A FIGURA DO CAXIAS

Por alusão ao patrono do Exército, Marechal Luis Alves de Lima e Silva, também conhecido como Duque de Caxias, e com o devido respeito à sua memória, é chamado de Caxias todo aquele elemento (homem ou mulher, militar ou não) que, no desempenho de uma atividade profissional ou no exercício de um cargo de chefia, costuma ser mais rigoroso com os seus colegas ou subalternos e que procura, por si próprio, dar o exemplo de que é o mais perfeito, o mais correto, o mais disciplinado e o mais fiel cumpridor dos seus deveres.

De modo que, diante de um CAXIAS, dificilmente podemos emitir uma opinião sobre determinado assunto que diga respeito a sua área, sem que ele revide e contradiga nossas colocações.

Estou acostumado a tratar com CAXIAS, dentro e fora dos quartéis, desde que servi no exército, trabalhei no comércio e no setor bancário, e aprendi a lidar com todos eles: militares, civis e religiosos.

Existem duas formas de lidar com um CAXIAS. Ou você concorda plenamente com ele ou ignora o que ele diz. Nunca discuta, pois além de ser absoluta perda de tempo, ele é capaz de ficar de mal com você e lhe guardar rancor, e de tal modo que, a partir de então, qualquer coisa que você diga, escreva ou faça, mesmo que não tenha nada a ver com a área em que ele atua, vai procurar contrapor alguma coisa, ainda que seja pela simples birra ou capricho de atacá-lo ou discordar.

No jornalismo, na literatura, na escola, nas instituições, na vida profissional, familiar ou social, sempre encontramos a figura do CAXIAS, esse arraigado e inflexível defensor de suas idéias, teses, argumentos, modos de pensar e de proceder.

Uma das características do Caxias é sempre dizer ?não? antes de responder a qualquer coisa.

Esses dias, conversando com um ex-colega e amigo CAXIAS, e sabendo o que ele pensava sobre determinado assunto, só para ver a sua reação comecei por elogiar um conhecido político, ex-professor e amigo nosso, que ele sempre admirou, hoje no exercício de um alto cargo executivo governamental.

"Ah?, me disse ele, tu só dizes isso porque tu sabes que fulano é inatacável e ninguém pode falar "isto, ó!" (e erguendo a mão direita, aproximou entre si, com o intervalo de meio centímetro, as pontas do polegar e do indicador) sobre a sua integridade política e comportamental!"

Pois essa manifestação do meu amigo demonstrou mais uma característica do Caxias: não quer que ninguém seja mais Caxias do que ele próprio.


Luciano Machado