O que se procedeu com a ideia cristã; foi pressentido na realidade séculos antes de Jesus e dos Essênios cujos principais precursores foram Sócrates e Platão.
Não obstante, estas citações nos esclarecem com propriedade que se caso Sócrates e Platão pressentiram em algum momento a ideia Divina em seus escritos também veremos logicamente a depararmos a estes os princípios fundamentais do Espiritismo.
Pois, o homem atingiu um ponto em que a luz irradia por si mesma de sob alqueire; e ele, portanto, está maduro para encará-lo como a oliveira.
E, isto, contudo, de pior ocorre, a fim daqueles cujos quais não ousam a abrir os olhos e a vida torna-se sistemática, rígida e calculada como a de um cientista, mas lhe fornece ainda assim situações novas e inesperadas.
No qual, pode-se transformar em janelas, passagens para a complexidade da natureza ? uma complexidade que não se pode prever a partir do curso da vida comum.
Portanto, o tempo é chegado de examinar as coisas amplamente e do alto e não mais pelo ponto de vista mesquinho e estreito dos interesses de seitas e castas.