Vamos falar de um drama que repercute em todas as cidades brasileiras, principalmente nos grandes centros. É a grande falta de empregadas doméstica. Em todas as cidades aparece gente procurando empregadas. As procuras são muitas, mas grande parte das mulheres quer correr de trabalhos em cozinhas de outras. Por que isto acontece? Não é um trabalho honesto e sério? Ou o salário é muito ruim?

Vamos colocar os pingos nos iis. O povo neste século tornou-se mais civilizado, mais evoluído e a mulher luta ao lado do homem, ela desempenha as mais variadas profissões e requer os mais dignos salários. Aliás, ela tem competência para isto. E quanto mais o tempo passa, mais a mulher se aproxima do homem, sendo tão livre quanto ele para qualquer eventualidade. Vai então a mulher trabalhar em cozinha de outra? Só mesmo as que possuírem muita necessidade e não estar tão qualificada para outro trabalho.

A maioria das empregadas domésticas reclama que não é reconhecida. Muitos patrões desrespeitam-nas, levando-as muitas vezes à prostituição. Por outro lado as senhoras dos patrões estão sempre de olhos abertos com ciúmes. Por mais que elas trabalhem, as senhoras ainda reclamam que são preguiçosas, que não sabem trabalhar, que são burras e daí por diante. Outras pedem para as empregadas não se meterem em problemas de sua casa, de sua família ou da família da patroa e as coisas podem gerar algum conflito.

Se chegar uma visita, então as empregadas têm que correr daqui e dali, preparando um cafezinho, trazendo um docinho etudo mais, no entanto nem podem participar da conversa, até aí tudo bem, pois são apenas funcionárias e devem exercer sua função.

Mesmo as crianças da família queremmandar nas empregadas. Às vezes até humilham as trabalhadoras.

Quando some qualquer coisa na casa, é sempre a empregada que leva a culpa. Se quebrar um objeto é porque a empregada é uma paspalhona.

Muitas senhoras deixam todos os tipos de serviços para as empregadas: lavar roupa, cozinhar, cuidar dos filhos, limpar a casa, etc. A função deveria ser especificada antes da contratação da pessoa.

Uma minoria tem carteira assinada. O patrão não assina e elas ficam sem nenhum direito, sem nenhum apoio. Se adoecer, o patrão manda embora. As que não pagam o INSS ficam em péssimas condições.

Vencimentos? Meu Deus! É uma ninharia. As que ganham acima de um salário mínimo, estão ganhando pra valer. Aumento? Nem pensar.

É por isto que não existem tantas empregadas domésticas. Elas também são humanas emerecem todo o nosso respeito e o nosso carinho. É preciso dar valor a todos aos trabalhos da pessoa. Todos são dignos e depois nunca é dolorido agradecer a alguém por trabalhos prestados, mesmo sendo pagos para isto. Em vez de jogar uma pedra, não é melhor dar um pão?

Por isto ninguém quer ser empregada doméstica. Além de tudo isto algumas senhoras dizem que as empregadas não prestam, não têm cultura, mas o importante é que elas também possuem seus direitos como qualquer trabalhador brasileiro. E se não fossem elas, nós é que estaríamos no lugar, fazendo todos os serviços. E olhem que trabalhar numa cozinha todos os dias não é tarefa fácil.

Vamos dar um pouquinho mais de atenção às nossas empregadas, aliás vamos falar de secretária ou funcionária, é muito mais decente. E quem tem a sua secretária, não a deixe ir embora por qualquer motivo, pois depois será difícil encontrar outra igual.