A FAZENDA NO PANTANAL

Manuel compra uma fazenda no pantanal. Vai dar uma de fazendeiro agora. Chega de cidade. Precisa descansar a cabeça. Quem sabe teria uma vida melhor que na cidade. A fazenda é grande, tem muito gado, cabras, porcos, galinhas. Toda espécie de animais. Tem também muito pasto natural.

Eles viajam para lá. Visitam muitas partes da fazenda. Como tem água. A horta da fazenda é linda, bem verdinha. O bananal nem se fala.Tudo na fazenda era belo. Havia também muitos ajudantes na fazenda. Manuel saíra da miséria para sempre. Aquela fazenda era a vida que sempre pedira a Deus.

A sede da fazenda é que não estava muito boa. Manoel não quer aquela casa. Vai derrubá-la e fazer outra. Aquela já está muito velha e acabada.

Manuel vai com a família ver o rio. É um rio grande, de águas barrentas. A água está gostosa. Manuel tira a roupa e cai na água. Gostosa, mas... Manuel sai correndo da água, que peixinhos mais violentos. E como mordem doído. Querem comer vivo o Manuel? Peixinhos? Isto aí são piranhas, Manuel. Elas podem comer você vivo. Você não gosta de piranhas? Fica andando pelas margens do rio. E aquelas lagartixas ali? Enormes. Lagartixas? Aquilo são jacarés, Manuel. Manuel nunca vira jacaré na vida dele. Tem medo dos bichinhos da fazenda. São enormes. E aquela minhoca? E este minhocão? O pai sai correndo. Minhocão? Isto aí é sucuri. É muito perigoso e pode engolir você inteirinnho. Só assim ele trata de correr dali.

Manuel retorna à sede da fazenda. Ela é bela, mas muito perigosa. Ali ele não pode andar muito bêbado, pois pode ser um bom prato para os jacarés ou sucuris. Também seria perigoso para os bichos, pois se engolirem Manuel, acabariam ficando tontos e doentes.

Estava contente o Manuel. Iria construir sua nova vida ali. Provavelmente não voltaria mais à cidade. Iria ser fazendeiro. Iria criar bois, porcos, cavalos e galinhas. Melhor que trabalhar na cidade e nunca ter nada.

A família de Manuel gostou da fazenda. Todos ficaram felizes. Havia muita coisa para fazer ali. E todos sorriam felizes. Manuel poderia deixar de beber. Todos voltaram para a cidade, cheios de esperança.