A felicidade é como o sol


O felicidade é como o sol, você tem que procurar para desfrutar. Existem pessoas que não aprendem a procurar ? desde muito cedo querem que tudo a sua volta lhe venha cair às suas mãos como se movido por um milagre divino. Aí ao crescer se dão conta que o mundo não conspira para trazer felicidade àqueles que apenas esperam. Minha mãe dizia: "tem de fazer por d´onde"

"Quem espera sempre alcança" ? Se sós entendermos esse "espera" como verbo esperar é lógico que não vamos alcançar nada ? por que ninguém alcança nada esperando. Mas se entendermos o "espera" como um "foco" uma "expectativa" ou um "objetivo", certamente, podemos ter certeza de que nossa expectativa ira se realizar. A Bíblia nos mostra exatamente como se deve proceder quando se objetiva algo. Quem diz é Jesus de Nazaré ? segundo Mateus.

Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mt. 7, 7-8
É isso ? quem procura acha. Por que ? segundo Paulo Coelho o mundo conspira a seu favor ? na minha opinião não é o mundo que está realmente se movendo para satisfazer nossas vontades ? acredito que os nossos sentidos são ativados de modo que adquirimos um sentido mais aguçado em ver e sentir as oportunidades que se ligam aos nossos objetivos.

Concluímos que ? temos aprender a "querer" ou na palavra de Jesus ? temos de "pedir" - porque quem pede recebe ? claro que o pedido há de ser um pedido realizável, isto é, possível. Depois teremos de buscar ? por que quem busca, certamente achará.

Será, então, que todos que falam que desejam alcançar a felicidade a alcançam? Ou estão fadados a encontrá-la?

Temos de saber que as pessoas nem sempre vivem o que falam, muitas pessoas dizem coisas diversas do que realmente vivem ? dizer não é fazer ? e... não descobrem a causa de sua infelicidade. Até se ufanam em viver de uma forma que parecem buscar permanentemente as coisas ? mas na prática do seu dia a dia, na rotina dos seus hábitos, no seu viver diário ? o que buscam é prazer e contentamento, os quais podem ser confundidos com felicidade; existem, entretanto, algumas sutilezas que precisam ser reveladas.

Os hábitos que nos enchem de prazer ? como as festas, o álcool, aquelas atividades que buscam a nos viciar no prazer ? tão massificadamente incentivadas pela mídia ? tendem muito mais a nos viciar do que nos fazer felizes. E disso se valem os comerciantes para vender seus produtos, querendo fazer uma ligação direta de que prazer significa felicidade ou que sejam sinônimos perfeitos.

O contentamento é outro hábito parecido com o prazer que nós devemos cultivar, com cuidado, porque o bom ânimo se nos apresenta ? quando podemos desfrutar de contentamentos rotineiros a coroar nossa realizações. Quem não sente o prazer do contentamento ao findar com pleno sucesso uma tarefa árdua.

Mas nem o contentamento de ver só seu time vencer ? nem o prazer de degustar um bom vinho devem ser confundidos por felicidade, ou pelo menos temos de saber exatamente quando uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Repare ? estou fazendo uma distinção entre a felicidade ? que ao meu ver, brota do interior ? da paz, da harmonia, da estabilidade e da consciência de ser ? resulta de um estado de evolução do espirito; e os sentimentos auferidos por algo externo que nos tocam os sentidos ? e que estão ligados muito mais a satisfação do corpo.

A felicidade é assim como o sol, pleno, abrangente, e, para nós seres humanos eternos; que toca nossa vida de modo integral ? mesmo que não possamos em algumas horas ver ou sentir ? ele sempre esta lá, a nós brindar com seu calor.

Quando vêm a noite ? pensamos no sol como uma esperança palpável e uma certeza absoluta de que o amanhã irá chegar infalivelmente. Por que é assim também com as pessoas que aprenderam a viver a felicidade ? podem viver noites escuras ? mas guardam em seu coração a transitoriedade das sombras.

Quando o céu se cobre de nuvens escuras prenunciando uma tempestade implacável, tornando o dia um labirinto cavernoso ? nós tendemos acreditar que ficamos órfãos da luz e do calor do sol ? por abandono. Mas, a mais do esperança no horizonte ? temos a certeza de que o astro rei estará lá a nos esperar para nos aquecer e nos favorecer a vida e a nossa existência.

É como a felicidade que, momentaneamente, se esconde de nossa vida ? por fatos passageiros e tortuosos que nos fazem desesperar e acreditar termos sido abandonados por nossas crenças e nossos deuses ? mas o nosso coração bate ritmado, fazendo com que nossa respiração acompanhe o seu ritmo ? se torne ofegante. Na verdade, toda atividade física está a nos anunciar que ainda não é hora de sucumbir às tormentas da vida, mas sim ascender os candelabros da esperança de um outro dia a ser vivido. E viver não é desesperar.

Como o calor do sol ? a felicidade não depende de coisas compráveis ? para você sentir o calor do sol ? para você se deixar envolver pela vida que nos presenteia o sol diariamente, a única coisa a fazer é se expor ? estar de janelas abertas, andar pelas ruas, se deitar numa praia e deixar que as dádivas da vida saudável encham seu corpo. E isso não custa nada em termos monetários e melhor ainda é abundante ? como o ar ? que aliais só existe, porque o sol faz a fotossíntese e nos permite respirar essa energia gratuitamente.

A felicidade também é abundante e gratuita, basta você se ligar a ela, com hábitos de vida saudável ? sem excessos alimentares e ou vícios incontrolados; descubra o valor dos pensamentos saudáveis isentos de baixos sentimentos ? raiva, ira, ódio, vingança, inveja, ciume etc, concentre-se no bom ânimo, com observância de regras destituídas de ideologias perniciosas ? seja livre como o ar ? não se escravize a "ismos"; busque alcançar que o eleve a um patamar espiritual pleno de felicidade. A felicidade é paciente e ensina saber esperar.

E, acredite ? a felicidade está em você mesmo e se ela não manifestar em certas ocasiões, como o sol em alguns momentos, basta sentar e esperar que a tormenta passe, porque tudo é passageiro ? quando se é cultor da felicidade e quando se acredita nisso a verdade a ser vivida é uma vida plena ? como pleno é o sol em nossas vidas.

Tome cuidado quando eu digo "sentar e esperar" não quer dizer que você deva se acomodar em todas as ocasiões quando estiver vivendo em dias de tormenta ? algumas vezes, esse "esperar" tem o significado de esperança e, nesse caso, é atinar para arregaçar as mangas e praticar os atos, fatos e trabalho árduo e necessário para sair dela. Seneca ? Senador Romano ? já dizia: Não há vendo favorável para aquele que não sabe onde vai ? e alguém mais esperto completou: Se não houver vento ? reme.

Se soar contraditório para você ? não se assuste ? o mundo é gostoso justamente por ser contraditório ? e ele é assim, porque você está aqui para provar a si mesmo que está apto a aprender a se elevar ? a se construir ? como ser inteligente ? e se tornar um ente merecedor de ser feliz e fazer a felicidade existir, apesar das tempestades, passageiras e...necessárias felizmente. Porque se não fosse assim, como poderíamos demonstrar nosso crescimento e força espiritual.

Apolinario de Araujo Albuquerque Rio, 03 julho 2011.
[email protected]