Além de filosofar e pensar na minha própria conduta pretendo fazer com que todos reavalie as suas próprias condutas... Acrescento isso aos filósofos que aqui deixam seus comentários, pois o caminho da filosofia, ou melhor, o caminho do filósofo é uma estrada cheia de altos e baixos, não há como não ser assim pois (falando por experiência própria) quando você se dedica a estudar alguma coisa este acaba sendo o caminho da minha santificação e coloco todas as minhas energias nisso!

Vamos a reflexão...

Reproduzo aqui um parágrafo de um excelente artigo que li de um amigo e jornalista Márcio Antônio Campos escreveu em seu blog chamado Tubo de Ensaio ( http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/tubodeensaio/?id=890488 ):

"De fato, o blog não é imparcial. No primeiro post, de apresentação, em setembro do ano passado, escrevi que para mim ciência e religião são complementares, usando a metáfora de João Paulo II sobre as duas asas que conduzem ao conhecimento da verdade (Fides et Ratio, 1). É essa a visão que defendo no blog. Logicamente, isso me leva a contestar quem venha defender o contrário. Alguns consideram isso um defeito e exigem um blog "neutro". Bom, Richard Dawkins não é neutro; Sam Harris não é neutro; Enézio de Almeida Filho não é neutro; cada um defende seu ponto de vista, e eu defendo o meu. Isso não é errado; errado seria posar de neutro e defender posições, coisa que nunca fiz. E quem lê os comentários do blog sabe que, apesar de eu ter minha opinião e defendê-la, não censuro quem pensa diferente de mim."

O que ele escreveu aqui é certíssimo... Pensando bem é muito difícil viver em uma sociedade, agir sem ter uma cosmovisão própria. Ainda mais o filósofo que está em contato com diversas linhas de pensamento...

Confesso sinceramente que estou buscando esta "neutralidade" e me deparo muitas vezes com questões aos quais é extremamente complicado ser "neutro" se você é uma pessoa coerente em sua vida.

Estou escrevendo meu TCC em Nietzsche e tenho aprendido muito com seu pensamento. Adoro o modo como ele escreve, a ironia e toda as críticas com que ele faz a respeito do cristianismo qua a meu ver muitas são pertinentes sim!

Eu leio, estudo, leio uma Obra de tal filósofo ao qual na faculdade trabalhamos e a partir disso confronto minhas crenças, opiniões, vivências com tal pensamento e com SINCERIDADE DE INTENÇÃO, pois não há como estudar o que se ama ( colocar sua alma, santificar-se nisso) sem uma entrega total. Consciente também é claro, porém vivenciada juntamente.

Um modo que encontro e acredito ser o correto é o ato de ser "neutro no julgamento", isto é, JAMAIS JULGO. E digo que nunca mais julgarei pois depois de tudo que tenho estudado, visto não há como julgar nada nem ninguém. Minha imparcialidade está em qualquer julgamento sobre a pessoa , no caso das idéias ainda sim terei de pensar antes de dizer alguma coisa...

Mais um excelente trecho:

"E sabemos que existem dois grupos principais para quem a relação entre ciência e religião é de incompatibilidade, oposição ou guerra: os ateus militantes e os fanáticos religiosos fundamentalistas. E basta verificar o noticiário atual para saber que são os ateus militantes o grupo que tem mais espaço na mídia. Então, é natural que o blog reflita essa predominância. Mas rejeito completamente as alegações de que eu só pego no pé dos ateus. Só para citar alguns exemplos, já critiquei o criacionista turco Harun Yahya por ter conseguido bloquear na Justiça o acesso ao site de Dawkins na Turquia; critiquei a Arquidiocese de Nápoles por não permitir testes na substância que supostamente é o sangue de são Januário; critico quem se apoia no "Deus das lacunas"; mostrei a visita do cético Michael Shermer ao "museu da Arca de Noé", na Inglaterra; e ontem mesmo coloquei aqui um vídeo criticando a visão dos criacionistas da Terra jovem, mostrando que a ciência derruba completamente as suas teorias sobre a criação do mundo – aliás, esse vídeo estava no topo do blog desde a tarde de ontem e mesmo depois disso ainda havia comentaristas dizendo que eu só escolhia os ateus como alvo, ou seja, está rolando uma leitura seletiva no blog."

Aqui escrevo mais por mim do que por alguns filósofos da qual estudei e não só concordo com meu amigo Márcio como acho a conduta dele de extrema honestidade consigo e com sua profissão.

Agora coloco a questão para nós filósofos de plantão...