A FACE DO BRASIL QUE NOS ENVERGONHA!

Professor Mestre Ciro José Toaldo

Ser brasileiro é uma dádiva de Deus, mas existem muitas situações que nos envergonham. Neste artigo expressar algumas das minhas indignações, espero que alguém possa compartilhar comigo.

Na semana passada escrevia a respeito da Santa Paciência, especialmente relacionada com a greve dos professores das Universidades Federais. Até quando irá essa greve? Será que os cidadãos de bem não podem fazer algo? Parece que o governo federal não está nem ai com os professores e os universitários que estão sem aulas. Fico envergonhado por saber que nossos políticos nada colaboram para essa situação chegar ao fim. Aliás, muita gente não liga para isso, pois seus filhos estudam em universidades particulares. Vergonha - daqui a pouco nossos universitários perdendo o ano letivo. Meu Deus isso é uma barbaridade!

E o pleito eleitoral, por mais que a justiça venha proibir, existem inúmeros carros com propagandas pelas cidades do Brasil, mas a grande maioria dos proprietários dos veículos só deixa expor as ditas propagandas se o candidato der combustível. Dias atrás conversando com algumas dessas criaturas, algumas afirmam pegar a gasolina e até votam em outros candidatos. Que democracia é essa! Às vezes penso que a lei eleitoral deveria ser ainda mais severa, pois se percebe que o eleitor tem o mesmo comportamento que o candidato: fui pago, portanto faço o que quero. Como podemos dizer que vivemos em um país plenamente democrático com esse tipo de mentalidade?

Ainda sobre o pleito eleitoral de 2012, algo me deixa indignado: “velhos” rivais estão de mãos dadas em troca de favores pessoais. Isso é algo que não entra em minha mente e penso que deixa muitos brasileiros altamente envergonhados, indignados e decepcionados. Bem dizia meu falecido pai: na política conhecemos as pessoas.  

Outro fato que deixa o brasileiro envergonhado é ver como o governo mente descaradamente, afirma que no Brasil tudo vai bem, mas a realidade é outra, greves por todos os lados, elevação do custo de vida com constantes aumentos em produtos essenciais para a população, como as passagens dos ônibus nas grandes cidades, aumento no setor da alimentação, entre outros. Sem deixar de registrar que em nosso país, quem ganha mais que o salário mínimo, quase se acaba pagando impostos. Particularmente, faz alguns anos que trabalho grande parte do ano, apenas para pagar impostos, mas, por exemplo, quando preciso de boas estradas tenho que pagar o danado pedágio.

Outra face que nos envergonha, diz respeito à saúde pública, o governo federal menciona que o SUS é uma maravilha, isso não condiz com a verdade, pois ano passado minha esposa foi atropela em uma grande cidade e caso não tivesse plano de saúde não sei como seria, pois os grandes hospitais só fazem algo mais profundo no paciente se ele tiver condições de pagar, isso nos envergonha muito.   

E o que dizer do tal “mensalão”? É caros leitores/eleitores precisamos ter olhos e mente aberta, pois há motivos de sobra para se envergonhar em ser brasileiro, mas devemos nos unir para banir essa vergonha de nosso meio, por isso não vamos fazer da urna eletrônica no próximo sete de outubro um pinico, faça dela o  momento para mudar toda uma estrutura de um país que já não suporta mais ver tanta politicagem. Tudo está em nossas mãos. Acorda meu povo!