Filosofia é a união de duas palavras gregas Fileo (Amigo) e Sofia (Sabedoria) que juntas formas “O amor a Sabedoria” ou “A amizade ao Saber”, tal pensamento vem sendo presente em todas as áreas de nossa vida, pois nos ajuda a compreender o mundo que nos rodeia e desenvolve nossa capacidade de pensamento e reflexão.

A Filosofia não é uma ciência pois não possui fatos comprovados ou baseados cientificamente, e sua presença no ensino básico tem sido elementar. Temos pesquisas que comprovam que a presença do ensino de cunho filosófico tem desenvolvido a capacidade de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, e melhorado o seu raciocínio para as disciplinas mais complexas.

Quando nós falamos de filosofia procuramos associar o conceito como sendo algo que não é ensinado e nem tampouco aprendido em uma sala de aula, e sendo assim se o professor não estiver bem preparando didaticamente, as aulas serão enfadas e trará a antipatia dos alunos para esta fantástica disciplina de caráter obrigatório para o Ensino Médio segundo a LDB.

Kant, filosofo alemão, assim se refere ao filosofar: “Não é possível aprender qualquer filosofia; [...] só é possível aprender a filosofar, ou, seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os.

Kant adverte que não se é possível aprender a filosofia em si, o que se aprende é colocar em ordem as ideias e expressa-las com o máximo de coerência possível, conseguindo fazer isso, está filosofando, lembrando que aprender a filosofar é exercer o direito de refletir por si próprio, de confirmar ou rejeitar as ideias e os conceitos com os quais se depara.

Thales Rogério M. dos Santos: Filósofo, professor e Master em Gestão de Pessoas