iremos ver o que é ambigüidade e outras armadilhas que não nos permitem interpretar corretamente as idéias dos filósofos.
Se me perguntares o que quer dizer "tudo" e "relativo" no contexto da minha afirmação posso responder assim:
"Tudo" refere-se a todas as verdades. O que eu defendo é que todas as verdades são relativas. E "relativo" quer dizer que quer dizer que as verdades mudam ou variam; não são coisas fixas.
Agora já compreendemos melhor o que quer dizer "tudo é relativo". Mas será então que nesse sentido, é verdade que "Tudo é relativo"? Que razões temos para aceitar esta idéia? Porque razão não será melhor aceitar a negação desta idéia? É porque por vezes queremos negar idéias que no capítulo 2 irás aprender a não errar ao negar certos tipos afirmações.
Já estás a ver que não basta interpretar e compreender o que eu queria dizer com a afirmação "Tudo é relativo". É preciso ter uma atitude crítica em relação ao que foi dito. Será que tenho razão? Por quê? Ou será que estou enganado?E por quê?
Quando fazemos estas perguntas, estamos a exigir argumentos. Será que os argumentos em que me baseio ao pensar em tudo o que é relativo são suficientemente fortes para apoiar esta idéia? Ou são apenas confusos e desinteressantes? A argumentação é o coração da filosofia e é por isso que a filosofia é uma atitude crítica. É por isso também que no capitulo 2 vamos aprender a distinguir os bons dos maus argumentos.
- Precisamos de argumentos para mostrar que os problemas que estamos a estudar não são meras ilusões ou confusões. Por exemplo, será que o problema do sentido da vida faz sentido? Por quê?
- Precisamos de argumentos para avaliar as respostas que os filósofos e nós próprios damos ao problema da filosofia. Por exemplo, será que a resposta que Platão dá ao problema da imortalidade da alma é boa?
- E precisamos saber avaliar argumentos porque argumentos porque os filósofos passam grande parte do seu tempo a apresentar argumentos a favor da suas idéias e contra as idéias que ele acha que estão erradas. Por exemplo, será que o argumento de Santo Anselmo a respeito da existência de Deus é bom?

Porque filosofia é uma atividade crítica, avalia cuidadosamente os nossos preconceitos mais básicos. Isto faz da filosofia uma atividade um pouco melindrosa. Em geral, temos tendência para nos agarrarmos aos nossos preconceitos, porque eles condicionam a maneira como vemos o mundo e como vivemos a vida. A filosofia, pelo contrário, exige abertura de espírito e disponibilidade para pensar livremente.
O fato de a filosofia ser uma atividade crítica coloca-te numa posição muito diferente, como estudante, daquela que te é exigida nas outras disciplinas. Em filosofia, tens a liberdade de defender as tuas idéias. Tanto podes defender que Deus existe como que não existe; tanto podes defender que o aborto deve ser permitido como que não o deve ser. Até podes defender que a filosofia é uma ilusão e um absurdo.
Nesta disciplina, não te pedimos que te limitasses a repetir o que diz o teu professor. O que pedimos é que aprendas a pensar. E pensar implica apresentar argumentos. Tens a liberdade de defenderes o que quiseres, mas tens de adotar uma atitude critica. Isto é o seguinte:
- Tens de sustentar o que defendes com bons argumentos.
- Tens de aceitar discutir os teus argumentos.

O objetivo é que sejas tu a pensar filosoficamente; mas para poderes pensar filosoficamente terá de saber usar um conjunto de instrumentos que te permitirão pensar de forma mais organizada e sistemática. E terás de compreender corretamente as idéias que iremos estudar ? mesmo que aches que estão erradas. Se conseguires dizer de forma clara, articulada e fundamental em bons argumentos porque razão está errada, já estarás a fazer filosofia.
- Ser crítico não é "dizer mal". Ser crítico é olhar com imparcialidade para todas as idéias? quer sejam nossas, dos nossos colegas ou de filósofos famosos. E olhamos para elas com imparcialidade para podermos avaliar se são verdadeiras ou não.
- Ser crítico não é ser extravagante. Uma pessoa pode perfeitamente ser crítica e seguir as convicções da maioria. Ser crítico não é dizer "Não" só para marcar diferença. Ser crítico é dizer "Sim", "Não", ou "Talvez", mas com bases em bons argumentos.

Voltemos agora a minha idéia de que tudo é relativo. Que argumentos têm a meu favor? Se me fizeres esta pergunta, posso responder assim.
Ao longo dos séculos verificamos que o que pensamos ser vontade vai mudando. Primeiro pensávamos que a terra estava no centro do universo; depois que não estava.
Primeiro pensávamos que o cristianismo era a única religião verdadeira e que o Deus cristão tinha de ser imposto pela força. Depois, verificamos que há várias religiões e que todas têm direito de existir. Em suma, os que hoje pensamos que é verdade amanhã pensaram que é falso, e é por isso que eu digo que tudo é relativo.
Esta resposta é uma tentativa de justificação da idéia de que tudo é relativo. Mas será uma boa justificação? O teu trabalho em filosofia é discutir os meus argumentos. Poderíamos começar por fazer notar que esta justificação parece misturar duas coisas diferentes: O progresso cientifica e a tolerância religiosa. E por isso talvez fosse vantajoso ver cada uma dessas coisas em separado.
Poderíamos começar pela primeira, perguntando se é mesmo verdade que o progresso cientifica mostra que verdades são todas relativas. Pelo contrário, poderias dizer que, se tudo fosse relativo, não haveria realmente progresso cientifico; haveria apenas uma mudança de teorias cientificas. As teorias antigas seriam tão boas como as modernas. Mas se isso fosse verdade, que razões teríamos nós para mudar as teorias?
Eu poderia responder que somos forçados a mudar de teorias por vários motivos. Por exemplo, quando um certo grupo de cientista se quer destacar, pode apresentar uma nova teoria revolucionária e fazer tudo para ver a sua teoria ser aceita. Mas isto nada nos diz sobre o valor intrínseco da nova teoria. A nova teoria é tão boa como a velha; são apenas diferentes.
Já vês que a filosofia é uma atividade dialogaste: consiste em trocar e discutir idéias. A diferença entre uma discussão filosófica e uma gritaria, por exemplo, é esta: em filosofia discutimos para chegar à verdade das coisas, independentemente de saber quem "ganha" a discussão; numa gritaria discute-se para ganhar a discussão, independentemente de saber de que lado esta a verdade.
A filosofia como atividade crítica
- O que é um preconceito? De alguns exemplos, explicando porque razão são preconceitos.
- Para que fim precisou de argumentos na filosofia?
- O que precisas de aceitar para poderes ter uma atitude crítica?
- Qual é a diferença entre justificar as nossas respostas pessoais e ter uma atitude crítica?
5. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ? COMENTÁRIO
A professora ao iniciar a aula, cumprimentava seus alunos, colocava a data no quadro de giz, fazia a chamada, e pediu a todos que fizessem um circulo na sala de aula para iniciar com uma dinâmica de grupo antes de iniciar a aula propriamente dita.
A dinâmica de grupo é uma temática para facilitar o aprendizado, alem de abrir ou encerar qualquer tipo de aula ou evento. O pensamento de Leminski introduz a dinâmica "olho no olho", remetendo a uma análise introspectiva de si mesmo e do outro (MIRANDA, 1996, p. 33).
A partir desta organização do espaço da sala de aula a professora distribuiu o material que foi usado, para cada aluno. Isto evidenciou o planejamento o cuidado da professora para que cada aluno tivesse o conteúdo como roteiro para a aula desenvolvida.
A importância de Planejar antes de agir, distribuir os conteúdos pelo tempo disponível, é enfatizada pelo professor Líbano quando afirma que:
A ação docente vai ganhando eficácia, à medida que o professor vai acumulando e enriquecendo experiências, ao lidar com as situações concretas de ensino. Isso significa que, para planejar, o professor se serve, de um lado, dos conhecimentos dos processos didáticos e das metodologias especificas das matérias e de outro, da sua própria experiência prática (1991, p. 225).
Este material referido anteriormente era constituída de uma folha onde estava o texto: "O que é Filosofia" que aparece anexado ao plano de aula anteriormente apresentado.
A partir daí iniciava-se a aula com um esquema no quadro de "O que é Filosofia, para introdução da Disciplina que ia ser estudada, tendo como objetivo despertar a atenção do aluno, estimular a reflexão e a investigação, clarificar os conceitos, interpretar os significados, elaborar os argumentos e determinar a validade das inferências".
Nesta direção concorda-se com o que escreve o prf° Arroyo quando diz:
Educar é revelar saberes, significados, mas antes de qualquer coisa, revelar-nos como docentes educadores na nossa condição de humanos. É o nosso oficio, a nossa humana docência (ARROYO, 2000, p. 67).
Entendendo-se o Ensino Médio como uma sala de aula com a maioria de Jovens e Adolescentes, com problemas, verificou-se que a Profª procura no decorrer das aulas, proporem atividades que envolvessem métodos e técnicas coerentes com a realidade e interesse dos alunos, para despertar-lhes o interesse pela Disciplina de Filosofia.
O professor Arroyo (2000, p. 67) em seus escritos enfatiza este despertar dos alunos através do desenho que se segue:

Pelo Ser Pelo saber

Interesse Viver em grupo

Ensinar Pelo viver
Pelo fazer

Respeitar o próximo


Pelo aprender


Nesta direção o Professor Almeida nos leva a pensar que:
Ao longo do ano vai aprender Filosofia, e o nosso objetivo é permitir-te uma aprendizagem segura e tão estimulante quanto possível. A nossa esperança, é que consiga ter boas classificações a Filosofia. A Filosofia é muito mais uma atividade do que um corpo de conhecimentos. Se as coisas correrem bem no final do ano saberás pensar (2003, p. 8).
E para envolver os alunos na sua realidade dentro da sala de aula além de uma função educativa, o prof° deve ter a finalidade formativa, em função do processo teórico e prática dos alunos deve ser proporcionado um modo significativo de Assimilação Crítica da Filosofia, tendo o compromisso de aumentar cada vez mais a capacidade critica e criadora do aluno, tendo como referência o texto utilizado em sala de aula.
A atividade foi observada em três aulas de 45 minutos, sendo que a conclusão foi uma atividade critica para os alunos responder por escrito.
6. ATINGINDO OBJETIVOS
Este Estudo de caso teve como objetivo geral verificar o posicionamento teórico da professora de Filosofia do Ensino Médio de uma Escola Pública do Centro da cidade de Santa Maria ? RS / BR, no segundo semestre letivo do ano de 2004.
Após análise do material usado pela professora depois de participar de reuniões de planejamento e observar as aulas desenvolvidas ficaram evidentes os indicadores que norteavam a ação docente, bem como sua posição teórica.
No que se refere ao planejamento didático constatou-se a preocupação da professora em desenvolver as aulas dentro da bibliografia proposta, usando técnicas para aproximar o aluno, recursos para que o aluno sentisse envolvido na sala de aula, procurou-se dividir o tempo e tentar mantê-lo para que todas atividades planejadas fossem cumpridas, dentro das três aulas que estavam disponíveis para este trabalho.
A bibliografia foi selecionada com toda atenção para despertar no aluno a curiosidade, por exemplo: De o que é um argumento, e como se analisa um argumento, conforme texto usado em sala de aula.
No que se refere à relação professora x aluno. O papel do professor é fundamental no avanço construtivo do aluno, aqui no caso dos adolescentes. É o professor que pode captar as necessidades dos alunos, quando estão empenhados buscando o conhecimento.
O método, a metodologia utilizada pela professora para envolver o aluno, para que ele sentiu se desafiado e se habituasse a ir pensando por ele (aluno) mesmo. Nesse sentido, considerando a importância dos métodos de ensino, na construção do conhecimento, estes passam a ser um dos elementos importantes na organização de caminhos alternativos a serem percorridos pelo professor para envolver o aluno.
Estes caminhos alternativos são procedimentos de ensino, os quais fazem parte de um método. Assim na utilização de um método usamos vários procedimentos, pois, o método é o caminho para se chegar a um determinado objetivo.
Vemos que, no entanto, o objetivo aqui através da observação da professora, ao desenvolver a temática, constatou que a professora observada segue a postura crítica e humanista no que refere-se ao professor Líbano.
Entretanto a proposta do professor estava alicerçada numa pedagogia Crítica, as suas ações serão ativas, dinâmicas, concretas, e contextualizadas, possibilitando a transformação, sendo uma metodologia construída pelo professor e pelo aluno no decorrer do processo.
O professor deve estar sempre se atualizando, buscando adquirir novos conhecimentos, porque os com alunos, ele é desafiado freqüentemente, e questionado sobre os mais variados assuntos, e um professor bem preparado, crítico tem a maior probabilidade de conseguir ótimos resultados com seus alunos.
Procurei, em todos os momentos; dedicar-me ao máximo na busca dos objetivos propostos. Apesar de todo o esforço foi extremamente compensador.
Também deve ser considerado o que foi observado na relação da professora com os demais professores, Direção e Funcionários.
Desde os primeiros contatos com a Escola; com a Direção, sempre manifestei consideração e respeito com os demais professores e com a direção, pois são professores que estão empenhados em fazer o melhor para manter seus alunos dentro da sala de aula; quanto aos funcionários, é pessoas que procuram dar sua parcela de contribuição, e que procurei sempre uma convivência sincera, o meu obrigado.
Na sinceridade, no trato do conteúdo e nas ações propostas a construção do conhecimento por parte dos alunos. Quando um professor chega a sua sala de aula, conversa com seus alunos, passa confiança, tanto para o professor no conteúdo, nos eventuais problemas que surgiram dentro da sala de aula, tentando resolver, com eles mesmos(alunos) e tentar resgatar a confiança, a integração; propor trabalhar juntos, isso a professora tentou em todos os momentos evidenciar que para o professor o aluno era importante não só por ser aluno, mas por ser humano e por ter responsabilidade e a oportunidade de estar nesta sala de aula, e estudando Filosofia; a partir do que uma professora mostra para seus alunos que eles são competentes, se obtém os melhores resultados, no conteúdo, na convivência e na Escola.
A Filosofia permite ver que homem quer ter, questiona a sociedade e seus valores, questionam os valores sociais e étnicos e trabalhar co os alunos, nesta disciplina nos possibilitam situar eles dentro dos quatro pilares da educação:


Aprender a conhecer Aprender a fazer
Respeitar a si e aos outros ensinarem o aluno para que ele
Conscientização possa acompanhar a evolução
Aprender a prender compartilhar nunca dispensada as sua base
Conhecer o aluno levando em sés, conhecimentos que possui.
Consideração sua história.


Aprender a viver juntos Aprender a ser

° Compreensão mútua °Respeitar as escolhas
° Sociabilizarão situar-se em seus limites
° Aprender a conviver °Limitar espaços
É um saber cada vez mais necessário. Visa à responsabilidade e a Integração.



A partir desta argumentação pode se dizer que a professora observada segue uma postura crítica e humanista que no dizer refere-se ao professor Líbano: que as propostas metodológicas e planos de aula, são situações alternativas de aprendizagem que colocam o aluno em ação, tendo como ponto básico a construção do conhecimento dentro de um contexto social e as estratégicas surgem da interação professor / aluno.
Analisando estas colocações; podemos dizer que a prática educativa orienta-se em função do alcance dos objetivos propostos e este serão alcançados no momento em que o professor / aluno através de instrumentos diversificados (conteúdos, recursos, procedimentos) colocam-se em ação na busca da consumação dos mesmos. Pois,
Os objetivos educacionais, expressões, portanto, propósitos defendidos explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir para se capacitarem para as lutas sociais de transformação da sociedade (LIBÂNEO, 1991, p. 120).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este artigo foi fruto de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso qualitativo numa escola publica estadual do perímetro central da cidade de Santa Maria ? RS / Brasil.
O estudo foi desenvolvido no 2º semestre de 2004, tendo como campo de estudo o fazer uma professora de filosofia numa turma de 2º série do ensino médio.
A área temática da pesquisa foi a discussão do assunto A Filosofia Como Reflexão Sobre Idéias Fundamentais. Daí delineou-se como objetivo geral a intenção de verificar o posicionamento teórico da professora ao desenvolver a temática.
A coleta de informação se deu com a ficha de observações etnográficas da aula desenvolvida pela professora, sendo análise e discussão das informações norteadas pela análise de conteúdos. A professora junto da escola empenhou-se para recuperar a auto-estima e a força de vontade dos alunos, de desenvolver o lado humano, aprendendo a enxergar o aluno não como matéria, recebedores de conteúdos prontos, mas como seres que tem muito mais para receber, aprender e compartilhar, trabalhar com o lado emocional dos alunos, é perceber a desumanização e "humanizar seres desumanizados". A sala de aula faz descobrir que os alunos não são somente alunos que recebem informações e as aceita sem questioná-las, eles fazem parte do mundo atual que está em plena transformação. A vida moderna exige novas qualidades e características dos indivíduos. Construir um bom futuro depende de uma formação mais completas e as alternativas são inúmeras. Cada individuo deve buscar, desde pequeno, tudo o que está no seu alcance para preparar e conseguir se equilibrar nesse mundo tão dinâmico.
Nosso ofício está baseado na dinâmica da aprendizagem, no aprender e ensinar a sermos humanos, daí reencontrou o sentido educativo do nosso oficio de mestres, professores
(ARROYO, 1998, p. 55-56)

BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Aires et at. Arte de Pensar. Lisboa: Didáctica Editora, 2003.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre, imagem e outra imagem. 3. ed. Ed. Vozes, 1998, 2000, 2001.

MIRANDA, Simão de. Oficina de dinâmicas de grupos, empresas, escolas e grupos comunitários. Campinas, SP: Papirus, 1996. p. 33.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Pulo: Ed, Cortez. 1991

DELORDS, Jaques et. Al. Educação: Um tesouro a descobrir. 4. Ed. Cap. 4, São Paulo: Cortez, 2000. p. 89-102.