O padrão de beleza do Brasileiro é bem elevado e específico. Somos conhecidos por ter excelentes dentistas e por nos preocupar muito não só com a saúde, mas também com a estética bucal. Dentes bem alinhados e branquinhos são o sonho de muitas pessoas, principalmente porque a maior parte dos famosos tem um “sorriso perfeito”!

Acontece que não basta simplesmente entrar no consultório do dentista e pedir um clareamento dental. Todas as técnicas apresentam alguns riscos e exigem certas condições de saúde para serem empregadas com segurança. As técnicas mais comuns são: em consultório com Laser ou LED; caseiro com moldeira e géis prescritos pelo dentista; ou uma associação das duas técnicas.

Um dos problemas mais comuns em clareamentos é a sensibilidade dental, que pode ocorrer durante o processo de clareamento e em alguns casos permanecer depois. De acordo com o Brazilian Dental Journal, cerca de 70% dos pacientes submetidos a clareamentos dentais apresentam sensibilidade durante e após o tratamento.

Em algumas situações, o clareamento é totalmente contra-indicado, por exemplo: quando há inflamação ou retrações gengivais; presença de cálculo dental;  dentes não totalmente erupcionados, além da cárie dental.

As técnicas caseiras, tanto aquelas ensinadas pela vovó, como as que utilizam produtos específicos para clarear os dentes vendidos em farmácia, não devem ser utilizadas de forma alguma. Todas elas têm o potencial de desgatar o esmalte do dente, e também provocam a sensibilidade, entre outros problemas. Pessoas que apresentam baixa produção de saliva também vão ter mais dificuldade para se recuperar de procedimentos mal sucedidos, pois a saliva promove a remineralização dental. Tentar clarear sem a orientação de um profissional capacitado por si só já é um grande rico para a saúde da boca.

Se você quer ter um sorriso mais branquinho consulte primeiro seu periodontista para garantir uma gengiva saudável e dentes sem cálculo ou sangramento.

Bonito mesmo é ter saúde!