De acordo com Claudio Rossoni (2007), o Claroline é uma ferramenta de Ensino a Distância, que permite ao instrutor interagir de muitas maneiras com os estudantes e vice-versa, além de ser um gerenciador de conteúdo educacional para os instrutores e alunos.

 

O Claroline encontra-se traduzido em vinte e oito línguas e utilizado por centenas de instituições em todo o mundo. O software foi iniciado na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica e liberado de acordo com a licença de fonte aberta. Desde então, uma comunidade de programadores em todo o mundo tem contribuído para o seu desenvolvimento. O download e utilização do Claroline são completamente gratuitos.

 

O Ambiente do Instrutor

 

De acordo com o Manual do Software Claroline, nesse sistema o instrutor tem os mesmos privilégios de um Administrador. Para ter acesso ao software como um Administrador do sistema, deve-se utilizar o nome e a senha do Administrador nos seus respectivos campos.

 

A tela seguinte permite que o instrutor acesse qualquer disciplina e, que inclusive, execute alterações nos dados. Nesta tela há um menu de opções ao instrutor, são elas:

 

a) Criar site de disciplina: permite criar uma nova disciplina.

b) Admin.: cria uma senha de rede.

c) Modificar meu perfil: permite modificar o perfil do administrador. (Nome, Sobrenome, Nome do usuário, Senha e E-mail).

d) Logout: volta à página anterior para o usuário acessar o sistema com outro nome.

e) Ajuda: ajuda do Claronline.

f) Sugestões: publica sugestões dos usuários (todos os usuários têm acesso).

 

Ao acessar uma disciplina, o instrutor visualiza uma página que informa a ele a disciplina acessada, o nome do instrutor e fornece informações como:

 

a) Agenda: ferramenta para o aluno consultar compromissos agendados pelos instrutores.

b) Documentos: documentos dos instrutores para os alunos consultarem

c) Anúncios: ferramenta que permite deixar uma mensagem para todos os usuários que acessarem essa área. Há também a opção de enviar, via e-mail, a mensagem a todos cadastrados na disciplina.

d) Fóruns: recurso que permite debate entre os alunos sobre determinado tema definido pelo instrutor.

e) Grupos: levantamentos de quantos usuários estão cadastrados nas disciplinas com classificações entre administradores, instrutores e alunos. Permite mudar algumas configurações.

f) Usuários: informações mais detalhadas sobre os componentes.

g) Vídeo: áudio ou vídeo para download disponibilizado pelo instrutor.

h) Programa da disciplina: endereço do programa da disciplina.

i) Links: endereços selecionados pelo instrutor relacionados com assuntos da disciplina.

j) Trabalhos de estudantes: trabalhos dos alunos para o instrutor.

k) Exercícios: testes dos instrutores aos alunos.

l) Descrição da disciplina: descrição, do instrutor, para a sua disciplina.

m) Chat: conversação em tempo real entre administrador, aluno e instrutor.

 

Os passos para o instrutor inserir um documento são:

 

1º- Acessar a disciplina na qual se quer inserir o documento e escolher a opção documentos.

 

2º- Criar um diretório para organizar os documentos; para isso é preciso clicar em criar um diretório. Disponibilizar o arquivo clicando em procurar e, depois de localizado o caminho do arquivo, enviar.

 

3º- Depois de criado o diretório surgem opções para este diretório. A opção invisível permite ocultar esse arquivo para o usuário aluno. A opção comentar adiciona um comentário logo abaixo do nome do diretório. A opção renomear permite renomear o diretório criado. A opção mover permite transportar o diretório ou o documento para dentro de outro diretório ou documento caso exista. A opção apagar exclui o documento ou o diretório e tudo que ele contém.

 

A seção Anúncios permite ao instrutor deixar recados para os alunos. Há uma opção chamada enviar esse anúncio por e-mail para os estudantes registrados onde a mensagem será enviada para o e-mail de todos os usuários cadastrados na disciplina.

 

A ferramenta Fóruns permite que haja um debate entre os alunos sobre um assunto determinado pelo instrutor.

Para criar um fórum é preciso clicar em administrador, opção que se encontra dentro da seção Fóruns. Com isso cria-se uma Categoria onde colocam-se os fóruns. Uma categoria sem nenhum fórum não estará visível para o usuário aluno.

 

Dentro do fórum, os alunos podem deixar suas contribuições e poderão ser divididas em tópicos que eles mesmos podem criar.

 

O fórum nos permite visualizar quantas vezes foram acessadas determinado tópico, o login de quem está contribuindo, e quantas pessoas responderam para aquele tópico. É uma ferramenta muito útil e dinâmica.

 

No recurso Usuário o usuário visualiza o nome e e-mail dos seus colegas de disciplina no Ensino à distância. As opções Criar usuário e Inscrever Usuário permitem ao administrador cadastrar um usuário ainda desconhecido no sistema e inscrever um usuário, já criado, em determinada disciplina.

 

A ferramenta Equitext possibilita a construção de textos em grupo de uma maneira colaborativa utilizando os recursos da internet. Assim, pessoas em tempos e locais diferentes, podem trabalhar em equipe, desenvolvendo textos, projetos, relatórios e outras produções.

 

O Claroline ainda oferece a ferramenta Estatística que aumenta a produtividade na avaliação do curso, pois permite ao instrutor verificar quando e quanto tempo determinado usuário acessou o sistema.

 

Para quem utiliza a Ferramenta Moodle, ai esta uma chance de conhecer a Claroline e fazer a comparação.