COLTRO, Alex. A Fenomenologia: Um enfoque metodológico para Além da Modernidade. Caderno de pesquisa em Administração. São Paulo, v. 1 Nº 11, 1º TRIM./2000.

            O artigo de Alex Coltro, trás uma demonstração e uma caracterização do enfoque metodológico denominado de Fenomenologia, apresenta sua origem histórica, seu fundador e seus principais pensadores. O autor começa o artigo trazendo um pouco do aspecto histórico da fenomenologia, como a causa que levou o surgimento de uma nova abordagem que foi justamente a fenomenologia. Trás também, a questão do método fenomenológico e sua importância nas pesquisas que tratam de seres humanos.

O autor cita em seu artigo a fala de Moura Castro (1977) As ciências humanas estão envolvidas com significativas dificuldades metodológicas decorrentes da complexidade inerente aos fenômenos humanos. O humano é afetivo, sensível, valorativo e opinativo.

Para Martins e Bicudo (1989 cita Coltro), os fenômenos que não prestam a uma fácil quantificação são os mais apropriados para serem analisados pelo método e procedimentos da pesquisa qualitativa, pois busca uma compreensão particular daquilo que estuda, ela não se preocupa com generalizações, princípios e leis, o foco da atenção é centralizado no especifico, no peculiar, no individual, almejando sempre a compreensão.

Segundo o autor dentro das ações metodológicas disponíveis o enfoque fenomenológico-hermenêutico constitui uma adequada alternativa à discussão dos pressupostos tidos como naturais óbvios n ação humana.

Segundo Boss (1979), o método fenomenológico caracteriza-se pela ênfase ao “mundo da vida cotidiano” esse método possui uma abordagem que não se apega tão somente as coisas factuais observáveis, mas visa a penetrar seu significado e contexto com um refinamento e previsão sempre maiores.

Este método utiliza-se do procedimento que levam a uma compreensão do fenômeno por meios de relatos descritivos da vida social. Ele deve ser desenvolvido dentro de uma postura filosófica-critica: operar intencionalmente e não excluir a valoração do objeto  de investigação.

Outro autor citado por Coltro é  Masini (1982), segundo ele a postura do pesquisador implica na recusa dos mitos da neutralidade e da objetividade. Obriga o pesquisador assumir plenamente a vontade e a intencionalidade de rever os próprios valores e atitudes.

Para Masini (1989) não existe ou um método, mas uma postura /atitude fenomenológica, uma abertura ( no sentido de estar livre de conceitos e definições aprioristicas) do ser humano para compreender o que se mostra.

Os seres humanos não são objetos e suas atividades não simples reações  a relação básica neste método fenomenológico a relação é de sujeito-sujeito.

Este artigo foi bastante esclarecedor, pois pude entender melhor sobre a fenomenologia e o método fenomenológico, pois utiliza uma linguagem de fácil entendimento, principalmente para pessoas pouco esclarecidas sobre o tema. De forma sucinta aborda corretamente o assunto. Foi importante saber como a fenomenologia influenciou e vem influenciando várias gerações e que é uma ótima abordagem para ser utilizada por pesquisadores principalmente aqueles que não estão interessados apenas em quantidade e sim buscam a essência dos fenômenos.