A Filosofia antes de um Filho nascer

 

Em primeiro lugar, não se deve acreditar que os filhos nascem porque Deus quer. Surgem, porque ‘alguém entre nós’ estava se relacionando sexualmente em alguma parte do velho mundo.

Segundo, ao Educá-lo, você grita? Ele também gritará contigo. Você fala palavrões? Possivelmente ele utilizará o mesmo artifício ignorante. Prive-se.

Terceiro, faz relações sexuais com seu ‘companheiro’, amante ou, com quem ‘aparecer’, de forma muito exposta? Se ele (ª) vê, estará com isso e, dependendo da idade, libertando algo que poderá ser prejudicial mais à frente. Teoria sexual é diferente de prática.

Quarto, quando seu filho for se ‘divertir’ e estiver inalando cocaína e fumando maconha etc., ao averiguar certeza, tu deverás ficar muito preocupado e agir. Se não ficar e, não atuar, será pior para ele e ridículo para ti. Não arrisque!

Quinto, nunca deverá impor suas ideias. Se assim for, serás autoritário demasiadamente. As demasias não correspondem à verdadeira Educação.

Sexto deve aprender a arte de ser sutil e amável mesmo nos momentos de rebeldia (não é fácil). No entanto, não perder a noção disciplinadora que pede por limite. Lembre-se: “Ei de endurecer, mas perder a ternura jamais.” Já dizia ‘pai Ernesto Che’.

Sétimo ao se intrometer na vida alheia excessivamente, ele notará e, ficará tão idiota quanto ti.

Oitavo, Educar um filho, enquanto estiver vivo, será para toda a vida. Educação não cessa. Preocupações também!

Nono, porém, deve entender que jamais será dono da vida dele. Portanto, bem ou mal, quem deverá fazer Escolhas é ele. Logo, sentirá com maestria o peso da vida e de suas deliberações equivocadas. O tempo não perdoa!

Décimo, como pai, tem o Dever de demonstrar vários caminhos bons e ruins. Mas, atenção: jamais evidenciá-los usando-se de ardis a induzi-lo fazer o que você quer. Com o tempo a existência passará a ser ‘apenas dele’, como indivíduo. Dói? Assim que é.

Décimo primeiro, não poderá ser irresponsável. Pois, deste modo, estará o estimulando a ser tolo como ti. Os filhos conseguem notar desde muito cedo quem os trouxe a existência. Eis, uma lição dolorida: ‘já que pariu a cobra agora crie’. Quer ouvir isso?

Décimo segundo será muito triste e danoso se seu descendente notar que não foi fruto de um suposto ‘Amor’. E, maléfico, compreender que seus pais não se amam. Destarte, vocês não serão exemplos de Amor.

Décimo terceiro, a ‘Realidade não existe quando se é criança’. Os adultos não têm o direito de provar ao contrário. O que é Real?

Décimo quarto terá que perceber antes de seu filho nascer, que não conseguimos ensinar as pessoas a viverem. Não há regras infalíveis á serem seguidas. Com isso, ganhamos outra lição dolorosa: não se ensina a viver, mas, a morrer! E, assim, ele entenderá com mais rapidez o que é a Vida! O problema é que tu precisarás de muita habilidade e vivência para explicar tal lição. Não desanime!

Décimo quinto faça-o perceber com a astúcia sábia de um palhaço, que muitas coisas darão errado sem esforço algum. O que não significa que tudo será Kaos e Martírio. Aprenda a sorrir com os infortúnios.

Décimo sexto revelará que na vida há dor, mas, nem sempre haverá sangue. De início, cabe a você explicar como retirá-lo sem doer. Trabalho árduo! Irá pesar em você e nele. Suporte. É o preço de um Humano de verdade.

Décimo sétimo ensine-o que viajar alivia a vida e nos traz inúmeros conhecimentos.

Décimo oitavo, diga-o mais de uma vez, que o Meio Ambiente e os animais também merecem respeito. E a vida será melhor. Assim sendo, ele entenderá o quão é bela a amizade com plantas e animais.

Décimo nono tem que aprender que há outros acontecimentos para saber, porém, é bom que você aprenda ao menos metade do que disse antes de dar Vida á seu futuro Filho. Pois, não será apropriado para uma criança tu aprender a ser Pai somente depois que ela nascer.

Vigésimo, se não apreendeu as sugestões ou, não quer ter responsabilidades desse nível, procure não procriar. E a Sociedade o reverenciará. Eis, a Filosofia.