Os casos e denúncias de pedofilia contra o Vaticano nestes meses estão pondo ainda mais em prova a veracidade de conteúdos veiculados pelas grandes mídias. Como o público, telespectadores, ouvintes, leitores e internautas podem acreditar em tudo aquilo que está inserido em um produto de mídia?

Em casa, usando um software de edição de áudio, descobri facilmente como alterar a ordem das falas, de modo que um discurso fica contra ou a favor de determinada situação. Nos jornais isso é atingido ainda mais facilmente.

Digo tudo isso somente para frisar a capacidade de manipulação e falseamento dos veículos de comunicação. No contexto atual, a população mundial, e principalmente os fiéis cristãos, encontram-se perdidos quanto aos escânda-los de pedofilia, dos quais o Papa Bento 16 foi acusado de acobertar durante anos.

A Igreja tem agido de uma maneira errada? Há tantos casos de pedofilia? O papa está arruinando toda a ética e paz pregada pelo Catolicismo? Afinal, qual a verdade e o que deve ser feito em casos delicados como esse?

A Igreja Católica Apostólica Romana é a maior e mais antiga ONG existente no mundo. Ao longo de mais de dois mil anos, (desde sua fundação pelo apóstolo Pedro, a pedido de Jesus Cristo) ela tem sofrido altas e baixas. Os grandes jornais dizem que esta pode ser a maior crise de sua história já que o atingido é ninguém menos que o atual papa.

Acredito que a verdade absoluta é inexistente no nosso mundo terreno. Há muito material midiático envolvendo n casos de crimes que vieram à tona nesses últimos meses, alguns ou muitos podem ser verdadeiros ou falsos; entretanto, seja quem for o responsável: desde o mais inexperiente padre, até o papa, a Justiça precisará entrar em um acordo com a Igreja para que o réu receba sua devida pena.

Todavia analisando todos esses transtornos, uma enorme indignação toma a cabeça de diversos católicos: Por que a grande mídia só divulga os "vacilos" da Igreja Católica?!

E as instituições de filantropia e caridade veiculadas ao Vaticano? E as doações que são feitas a outras organizações de ajuda humanitária? E a Pastoral da Criança que só foi amplamente conhecida após a morte da fundadora Zilda Arns no Haiti? Se a Doutora Zilda estivesse viva, iria chorar pelos crimes de pedofilia sim, no entanto também ficaria triste pela mídia não informar ao mundo a sua bondade em salvar crianças desnutridas.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC – envolve várias igrejas como a católica, a anglicana e a luterana. Seu objetivo principal é a Campanha da Fraternidade de caráter ecumênico que todo ano aborda um tema atual. "Economia e Vida" marcou o ano de 2010. Nos principais discursos das igrejas do Brasil, segundo o CONIC, o objetivo principal é "colaborar na promoção de uma Economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".

Agora eu me questiono: quando as grandes emissoras de rádio, TV e os grandes jornais divulgaram notícias como essa?! Pesquisei sobre o assunto em um dos mais importantes portais de notícias do Brasil e somente havia matérias abordando situações negativas como um boicote que os deputados federais aplicaram em uma reunião entre eles e o CONIC. Não há notas como "Campanha da Fraternidade 2010 defende a diminuição do desperdício de alimentos" ou "Principais Igrejas do Brasil se unem em prol de uma Economia solidária".

Logicamente não há desculpas para os casos de pedofilia, contudo vários lados da fé no mundo precisam ser divulgados e criticados, seja de maneira boa ou ruim. Bento XVI também não é isento de uma cobrança de verdade pela parte de todos. Ele é um ser humano como qualquer um e como foi dito acima, caso ele tenha culpa, precisa sofrer as conseqüências. A pedofilia não é tão generalizada. Os casos citados não servirão de base para uma estrutura de desabamento da cultura católica no mundo. E se simplesmente encobrirmos os casos ou se permanecermos em acusações, a vinda da Paz para esse mundo irá dessa para melhor. E para que a Paz seja alcançada, muita verdade e justiça precisamos cobrar dos meios, do povo e da Igreja.