UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
CENTRO FILOSOFIA, LETRAS E ARTES
CURSO:LETRAS HABILITAÇÃO EM PORTUGÊS
Daiany Fontinele Albuquerque

 

 

 

ARTIGO CIENTÍFICO

 

 

 

 


Sobral-2014
Daiany Fontinele Albuquerque

 

A FILOSOFIA DE QUINCAS E A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE CHARLES DARWIN.

 

 

Artigo científico apresentado á disciplina Literatura Brasileira I do curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA como requisito parcial para aprovação da disciplina, ministrada pelo professor Ângelo Bruno.

 

 


Sobral-2014
A FILOSOFIA DE QUINCAS E A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE CHARLES DARWIN.
ALBUQUERQUE, Daiany fontinele¹

RESUMO: Este presente artigo tem por finalidade fazer uma abordagem teórica sobre a obra Quincas Borba, no que diz respeito ao Darwinismo presente na mesma. Serviram como base a pesquisa (Ébion de Lima), este artigo apresenta caráter bibliográfico, onde o mesmo está estruturado em partes: de início uma breve explanação sobre o Realismo, escola a qual está inserida a obra, em seguida sobre a vida e obra do autor Machado de Assis e por fim um paralelo entre o Humanitismo e o Darwinismo nos personagens do livro Quincas Borba. Espera-se que este estudo venha contribuir para o enriquecimento do conhecimento, também para exploração da obra no que diz respeito à crítica que Machado de Assis Faz a sociedade da época.

Palavra chave: Darwinismo. Humanitismo. Realismo. Quincas Borba. Teoria.

INTRODUÇÃO
Tendo em vista que a teoria da Evolução foi uma teoria formulada por Charles Darwin no século XIX, século este que foi fortemente influenciado por correntes filosóficas e científicas, Machado de Assis na obra Quincas Borba busca fazer uma crítica à sociedade junto a esta teoria sob a forma do personagem Rubião, mostrando que no mundo se sobressaem os mais fortes e os mais aptos.
O darwinismo consiste na capacidade dos seres vivos em se adaptar nos mais diversos ambientes, devido a esta seleção natural os mais fortes sobreviverão e consequentemente ocorrerá a evolução da espécie.
A obra Quincas Borba foi publicada em 1896, em plena III revolução industrial, o Brasil também estava numa época de transição entre o segundo reinado e o início da primeira República. Machado busca através do enredo, dos personagens,